SóProvas


ID
1341367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2005
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A água está no centro dos problemas ambientais do planeta. No Brasil não é diferente, apesar de ser o maior reservatório do mundo. Aqui, a culpa é, principalmente, da falta de saneamento e das ações predatórias. Quase quatro em cada dez municípios brasileiros, onde vivem 68% da população, tinham, em 2002, fontes de água poluída, principalmente por causa do esgoto jogado em rios e lagos. O assoreamento e a poluição dos recursos hídricos são os dois prejuízos ao meio ambiente mais citados pelos prefeitos que responderam à pesquisa do IBGE. Contaminação do solo, poluição do ar e degradação de áreas legalmente protegidas são os outros três impactos negativos mais citados pelos prefeitos.

Correio Braziliense, 14/5/2005, p. 8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.

Infere-se do texto que o despejo de esgoto in natura, um dos mais importantes agentes de poluição, degrada o meio ambiente e espalha doenças.

Alternativas
Comentários
  •  prejuízos ao meio ambiente

  • Gaba: CERTO

    "O assoreamento e a poluição dos recursos hídricos são os dois prejuízos ao meio ambiente mais citados pelos prefeitos ...".

    "Contaminação do solo, poluição do ar e degradação de áreas legalmente protegidas são os outros três impactos negativos mais citados pelos prefeitos."

  • "...Degrada ao meio ambiente..." = sim

    "...espalha doenças..." = em nenhum momento o texto menciona...

  • In natura: que está no processamento natural, ou seja, sem tratamento...

    Questão de inferência, com certeza isso degrada o meio ambiente e espalha doenças.

  • DEPREENDE-SE DO TEXTO/DE ACORDO COM O TEXTO - direciona o leitor a fazer a conclusão a partir do que está explícito no texto

    INFERIR DO TEXTO - o leitor fará a conclusão através das ideias que ficam implícitas no texto.

    "Contaminação do solo, poluição do ar e degradação de áreas legalmente protegidas são os outros três impactos negativos mais citados pelos prefeitos."

    Se houve contaminação do solo e poluição do ar então poderão ser espalhadas doenças.