SóProvas


ID
1340344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

No que diz respeito à modelagem de processos de negócio, julgue o  próximo  item.

Uma das técnicas de análise de processo é a teoria das Redes Petri (RdPs), formada por dois tipos de componentes: as transições que representam ações do sistema e os lugares que representam variáveis de estado do sistema.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o motivo pelo qual esta questão foi considerada correta.

    Segundo Tanenbaum (entre outras ..): uma rede de Petri tem quatro elementos básicos: 

    lugares (places)

    transições (transition)

    arcos (arc) 

    símbolos (tokens).


    https://books.google.com.br/books?id=0tjB8FbV590C&pg=PA247&lpg=PA247&dq=tanenbaum+rede+petri&source=bl&ots=11wAPBk0wG&sig=ge8bTzb9sm4_NsOZHqKlgq6BgU4&hl=pt-BR&sa=X&ei=9k30VNLpDYjugwTy54GoDA&ved=0CEMQ6AEwBQ#v=onepage&q=tanenbaum%20rede%20petri&f=false

    http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3152/tde-29012009-103220/publico/Dissertacao_MororoPosDefesa.pdf


  • Cara, quando for CESPE, fica esperto, porque eles compensam o conhecimento superficial do assunto cobrando português junto, ou fazendo pegadinha, ou induzindo o candidato ao erro com jogos de palavras.

    Veja que ele diz "formada por dois tipos de componentes", e não "formada APENAS por dois tipos de componentes". Como os componentes citados na questão de fato podem integrar uma rede de Petri, a questão está correta para a banca.

    Por isso que as vezes é importante conhecer o perfil das bancas, principalmente CESPE e FCC, que na minha opinião, são as campeãs de disparates.

  • Só pra corroborar com o Erick, se alguém não concordar com isso que ele falou, é só pensar numa frase em outro contexto. Por exemplo: "um carro é formado por rodas". Essa frase, pra mim, é completamente aceitável. Veja que, neste caso, assim como no caso da questão, a palavra "apenas" não está implícito.


    Mas ainda tenho uma ressalva a fazer: a banca considerou a rede de Petri como uma técnica de análise. Porém, MACIEL, LINS e CUNHA consideraram o seguinte: "Rede de Petri é uma técnica de modelagem que permite a representação de sistemas, utilizando como alicerce uma forte base matemática.". Eles falam em "modelagem", por isso que eu acho que a questão estaria errada.


    MACIEL, P.R.M., LINS,R.D., CUNHA, P.R.F., Introdução às Redes de Petri e Aplicações, 10a Escola de Computação, Campinas, Julho 1996.

  • Cond sobrenome: os mesmos autores que citei no comentário anterior falaram em dois elementos básicos: "A representação gráfica de uma rede de Petri básica é formada por dois componentes: um ativo chamado de transição (barra) e outro passivo denominado lugar (círculo). Os lugares equivalem às variáveis de estado e as transições correspondem às ações realizadas pelo sistema.".

    Nessa parte, a banca considerou o mesmo conceito que os autores.

  • A aplicabilidade das redes de Petri como ferramenta para estudo de sistemas é importante por permitir representação matemática, análise dos modelos e fornecer informações úteis sobre a estrutura e o comportamento dinâmico dos sistemas modelados. Como admitem a introdução de alterações, as aplicações das redes de Petri podem se dar em muitas áreas diferentes (sistemas de manufatura, desenvolvimento de software, sistemas administrativos, etc.).

    De acordo com Murata (1989), as redes de Petri são formadas por dois tipos de componentes: a transição, componente ativo correspondente a alguma ação realizada dentro do sistema, e o lugar, passivo e relacionado a alguma variável de estado do sistema. A realização das ações está associada a pré-condições ou condições das variáveis de estado do sistema, isto é, há uma relação entre lugares e transições, a qual possibilita realizar determinada ação. Da mesma forma, após realizar uma ação, as informações de alguns lugares (pós-condições) são alteradas. Graficamente, lugares são representados por círculos e transições, por traços ou barras