SóProvas


ID
1340614
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Lupus, aposentado pelo regime geral da Previdência Social, é comunicado, por amigos também aposentados, da possibilidade de reconhecimento, pelo órgão previdenciário, de valores atrasados. Seu requerimento administrativo veio a ser indeferido, o que gerou a propositura de ação perante o Judiciário. Após dez anos, o seu processo continuava sem solução definitiva. À luz da principiologia constitucional, pode-se afirmar que restou violado o(s) princípio(s) do(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Trata-se de um dos princípios positivados nos direitos fundamentais da CF88, o princípio da duração razoável do processo.

    Art. 5 LXXVIII a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação

    Bons estudos

  • É o que fala a celeridade processual .......... duração razoável do processo.


    Prestar o direito a tempo de modo que o individuo não deixe de utiliza-lo.
  •  d)

    duração razoável do processo.

  • item D) Duração razoável do processo.

  • sem falar no tal do direito adquirido. Ou não cabe ?
  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Nádia Carolina

    Dez anos sem que o processo tenha uma solução definitiva é, de fato, algo bem complicado. Foi prejudicado o DIREITO À RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO, o qual está previsto no art. 5º, LXXVIII. Segundo esse dispositivo, “a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação”.