-
a) O materiais podem sofrer deformação;
b) Correto. A nitretação é realizada em baixas temperaturas;
c) O forjamento em matriz aberta tem menos precisão do que o em matriz fechada;
d) Utiliza-se também moldes pernames metálicos para produção de lingotes, por exemplo;
e) Permite sim, o processo TIG é um exemplo disso.
-
O português do item (B) foi que me quebrou.
"A nitretação é considerada um tratamento termoquímico e que não demanda a realização de tratamento térmico posterior de têmpera e revenido, como ocorre na cementação."
Eu entendi que a nitretação não demanda têmpera e revenido e que a cementação também não demanda esses tratamentos posteriores.
O enunciado poderia ter sido melhor escrito da seguinte forma:
"A nitretação é considerada um tratamento termoquímico e que não demanda a realização de tratamento térmico posterior de têmpera e revenido, o qual / que ocorre na cementação."
-
A nitretação é realizada na temperatura de 500 - 570°C, forma camada dura de nitretos(Al, Cr, Mo, V). Apresenta maior dureza em comparação com a cementação, até 70 HRC.
-
No processo de nitretação clássico, a faixa de temperaturas é mais baixa que na cementação, situando-se entre 500º e 560ºC. Esse fato acarreta menor probabilidade de empenamento das peças durante o tratamento. Além , disso, a camada superficial, uma vez nitretada, apresenta-se suficientemente dura para as aplicações desejadas, não exigindo qualquer tratamento térmico posteior.
Normalmente, entretanto, antes da nitretação, as peças sofrem um tratamento de tempera e revenido de modo a produzir estrutura mole que permite usinagem das peças até as tolerâncias desejadas visto que após a nitretação qualquer correção dimensional só pode ser levada a efeito mediante retificação.
Cementação consiste na introdução de carbono na superfície de aços baixo carbono , de modo que o teor superficial desse elemento atinja valores de 1% a uma profundidade determinada. O processo é seguido por tempera.
Chiaverini Vol III