SóProvas


ID
1339078
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Não há hoje no mundo, em qualquer domínio de atividade artística, um artista cuja arte contenha maior universalidade que a de Charles Chaplin. A razão vem de que o tipo de Carlito é uma dessas criações que, salvo idiossincrasias muito raras, interessam e agradam a toda a gente. Como os heróis das lendas populares ou as personagens das velhas farsas de mamulengos.
     Carlito é popular no sentido mais alto da palavra. Não saiu completo e definitivo da cabeça de Chaplin: foi uma criação em que o artista procedeu por uma sucessão de tentativas erradas.
      Chaplin observava sobre o público o efeito de cada detalhe.
      Um dos traços mais característicos da pessoa física de Carlito foi achado casual. Chaplin certa vez lembrou-se de arremedar a marcha desgovernada de um tabético. O público riu: estava fixado o andar habitual de Carlito.
      O vestuário da personagem - fraquezinho humorístico, calças lambazonas, botinas escarrapachadas, cartolinha - também se fixou pelo consenso do público.
      Certa vez que Carlito trocou por outras as botinas escarrapachadas e a clássica cartolinha, o público não achou graça: estava desapontado. Chaplin eliminou imediatamente a variante. Sentiu com o público que ela destruía a unidade física do tipo. Podia ser jocosa também, mas não era mais Carlito.
      Note-se que essa indumentária, que vem dos primeiros filmes do artista, não contém nada de especialmente extravagante. Agrada por não sei quê de elegante que há no seu ridículo de miséria. Pode-se dizer que Carlito possui o dandismo do grotesco.
      Não será exagero afirmar que toda a humanidade viva colaborou nas salas de cinema para a realização da personagem de Carlito, como ela aparece nessas estupendas obras-primas de humor que são O garoto, Em busca do ouro e O circo.
      Isto por si só atestaria em Chaplin um extraordinário discernimento psicológico. Não obstante, se não houvesse nele profundidade de pensamento, lirismo, ternura, seria levado por esse processo de criação à vulgaridade dos artistas medíocres que condescendem com o fácil gosto do público.
      Aqui é que começa a genialidade de Chaplin. Descendo até o público, não só não se vulgarizou, mas ao contrário ganhou maior força de emoção e de poesia. A sua originalidade extremou-se. Ele soube isolar em seus dados pessoais, em sua inteligência e em sua sensibilidade de exceção, os elementos de irredutível humanidade. Como se diz em linguagem matemática, pôs em evidência o fator comum de todas as expressões humanas.


(Adaptado de: Manuel Bandeira. “O heroísmo de Carlito”.Crônicas da província do Brasil. 2. ed. São Paulo, Cosac Naify, 2006, p. 219-20)

A frase do texto reescrita com clareza e correção é:

Alternativas
Comentários
  •  Carlito é popular no sentido mais alto da palavra. Não saiu completo e definitivo da cabeça de Chaplin: foi uma criação em que o artista procedeu por uma sucessão de tentativas erradas.

  • Tentei analisar as alternativas da seguinte forma:
    a) Frisem-se que essas roupas, vindas dos primeiros filmes de Chaplin, não tem nada que possa(m) ser visto como particularmente extravagante. = Essas roupas possam ser vistos como particularmente extravagante... 

    b) Carlito não surgiu pronto e acabado da mente de Chaplin: uma sucessão de tentativas erradas foi o que levou o artista a essa criação. Gabarito Correto. o " : " pode ser trocado por "pois" que manterá a clareza e a correção, visto que, a frase tem valor explicativo.

    c) Uma ocasião onde Carlito fez com que as botinas escarrapachadas e a clássica cartolinha dessem lugar à(s) outras, as pessoas não viram graça: estavam desapontadas. O "e" tem valor de soma, logo a preposição a + artigo a(s) deverá ficar no plural. 

    d) Não existe(m) hoje no mundo todo, em quaisquer atividades artísticas, artistas cujas obras excedam à Charles Chaplin em universalidade. Verbo haver no sentido de existir é invariável, mas se o verbo for trocado por: existir, o mesmo deverá ficar flexionado de acordo com o sujeito, que é artistas. O correto seria, não existem artistas...

    e) Não sendo exagerado afirmar que todo o mundo colaborou nas salas de cinema para que se realizasse a personagem de Carlito, como o apresenta essas obras-primas extraordinárias que são O garoto, Em busca do ouro e O circo.

    Se alguém quiser complementar ou discordar, fique a vontade, estamos aqui para aprender.

  • A frase do texto reescrita com clareza e correção é:

    · a) Frisem-se que essas roupas, vindas dos primeiros filmes de Chaplin, não tem nada que possa ser visto como particularmente extravagante.

    · Pecou na correção:

    Frisem-se que essas roupas não tem nada...

    Frisem-se isso = isso representa uma oração subordinada substantiva subjetiva, portanto, de “que... extravagante” será o bloco do sujeito oracional simples.

    Na ordem direta ficaria: isso é frisado.

    ... que essas roupas não tem nada...

    Essas roupas – sujeito  / não – advérbio de negação / tem – verbo / nada – OD

    O verbo (desinência de número –êm  marca plural) não está concordando com o sujeito no plural.

    Frise-se que essas roupas, vindas dos primeiros filmes de Chaplin, não têm nada que possa [seu referente sintático é que; referente semântico é nada (sing), então possa está empregado corretamente ] ser visto como particularmente extravagante.

    · 

     b) Carlito não surgiu pronto e acabado da mente de Chaplin: uma sucessão de tentativas erradas foi o que levou o artista a essa criação.

    · 

     c) Uma ocasião onde Carlito fez com que as botinas escarrapachadas e a clássica cartolinha dessem lugar à outras, as pessoas não viram graça: estavam desapontadas.

    Onde só se usa para referente físico (Conselho da República, Congresso Nacional, casinha do cachorro).  O certo para referentes abstratos é em que.

    ... dessem lugar à outras... (como benfeito pelo nosso colega, faltou o artigo no plural ou sem ele mesmo, deixando só a preposição a)

    Eu acho que é isso aí e mais um pouco.

  •  d) Não existe hoje no mundo todo, em quaisquer atividades artísticas, artistas cujas obras excedam à Charles Chaplin em universalidade.

    Artistas....universalidade [sujeito plural, núcleo artistas]

    Existe – verbo sing, mas o núcleo do sujeito está no plural, assim “artistas existem”

    Na ordem direta:

    Artistas cujas obras excedam à Charles Chaplin em universidade não existem hoje no mundo todo, em quaisquer atividades artísticas.

    · 

     e) Não sendo exagerado afirmar que todo o mundo colaborou nas salas de cinema para que se realizasse a personagem de Carlito, como o apresenta essas obras-primas extraordinárias que são O garoto, Em busca do ouro e O circo.

    · A frase do texto reescrita com clareza e correção é:

    · 

    · ...para a realização da personagem de Carlito, como [conjunção] o [1] apresenta [VTD] essasobras-primas extraordinárias [OD] 

    · 

    · 1 -classe: pron oblíquio átono - não pode desempenhar papel de sujeito, só deobjeto direto, salvo algumas exceções, mas não é o caso.

    · 

    · Fazendo  um comparativo da mesma sentença, não tem como o fazer referência à personagem de Carlito como no trecho original. Por isso,comprometeu a clareza.

    · 

    · Em relação ao verbo apresenta, não dá pra saber quem é seu referente,se o ou essas obras-primas (isso  comprometea clareza -ambígua - e a correção)

    · 

    · ...para a realização da personagem de Carlito, como ela [referente de “da personagem” – elemento anafórico / função: sujeito simples] aparece [verbo intransitivo] nessas estupendas obras-primas de humor que são O garoto, Em busca do ouro e O circo [Adjunto adverbial lugar/referência expandida por uma oração subordinada adjetiva restritiva:/que...]. 

    É isso aí. Espero ter ajudado mais do que complicado.


  • Thiago Freitas, Helen C. e demais colegas só uma outra observação na letra d) que ninguém atentou 
    d) ..... À Charles Chaplin....

    A crase é proibida, já que existe palavra masculina. Não precisaria ler mais nada na questão :) 


  • Frisem-se que essas roupas, vindas dos primeiros filmes de Chaplin, não tem nada que possa ser visto como particularmente extravagante. 


    Uma ocasião onde Carlito fez com que as botinas escarrapachadas e a clássica cartolinha dessem lugar à outras, as pessoas não viram graça: estavam desapontadas.(clareza prejudicada pela pontuação)



    Não existe hoje no mundo todo, em quaisquer atividades artísticas, artistas cujas obras excedam à Charles Chaplin em universalidade.


    Não sendo exagerado afirmar que todo o mundo colaborou nas salas de cinema para que se realizasse a personagem de Carlito, como o apresenta essas obras-primas extraordinárias que são O garoto, Em busca do ouro e O circo.

  • Na letra E

    Não sendo exagerado afirmar que todo o mundo colaborou nas salas de cinema para que se realizasse a personagem de Carlito, como o apresenta essas obras-primas extraordinárias que são O garoto, Em busca do ouro e O circo.

    O sujeito do verbo APRESENTA é ESSAS OBRAS-PRIMAS EXTRAORDINÁRIAS. Logo o correto é o verbo ir para 3PP (Essas obras apresentam ...)

     

     

  • Na letra a está escrito tem, ao invés de têm, e possa /possam

  • e) Não sendo exagerado afirmar que todo o mundo colaborou nas salas de cinema para que se realizasse a personagem de Carlito, como o apresenta(m) essas obras-primas extraordinárias que são O garoto, Em busca do ouro e O circo.

    Ex: Essas obras-primas apresentam..............

  • Marcelo Assis, o "À" preposicionado a palavra masculina Charles Chaplin possui uma outra exceção...Ele pode substituir as locuções adverbiais "à moda de" e "à maneira de" e ambas se encaixam nesse contexto. Sempre que você ver uma palavra masculina antes de marca-lá errada é bom atentar para esse detalhe e ver se no contexto existe significado para essas locuções.

  • a) Frisem-se > Frisam-se

    Frisar: VTD

    Se: PA

    ..Que essas roupas, vindas... extravagante. > Suj. Paciente

  • a. O certo seria: ... não têm

    c. Crase incorreta

    d. Crase incorreta

    e. O certo seria: ...como o apresentam