SóProvas


ID
1341073
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Todo escritor é útil ou nocivo, um dos dois. É nocivo se escreve coisas inúteis, se deforma ou falsifica (mesmo inconscientemente) para obter um efeito ou um escândalo; se se conforma sem convicção a opiniões nas quais não acredita. É útil se acrescenta à lucidez do leitor, livra-o da timidez ou dos preconceitos, faz com que veja e sinta o que não teria visto nem sentido sem ele. Se meus livros são lidos e atingem uma pessoa, uma única, e lhe trazem uma ajuda qualquer, ainda que por um momento, considero-me útil. E como acredito na duração infinita de todas as pulsões, como tudo prossegue e se reencontra sob uma outra forma, essa utilidade pode estender-se bastante longe no tempo. Um livro pode dormir cinquenta anos ou dois mil anos, em um canto de biblioteca, e de repente eu o abro, e nele descubro maravilhas ou abismos, uma linha que me parece ter sido escrita apenas para mim. O escritor, nisso, não difere do ser humano em geral: tudo o que dizemos, tudo o que fazemos se conduz mais ou menos. É preciso tentar deixar atrás de nós um mundo um pouco mais limpo, um pouco mais belo do que era, mesmo que esse mundo seja apenas um quintal ou uma cozinha.

                         (Marguerite Yourcenar. De olhos abertos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.)

“É preciso tentar deixar atrás de nós um mundo um pouco mais limpo, um pouco mais belo do que era, mesmo que esse mundo seja apenas um quintal ou uma cozinha.” Assinale a alternativa que apresenta uma paráfrase do trecho anterior, cuja correção gramatical foi mantida.

Alternativas
Comentários
  • A Paráfrase é um texto que procura tornar mais claro e objetivo aquilo que se disse em outro texto. Portanto, é sempre a reescritura de um texto já existente, uma espécie de ‘tradução’ dentro da própria língua. O autor da paráfrase deve demonstrar que entendeu claramente a ideia do texto. São exigências de uma boa paráfrase:

    1. Utilizara mesma ordem de ideias que aparece no texto original. 

    2. Não omitir nenhuma informação essencial. 

    3. Não fazer qualquer comentário acerca do que se diz no texto original. 

    4. Utilizar construções que não sejam uma simples repetição daquelas que estão no original e, sempre que possível, um vocabulário também diferente.

    Fonte: http://www.colegiodante.com.br/escola/webquest/e_medio/mackenzie/parafrase.htm, acessado em 07 de dezembro de 2014.


  • Acredito que deva ser substituídos:

    a) seje => seja

    b) éramos => era

    C) existam => exista

  • Paráfrase = Dizer as mesmas coisas com outras palavras.

  • a) seje


    b) éramos


    c) existam 

  • Paráfrase é dizer a mesma coisa com outras palavras, mas de modo mais claro. 

    A) começou bem a reescrita, mas pecou no "seje"

    B) já começou errado com o "ainda que" : muda completamente o sentido da frase original

    C) Começou errado com o "é necessário" e pecou no uso do "existam" mudando o sentido da frase original.

    Gabarito: D

  • Denver Gomes, acredito que a alternativa C está errada porque "existam" é diferente de "seja" da frase do texto e não porque está no plural.

     

     

    Cecília Bragança, acho que o erro da alternativa C está apenas na palavra "existam". Pois "é necessário" tem o mesmo sentido de "é preciso".

     

    ----

    "Sou patrocinado pelo meu sonho."

  • só por curiosidade a LOCUÇÃO adv. AINDA QUE na letra B, torna acomo ORAÇÃO SUB. ADVERBIAL CONCESSIVA, o que muda totalmente o sentido da frase. 

  • A banca quer aquela em que a parafrase foi reescrita de forma correta GRAMATICALMENTE.

     

    a) Errada. Precisamos tentar deixar atrás de nós um mundo um pouco mais limpo, mais belo do que era, mesmo que esse mundo seje (seja)apenas um quintal ou uma cozinha.

     

    b) Errada. Ainda que esse mundo seja apenas um quintal ou uma cozinha é preciso deixarmos (deixaratrás de nós um mundo um pouco mais limpo, um pouco mais belo do que éramos.

    Vi que alguns comentaram sobre começar a frase com a conjunção "ainda que" mudaria o sentido, mas a banca a gramaticalmente correta. Se a banca tivesse colocado a palavra c"deixar" no lugar de "deixarmos" derrubaria muito candidato.

     

     

     c) Errado. É necessário tentar deixar atrás de nós um mundo um pouco mais limpo, um pouco mais belo do que era, mesmo que nesse mundo existam(existaapenas um quintal ou uma cozinha.

     

    d) Gabarito É preciso que haja uma tentativa de deixar atrás de nós um mundo um pouco mais limpo, um pouco mais belo do que era, ainda que esse mundo seja apenas um quintal ou uma cozinha.