Sem saber as formulas para demanda de uma função utilidade de Cobb-Douglas (necessita noção de derivada de função polinomial). (Umg(x) = dU/dx [utilidade marginal de x]) Para resolver o exercício, precisamos das funções de demanda de x1 e x2. Começamos pela de x2 pois foi informado seu preço, para a partir dela descobrir a de x1.
Temos que: Umg(x1)/P(x1)=Umg(x2)/P(x2), no caso teríamos Umg(x1)/p=Umg(x2)/1. Derivando e resolvendo para p, temos que: p=a*x2/((1-a)*x1).
Temos que a função orçamentaria m=p1*x1+p2*x2, para o exercício temos y=x1*p+x2 (preço de x2 é 1). Substituindo o p que descobrimos acima temos que y=x2(1/(1-a)), isolando x2 temos x2= y-a*y.
Com a função demanda de x2, voltamos para a função orçamentaria y=x1*p+x2, substituímos os x2 encontrado e isolamos x1 (mantendo p) temos que x1=a*y/p.
Elasticidade renda da demanda: Er= (dx1/dy)*(y/x1), derivando o primeiro termo e substituindo x1 no segundo termo Er=(a/p)*(y/(a*y/p))=1.
Elasticidade preço da demanda: Ep= (dx1/dp)*(p/x1), derivando o primeiro termo e substituindo x1 no segundo termo Er=(-a*y/p^2)*(p/(a*y/p))=-1
Alternativa D