-
Como há infinitos vendedores em concorrência perfeita, eles não conseguirão manipular o preço para ser maior do que o custo marginal. Isto significa que um aumento no preço de um ofertante fará ele perder todo o mercado, pois procurar-se-á um outro ofertante que cobre o custo marginal. Logo podemos dizer que a elasticidade preço da demanda é infinita para todos os demandantes.
(a) Certo (errado no gabarito oficial). como a elasticidade preço da demanda é infinita para todos os demandantes, a demanda de mercado será perfeitamente elástica também não permitindo que o preço aumente.
(b) Certo. Já exposto acima.
(c) Errado. Este é o contrário do que disse acima.
(d) Errado. Contrário do que disse na letra a.
(e) Errado. Isto não faria o preço ser fixo.
Gabarito oficial (b). Questão mal feita.
-
GAB: LETRA B
Complementando!
Fonte: Celso Natale - Estratégia
Em concorrência perfeita, cada firma individual depara-se com uma curva de demanda perfeitamente (ou infinitamente) elástica. É por isso que a chamamos de tomadora de preços: se ela quiser vender pelo preço de mercado, venderá quanto desejar produzir. Se quiser vender mais caro, “lamentamos”.
-
Dizer que uma firma é tomadora de preço significa dizer que não importa o quanto ela oferte individualmente, ela sozinha não afeta o preço de mercado.
E é isso que acontece em concorrência perfeita.
Graficamente, dizemos que sua demanda individual é perfeitamente elástica porque é horizontal.
Ou seja, o preço não se mexe qualquer que seja a quantidade que a empresa oferta.
E isso acontece exatamente porque uma premissa do modelo é de que o número de firmas concorrentes é tamanho ao ponto de cada uma sozinha ser muito pequena para impactar o mercado.
Resposta: B