A questão avalia os conhecimentos do candidato em microbiologia e biossegurança.
A) ERRADO. Esterilização é processo de destruição de todas as formas de vida microbiana (bactérias nas formas vegetativas e esporuladas, fungos e vírus) mediante a aplicação de agentes físicos e ou químicos. Para isso, são necessários métodos mais agressivos de destruição de micro-organismos, não sendo o caso dos agentes aplicados em lavagens de mãos, que não destroem todos os micro-organismos presentes, e sim objetivam eliminar e microbiota transitória da pele e reduzir a microbiota residente.
B) ERRADO. Desinfecção é o processo pelo qual se destroem particularmente os germes patogênicos e/ou se inativa sua toxina ou se inibe o seu desenvolvimento. Uma mesma substância química usada em objetos inanimados será chamada de desinfectante e quando usada em tecidos vivos será chamada de antissépticos.
C) CERTO. A antissepsia se diferencia da assepsia principalmente por se utilizada em locais onde há a presença de microrganismos indesejados (bactérias, vírus e outros agentes patológicos). Neste caso, a antissepsia é feita através do uso de substâncias químicas, como microbicidas, por exemplo, que visam eliminar ou diminuir a proliferação das bactérias (ou demais microrganismos indesejados), seja num organismo vivo ou num ambiente.
A antissepsia das mãos é o procedimento que tem como objetivo eliminar a microbiota transitória da pele e reduzir a microbiota residente, além de proporcionar efeito residual na pele do profissional.
D) ERRADO. Assepsia são os procedimentos realizados para impedir a introdução e a proliferação de germes patogênicos, ou seja, causadores de infecções, nos organismos, objetos e ambientes. Simplificando, são os cuidados com a higiene e a limpeza de tudo que nos cerca.
A principal diferença entre assepsia e antissepsia está no fato desta última se tratar da desinfecção de um local, enquanto a primeira trata da higienização preventiva.
E) ERRADO. Pausteurização é o processo de esterilização de alimentos (leite, queijo, iogurte, cerveja ou vinho) que consiste em expô-los a uma temperatura inferior a seu ponto de ebulição e submetê-los em seguida a resfriamento súbito, a fim de eliminar certos microrganismos nocivos.
Gabarito do professor: Alternativa C.