-
Existem três técnicas básicas de multiplexação: multiplexação por divisão de freqüência (FDM), multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM) e multiplexação por divisão de tempo (TDM).
As duas primeiras são técnicas desenvolvidas para sinais analógicos, ao passo que a terceira é para sinais digitais.
Fonte: Comunicação de Dados e Redes de Computadores - Behrouz A. Forouzan - 4ª edição - 2007
-
(CESPE) Diferentemente da multiplexação FDM, a multiplexação TDM não necessita de banda de guarda entre os diferentes sinais multiplexados.
CERTO
-
Isso mesmo. Apenas no FDM é necessária banda de guarda.
Resposta: Certo
-
CERTO.
FDM (Frequency): a faixa de frequência é compartilhada pelos canais. Para evitar interferências, utiliza-se uma banda de proteção. Embora os canais estejam relativamente próximos, eles têm uma faixa de resguardo (chamada de banda de proteção). Assim, os canais de comunicação ocupam apenas parte da faixa, evitando a sobreposição e interferência na comunicação. Portanto, na FDM, a faixa de frequência é compartilhada entre diferentes canais de comunicação.
TDM (Time): o canal é inteiramente ocupado e revezado para uma única comunicação. Diferente do FDM, em cada instante de tempo, o canal é inteiramente ocupado para uma única comunicação. Essa troca de dedicação dos canais é tão rápida que, o destinatário, na outra ponta, nem percebe.
-
TDM: sincronização de pulso é necessária.
FDM: guarda de banda é necessária.
Créditos: APF Cabuloso
-
A palavra "exclusivamente" é forte em uma questão de concurso, mas Forouzan (p. 162) afirma que enquanto as multiplexacões por divisão de frequência e divisão de comprimento de onda foram desenvolvidas para sinais analógicos, a multiplexação por divisão de tempo foi para sinais digitais.