SóProvas


ID
1341064
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Todo escritor é útil ou nocivo, um dos dois. É nocivo se escreve coisas inúteis, se deforma ou falsifica (mesmo inconscientemente) para obter um efeito ou um escândalo; se se conforma sem convicção a opiniões nas quais não acredita. É útil se acrescenta à lucidez do leitor, livra-o da timidez ou dos preconceitos, faz com que veja e sinta o que não teria visto nem sentido sem ele. Se meus livros são lidos e atingem uma pessoa, uma única, e lhe trazem uma ajuda qualquer, ainda que por um momento, considero-me útil. E como acredito na duração infinita de todas as pulsões, como tudo prossegue e se reencontra sob uma outra forma, essa utilidade pode estender-se bastante longe no tempo. Um livro pode dormir cinquenta anos ou dois mil anos, em um canto de biblioteca, e de repente eu o abro, e nele descubro maravilhas ou abismos, uma linha que me parece ter sido escrita apenas para mim. O escritor, nisso, não difere do ser humano em geral: tudo o que dizemos, tudo o que fazemos se conduz mais ou menos. É preciso tentar deixar atrás de nós um mundo um pouco mais limpo, um pouco mais belo do que era, mesmo que esse mundo seja apenas um quintal ou uma cozinha.

                                 (Marguerite Yourcenar. De olhos abertos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.)

De acordo com os argumentos e ideias do texto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativas um pouco mal formuladas. Confesso que fiquei em dúvida entre a C e D, mas lendo mais atentamente percebe-se que o papel do escritor não é atingir uma pessoa positiva ou negativamente, mas causar algum efeito. 
    Gabarito: C

  • Correta a alternativa "C", eis que o texto diz:

    "E como acredito na duração infinita de todas as pulsões, como tudo prossegue (se movimenta) e se reencontra sob uma outra forma, essa utilidade pode estender-se (ideia de movimento) bastante longe no tempo".

    Concluindo, a referida alternativa fala: 
    "A utilidade do escritor está em operar no leitor, através de seu texto, alguma MOVIMENTAÇÃO desejada."

    Espero ter ajudado e que o Senhor Jesus nos abençoe!
  • Assim como a colega Cecília Bragança, fiquei na dúvida entre C e D e não tive a mesma sorte. Mas, não discordo do gabarito.

  • Esse trecho confirma a letra C: "...faz com que veja e sinta o que não teria visto nem sentido sem ele"

  • "Um livro pode dormir cinquenta anos ou dois mil anos, em um canto de biblioteca, e de repente eu o abro, e nele descubro maravilhas ou abismos"

    Esse trecho justificaria tranquilamente a D como gabarito. Banca irresponsável.

     

  • Resposta C

    "Se meus livros são lidos e atingem uma pessoa, uma única, e lhe trazem uma ajuda qualquer, ainda que por um momento, considero-me útil."

  • Acredito que o erro da alternativa D está em afirmar que "O escritor desempenha corretamente seu papel quando atinge uma pessoa positiva ou negativamente.". Quando no início do texto o autor já esclarece que "Todo escritor é útil ou nocivo, um dos dois." Ou seja, quando um escritor é nocivo, então ele não desempenha seu papel corretamente.