-
O BPI é uma metodologia que se baseia em redesenho de processos ou reengenharia de processos de negócios, sendo assim, ela é uma abordagem sistemática para ajudar as organizações a otimizar seus processos subjacentes, ou seja, os processos que não são manifestados claramente, sendo assim tendo o beneficio de alcançar resultados mais eficientes. É responsável pela redução de 90% no custo e tempo do ciclo de vida de um projeto, enquanto que a melhoria da qualidade a mais de 60%.
Questão Errada
-
A reengenharia propõe mudanças radicais nos processos
-
"A transformação de processos é mais abrangente que a melhoria de processos, pois inclui redesenho, reegenharia e mudança de paradigma, considerando uma visão que abrange todo o trabalho de um processo, a maneira como esse opera e pode ser modificado.
A transformação de processos nas organizações pode ocorrer com base em táticas incrementaisou radicais:
incrementais: buscam a realização progressiva de pequenas modificações em partes da organização e em suas relações externas, sem romper bruscamente com as formas pelas quais a organização se adapta e transaciona com seu ambiente;
radicais: buscam promover mudanças por meio de rupturas das práticas organizacionais tradicionais.
(...)
Melhoria de processos de negócio (Business Process Improvement - BPI) é uma iniciativa específica ou um projeto para melhorar o alinhamento e o desempenho de processos com a estratégia organizacional e as expectativas do cliente. Melhoria contínua é uma evolução incremental de um processo utilizando uma abordagem disciplinada para assegurar que o processo continue atingindo seus objetivos. Entre as abordagens de melhoria contínua de processos encontram-se:
Lean: é basicamente obter as coisas certas, para o lugar certo, na hora certa, na quantidade certa, minimizando o desperdício e sendo flexível e aberto à mudança. Lean é uma filosofia que encurta o tempo entre o pedido do cliente, a produção e o envio do produto ao eliminar fontes de perdas
Six sigma: é uma abordagem para eliminar defeitos com base em fatos e dados estatísticos em qualquer processo, desde a manufatura até o transacional e do produto ao serviço. Direciona a seis desvios padrão entre a média e o limite de especificação mais próximo. A representação estatística de Six Sigma descreve quantitativamente como um processo é executado. Ao atingir seis sigmas, um processo obtém a capacidade de apresentar não mais que 3,4 defeitos por milhão de oportunidades de defeito.
TQM (Total Quality Management): é um conjunto de práticas ao longo da organização para assegurar que esta consistentemente satisfaça ou exceda os requisitos do cliente. TQM coloca forte ênfase em medição e controles de processo como um meio para melhoria contínua. A análise estatística é utilizada para monitorar o comportamento de processos e identificar defeitos e oportunidades de melhoria. TQM é considerado um precursor do Six Sigma."
FONTE: https://www.adminconcursos.com.br/2014/08/transformacao-de-processos.html
-
Quando falamos de mudanças radicais nos processos, devemos falar de reengenharia. A melhoria continua é diferente, passo a passo.
-
Mudanças radicais ou drásticas = REENGENHARIA
-
Alguém com uma interpretação mais clara e objetiva por que a questão está incorreta ?
-
O conceito mencionado é o de Reengenharia, vejam:
Prova: Técnico Científico - Administração; Ano: 2010; Banca: CESPE; Órgão: Banco da Amazônia - Administração Geral Reengenharia, Novas Abordagens da Administração, Gestão da Qualidade
Ao se analisar os processos de uma organização que pretende realizar a reengenharia, não se adotam mudanças incrementais; outrossim, é preciso aplicar uma mudança radical, partindo-se do zero.
GABARITO: CERTA.
Prova: Analista Judiciário - Administração; Ano: 2011; Banca: CESPE; Órgão: TJ-ES - Administração Geral Reengenharia, Novas Abordagens da Administração, Gestão da Qualidade
Em razão de enfatizar o cliente, uma das principais características da reengenharia consiste na adoção de mudanças radicais em processos e produtos da organização.
GABARITO: CERTA.
Prova: Analista de Correios - Administrador; Ano: 2011; Banca: CESPE; Órgão: Correios - Administração Geral Reengenharia, Novas Abordagens da Administração, Gestão da Qualidade
Entre os objetivos da reengenharia organizacional, destacam-se as melhorias em qualidade, custo, serviço e velocidade dos processos organizacionais.
GABARITO: CERTA.
Prova: Administrador; Ano: 2010; Banca: CESPE; Órgão: DETRAN-ES - Administração Geral Reengenharia, Novas Abordagens da Administração, Gestão da Qualidade
Entre as características da reengenharia organizacional inclui- se a ênfase, por parte do gestor, na busca da satisfação do cliente e na utilização do trabalho em equipe.
GABARITO: CERTA.
-
Poxa, errei a questão porque não associei BPI com Melhoria de Processos. No PDF do Estratégia não há referência a BPI no tópico Melhoria de Processos. Termina que eles são a mesma coisa. Se soubesse disso acertaria a questão!
#AVANTE
-
Projetos: temporário - curto prazo
Processos: duradouro - longo prazo
já dava pra matar a questão, ademais:
quando falar em MUDANÇAS RADICAIS, REVOLUCIONÁRIOS, DE CIMA PARA BAIXO, SUBSTITUIÇÃO alie à REENGENHARIA.
Não tem como a gente saber de tudo, então pegue pelo menos as palavras-chaves, Gestão de Processos é um mundo.
-
O BPI é uma metodologia de aplicação de melhores práticas, tanto para enxugar a operação e aumentar a produtividade quanto reduzir custos, criando um negócio realmente otimizado e escalável.
-
ERRADO
Mudanças radicais -----------------> REENGENHARIA
CORRIGINDO: Projetos BPI (business process improvement) propõem-se a promover a melhoria contínua nos processos de negócios.
CBOK, 2013.
-
Os Projetos BPI se propõem a realizar melhorias contínuas e graduais nos processos de negócios existentes, apresentam baixo risco e escopo restrito a uma ou mais áreas funcionais, são de curta duração e são bastante voltados às atividades operacionais do dia a dia da empresa.
-
BPM e reengenharia não são incompatíveis. BPM não promove, necessariamente, melhorias graduais.
Muitos comentários errados.
"Diferentes abordagens (melhoria contínua, redesenho, reengenharia, mudança de paradigma) podem ser utilizadas para focar desenhos iterativos e melhorar problemas específicos ou incorporar transformações radicais, mas devem corresponder à necessidade e ao objetivo para assegurar que serão usadas da maneira certa." (BPM CBOK 3.0, 1° edição, página 146)
"Durante a fase de análise, sugestões de mudanças para processos, subprocessos, funções e atividades em partes da organização que estão no escopo de trabalho são listadas, ponderadas e priorizadas. Isso revela um retrato dos pontos fracos dos processos atuais e ajuda a decidir o que será desenhado e em que ordem. Uma vez selecionadas as áreas funcionais que serão mudadas, o grau de mudança pode ser avaliado para serem feitas mudanças incrementais ou em larga escala sistêmica. Às vezes, fazer pequenas mudanças frequentes pode ter um efeito igualmente significativo no desempenho do processo, assim como as mudanças radicais, desde que haja uma visão clara e aceita do "TO-BE". (página 152)
-
Trocou conceito ai é Regenharia.
-
BPI é uma das ferramentas que visa a melhoria contínua , a que faz mudanças radicais é a Reengenharia.
-
Mudanças radicais -----------------> REENGENHARIA
CORRIGINDO: Projetos BPI (business process improvement) propõem-se a promover amelhoria contínua nos processos de negócios
-
Se são mudanças radicais, logo não será de longo prazo, e sim de curto prazo.
A questão está falando sobre a reegenharia.
-
De fato, a melhoria dos processos se dá por meio do estabelecimento de um projeto de melhoria (um BPI).
-
GAB.:E
O certo seria falar que busca promover uma melhora contínua. Mudança radical quem promove é a reengenharia.
-
Gostaria de saber nota de corte nesse concurso, prova cabulosa
-
Mudança radical: Reengenharia
-
Nem precisa saber o significado do termo. Basta pensar de forma lógica: mudanças radicais não ocorrem a longo prazo, tendo em vista que o logo prazo pressupõe a gradatividade.
-
ERRADO.
Business process improvement: melhoria do processo de negócios.
Reengenharia: repensar radical, melhorias drásticas a longo prazo. Filosofia: jogue tudo fora e recomece do zero. A Reengenharia visa a eliminação e total reinvenção das regras e processos. Reengenharia é reinventar a empresa.
-
DECORE
BPI = MELHORIA CONTÍNUA
REENGENHARIA = MUDANÇA RADICAL
-
É só se apegar à palavra processo. Deixando a dica de que é algo gradual.
-
GAB: ERRADO
"business process improvement" = Processos de Melhoria nos Negócios
Não há que se falar em mudanças radicais (isso seria Reengenharia), mas sim em Melhorias Contínuas nos Negócios.
-
"improvement" já entrega...
radical= reengenharia
-
Mudança Radical = REENGENHARIA.
-
A REENGENHARIA é utilizada nos casos de mudanças RADICAIS, iniciando do "ponto zero".
-
Business Process Improvement (BPI), é o reparo incremental dos processos de uma organização.
-
A reengenharia se fundamenta em quatro palavras chaves:
1. Fundamental. Busca reduzir a organização ao essencial e fundamental.
2. Radical. Impõe uma renovação radical, desconsiderando as estruturas e os procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho.
3. Drástica. A reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa e busca sua substituição por algo inteiramente novo.
4. Processos. A reengenharia reorienta o foco para os processos e não mais para as tarefas ou serviços, nem para pessoas ou para a estrutura organizacional.
http://administracaocontemporanea-net.blogspot.com/p/reengenharia.html
-
gab. errado
reengenharia que fundamenta a questão.
-
Improvement = melhoria
Mudança radical = reengenharia
-
O BPI é o processo de melhoria contínua. Baseia-se em uma abordagem de melhoria incremental (pouco a pouco), por isso o enunciado está errado. Mudanças radicais são promovidas dentro da reengenharia.
Gabarito: ERRADO
-
O termo improvement significa melhoria, aperfeiçoamento. Nada a ver com “mudanças radicais"!
Melhoria de Processos de Negócio (Business Process Improvement – BPI) é uma iniciativa específica ou um projeto para melhorar o alinhamento e o desempenho de processos com a estratégia organizacional e as expectativas do cliente. Por fim, quem se propõe a promover mudanças radicais nos processos é a reengenharia.
Fonte: Adriel Sá.
-
Vamos analisar a questão:
Conforme o BPM CBOK, a Melhoria
de Processos de Negócio (BPI – Business Process Improvement) “é uma
iniciativa específica ou um projeto para melhorar o alinhamento e o desempenho
de processos com a estratégia organizacional e as expectativas do cliente"
[1].
Ela pressupõe a aplicação da melhoria
contínua, que é “uma evolução incremental de um processo
utilizando uma abordagem disciplinada para assegurar que o processo continue
atingindo seus objetivos" [1]. Exemplos de abordagem de melhoria contínua são o
Lean, o Six Sigma e o Gerenciamento da Qualidade Total.
A melhoria contínua difere
do redesenho de processo, em que “é aplicado um pensamento holístico
(ponta a ponta) sobre o processo e as mudanças, mesmo que significativas,
continuam a ser baseadas nos fundamentos do processo existente" [1].
Ainda, a melhoria contínua também difere da
reengenharia de processos, que tem início a partir do zero, e não dos
fundamentos do processo existente, e “baseia-se em uma mudança radical
para o processo a fim de obter melhorias drásticas no negócio" [1].
Portanto, a questão está errada ao afirmar que o
propósito do BPI é prover mudanças radicais nos processos. Trata-se do
propósito da reengenharia.
Gabarito
da professora: ERRADO.
Referência:
[1] BPM CBOK V.3.0 (Guia para Gerenciamento de Processos de Negócio -
Corpo Comum de Conhecimentos ABPMP BPM CBOK V.3.0, 2013).
-
Gab: ERRADO
BPI: é uma iniciativa específica ou um projeto para melhorar o alinhamento e o desempenho de processos com a estratégia organizacional e as expectativas dos clientes. Essa abordagem baseia-se na necessidade de Continuamente rever suas operações em busca de solucionar problemas, aumentar a produtividade e outros fatores que, juntos, permitem a otimização.
Portanto, percebemos que o BPI não foca na mudança radical, pois nele há predominância da melhoria contínua e de processos incrementais que sejam capazes de fornecer uma visão continuada dos processos.
BPM CBOK, Versão 3.0 - 1° Ed. 2013. pág. 416.
Erros, mandem mensagem :)