SóProvas


ID
1337299
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Controle Externo

O controle exerce, na administração sistêmica, papel fundamental no desempenho eficaz de qualquer organização. É por meio dele que detectamos eventuais desvios ou problemas que ocorrem durante a execução de um trabalho, possibilitando a adoção de medidas corretivas para que o processo seja reorientado na direção dos objetivos traçados pela organização.

Na Administração Pública, a importância do controle foi destacada, principalmente, com o advento da Reforma Administrativa de 1967. Assim, o art. 6º do Decreto-Lei 200/1967 o coloca, ao lado do planejamento, da delegação de competência, da descentralização e da coordenação entre os cinco princípios fundamentais que norteiam as atividades da Administração Federal.

Nesse diapasão, a sociedade é agente passivo e ativo no processo, identificando tanto as impropriedades para eliminá- las como as melhorias para incentivá-las. Assim, consegue-se um esforço geral menor, com maiores e melhores resultados para a própria sociedade. Acerca do controle na administração pública, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • d) errada- so ha dois municípios com tribuna de contas, são eles São Paulo e Rio de Janeiro e o controle externo e feito pelo tribuna e pela câmara de vereadores

  • Eu entendi que ao afirmar que o controle externo será realizado exclusivamente pelos TC municipais, afastaria-se assim o controle praticado pelo poder judiciário, o que não é permitido pela constituição.

  • Acredito que a "d" está errada pelo fato de existir transferências voluntárias da União para os municípios e dos Estados para os municípios, o que tornaria o controle desses recursos competências respectivamente do TCU e do TCE.
  • Letra D

    O controle externo será exercido pelo Poder legislativo com o auxílio técnico do Tribunal de Contas. Caso haver algum município que não possua um TCM, caberá ao TCE do respectivo Estado exercer tal auxílio para o legislativo municipal. 

  • O erro da letra "d" é que o Controle Externo sempre será exercido pelo Legislativo, com auxílio dos Tribunais de Contas (sejam eles da União, estaduais ou municipais)