Gabarito Certo. PEGADINHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Duplex sim, o Decimal não!.
Método Ideográfico Numérico Duplex: Segue o mesmo método de construção do método Enciclopédico, com a diferença de que adicionaremos um número antes de cada classe de assunto. Procedendo-se desta maneira, seremos capazes de abrir um número limitado de classes, o que torna este método bastante flexível. O único cuidado que devemos ter é o de utilizar classes muito bem definidas, sob o risco de terminar classificando documentos de mesma natureza em mais de um lugar.
Método Ideográfico Numérico Decimal: Este método é uma variação do método decimal bolado por Melville Louis Kossuth Dewey. O método original era aplicável na Biblioteconomia. Dewey estava preocupado com o crescente número de publicações e bibliotecas no mundo, e mais ainda, acreditava que as pessoas encarregadas de custodiar este conhecimento não seriam lá muito brilhantes.
Desta forma, vislumbrou um sistema extremamente simples de organização, dividindo o conhecimento humano em 9 classes principais e mais uma décima classe geral. Pela metodologia utilizada em sua construção, o método decimal permite expansão ilimitada de subdivisões de um mesmo assunto, além de ser fácil de memorizar apenas dez assuntos principais. A desvantagem é que não há como expandir este método para além de dez assuntos. Nosso método é muito semelhante: existirão dez classes de assunto, sendo a classe "0" normalmente associada ao assunto "Geral".
Marilena Leite Paes:
Método duplex:
"Nesse método a documentação é dividida em classes, conforme os assuntos, partindo-se do gênero para a espécie e desta para a minúcia. [...] Sendo abertas novas classes à medida que outras necessidades forem surgindo.
[...]
O método duplex oferece as mesmas possibilidades do método decimal no que se refere a agrupamento de assuntos, permitindo, porém, abertura ilimitada de classes, razão pela qual é o mais preferido."
Fonte: Livro Arquivo: teoria e prática