SóProvas


ID
1333903
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A empresa Goiana é a agroindústria brasileira que lidera o mercado de polpa de Pequi em conserva e se orgulha de ser responsável por toda cadeia produtiva. Além desse produto, a empresa Goiana desenvolveu a tecnologia para produzir biodiesel a partir do caroço dessa fruta. De acordo com os dirigentes da empresa Goiana, partindo de mudas preparadas em laboratório, a produção do pequizeiro inicia-se de 4 a 5 anos após o plantio. Trata-se de uma árvore que atinge seu ápice de produção aos 200 anos, podendo viver até 1.200 anos. Todavia, a empresa Goiana registrou a patente de uma modificação genética, gerando o PequiH55. Trata-se de uma árvore híbrida que inicia sua vida produtiva em nível máximo aos 10 anos, além de possuir um caroço 3 vezes maior, comparativamente ao pequizeiro encontrado na natureza.

O biodiesel produzido pela empresa Goiana é:

Alternativas
Comentários
  • Não localizei o porquê ele não pode ser mensurado pelo valor justo, mas a NBC TG 29, traz alguns exemplos de produtos agrícolas, ativos biológicos e produtos após a colheita (biodiesel da empesa Goiana):

    Ítem 4. A tabela a seguir fornece exemplos de ativosbiológicos, produto agrícola e produtos resultantes do processamento depois dacolheita:

    OBS: Ajuda a excluir a alternativa E

  • CPC 29- Ativo Biológico e Produto Agrícola

    12. O ativo biológico deve ser mensurado ao valor justo menos a despesa de venda no momento do reconhecimento inicial e no final de cada período de competência, exceto para os casos descritos no item 30, em que o valor justo não pode ser mensurado de forma confiável.

    30. Há uma premissa de que o valor justo dos ativos biológicos pode ser mensurado de forma confiável. Contudo, tal premissa pode ser rejeitada no caso de ativo biológico cujo valor deveria ser cotado pelo mercado, porém, este não o tem disponível e as alternativas para mensurá-los não são, claramente, confiáveis. Em tais situações, o ativo biológico deve ser mensurado ao custo, menos qualquer depreciação e perda por irrecuperabilidade acumuladas.

    Bons estudos!!!

  • CPC 29- Ativo Biológico e Produto Agrícola


    3. Este Pronunciamento deve ser aplicado para a produção agrícola, assim considerada aquela obtida no momento e no ponto de colheita dos produtos advindos dos ativos biológicos da entidade. Após esse momento, o CPC 16 – Estoques, ou outro Pronunciamento Técnico mais adequado, deve ser aplicado. Portanto, este Pronunciamento não trata do processamento dos produtos agrícolas após a colheita, como, por exemplo, o processamento de uvas para a transformação em vinho por vinícola, mesmo que ela tenha cultivado e colhido a uva. Tais itens são excluídos deste Pronunciamento, mesmo que seu processamento, após a colheita, possa ser extensão lógica e natural da atividade agrícola, e os eventos possam ter similaridades


    Deve usar o CPC _ Estoque... e lá a contabilização é feita:

    -Valor realizável líquido (valor justo líquido das despesas de venda)

    -Valor de aquisição

    dos dois o menor !

    Seria isso?

  • Gabarito A

    Conceito de Ativos Biológicos

    Conforme definição do CPC 29, ativo biológico é um animal e/ou planta, vivos e, segundo Ibracon, 2008, ativo biológico é tudo que nasce, cresce e morre. Portanto, à partir do momento que cessa ou termina a vida o ativo passa a ser considerado produto agrícola. Como exemplo, pode-se citar árvores da espécie mogno. Enquanto árvore na plantação trata-se de ativo biológico, já no momento em que esta árvore é cortada e transforma-se em madeira passa a ser um produto agrícola. Posteriormente, já serrada e/ou beneficiada, passa a ser produto resultante do processamento após a colheita.

    Principais definifições conforme CPC 29
    • Ativo biológico é um animal e/ou uma planta, vivos.
    • Produção agrícola é o produto colhido de ativo biológico da entidade.
    • Transformação biológica compreende o processo de crescimento, degeneração, produção e procriação que causam mudanças qualitativa e quantitativa no ativo biológico.
    • Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.
    Reconhecimento

    Um ativo biológico deve ser reconhecido apenas quando a entidade controla o ativo como resultado de eventos passados, quando for provável que benefícios econômicos futuros associados com o ativo fluirão para a entidade e quando o valor justo ou o custo do ativo puder ser mensurado confiavelmente.

    Mensuração

    Os ativos biológicos podem ser mensurados pelo seu valor justo diminuídos os gastos estimados para a sua venda. No entanto, se o valor justo não puder ser mensurado de forma confiável, os ativos biológicos devem ser avaliados pelo seu valor de custo menos a depreciação acumulada ou perda por irrecuperabilidade.

    Leia mais: http://www.afixcode.com.br/ativos-biologicos-conceito-mensuracao/#ixzz3wZj4jgVw 
    Follow us: @afixcode on Twitter | AfixCode on Facebook

  • A questão aborda que o PEQUI em questão fo modificado em laboratório, ou seja, impossibilitando uma mensuração confiável pelo valor justo menos despesas de vendas, conforme CPC29. Assim sendo, ainda de acordo com o CPC 29, vai o valor de custo .