SóProvas


ID
13414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em determinado arquivo corrente optou-se pelo método básico alfabético. Ocorre que, no arquivamento, duas pessoas têm sobrenome igual, João Villa-Lobos e Otávio Villa-Lobos. Havia também três pessoas com sobrenome Santos, José dos Santos, J. Santos e Jonas dos Santos. No mesmo arquivo, existiam mais duas pessoas: uma chamava-se Marcelo da Câmara e a outra Juvenal de Almeida. Apareciam também situações de pessoas cujo sobrenome exprimiam graus de parentesco, como Antônio Almeida Neto e Pedro Carvalho Filho. Havia dois autores espanhóis, Francisco Carbalhal y Oviedo e outro Pacco Baños Molinero, e dois autores orientais, Li Yutang e Yoshi Matsue.

Observando as regras do método de arquivamento alfabético e a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

É correto afirmar que entre os autores espanhóis, primeiro vem o Molinero, Pacco Baños e depois o Oviedo, Francisco Carbalhal.

Alternativas
Comentários
  • Os nomes Espanhóis são arquivos de acordo com o sobrenome da pessoa, esse nome que corresponde ao sobrenome do pai.
  • Os nomes espanhóis são registrados pelo penúltimo sobrenome, que corresponde ao sobrenome de família do pai.
    Exemplo: José de Oviedo y Baños, Francisco de Pina de Mello, Angel Del Arco y Molinero, Antonio de los Rios
    Arquivam-se: Arco y Molinero, Angel Del; Oviedo y Baños, José de; Pina de Mello, Francisco de; Rios, Antonio de los
  • Os nomes espanhóis são registrados pelo penúltimo nome, que corresponde ao da família do pai.
    Exemplos:
    Cervantes y Saavedra, Miguel de
    Hemandes Xavier, José
  • Concordo que no caso de nomes espanhóis o penúltimo sobrenome (correspondente ao pai) venha primeiro. Mas isso não quer dizer que a questão esteja errada, visto que a ordem continuaria senda a que foi exposta. Primeiro autor Baños Molinero, Pacco e segundo autor Carbahal Oviedo, Francisco. Mesmo que o registro tenha sido feito de forma equivocada a questão está correta. Assim entendo.
  • Beleza...consenso praticamente formado. E aí? A questão foi anulada pela banca?
  • pessoal, as questoes do cespe sao assim...se houver qualquer coisa errada na afirmação, entao torna a afirmação errada...é o caso dessa questao!
  • Molinero, Pacco Baños e depois o Oviedo, Francisco Carbalhal.
    o erro esta na forma de separação.Deveria ser:
    baños molinero, pacco e carbalhal oviedo, francisco
  • Ao meu ver, a banca errou ao compor a questão, pois o ideal seria colocar o nome completo e depois expor a regra, cabendo ao candidato afirmar se está certo ou errado. Desta forma, poderíamos afirmar que Molinero seria o penúltimo nome, e aí?
  • Concordo com Jamile e a Roberta.

    Embora a ordem apresentada na questão esteja certa, o Pacco antes do Francisco, mas a forma de alfabetação que eles usaram está errada.
  •  A questão da banca CESPE está errada mesmo, pois sendo nomes espanhóis seguem uma regra de alfabetação particular. Segundo Marilena Leite Paes no seu livro Arquivo - teoria e prática, para nomes espanhóis deve ser ordenado a partir do penúltimo sobrenome, que corresponde ao do pai, seguido do último sobrenome. Depois do penúltimo seguido ultimo sobrenome viria a vírgula com o restante do nome na ordem. Como nos casos acima só têm os dois sobrenomes, o correto seria assim ordenados:

    1º Baños Molinero, Pacco 

    2º Carbalhal y Oviedo, Francisco 

    Nenhuma das opções dadas pela CESPE está correta, pois sempre que houver dois sobrenomes ou mais (para nomes espanhóis) terá sempre dois sobrenomes antes da vírgula, não se considerando artigos e preposições integrantes.

     

     

  • ERRADO


    Francisco Carbalhal y Oviedo e  Pacco Baños Molinero:

    OBS: NOMES ESTRANGEIROS ESPANHOIS ou HISPÂNICOS (países de língua espanhola), os dois últimos nomes sobrenomes devem ser transportados para o início.

    Baños Molinero, Pacco

    Carbalhal y Oviedo, Francisco
  • Pessoal, é muito simples. A alfabetação de nomes de origem espanhola se inicia pelo penúltimo sobrenome

    Pacco Baños Molinero---------------->>>> Baños Molinero, Pacco
    Francisco Carbalhal y Oviedo--------->>>Carbalhal y Oviedo, Francisco

    Apesar de a sequência da questão estar certa, a alfabetação feita na questão está errada, portanto a questão é falsa

    Bons estudos pessoal!!!
  • A alfabetação de nomes espanhóis se inicia pelo penúltimo sobrenome correspondente ao sobrenome da família do pai então ficaria assim: Baños Molinero,Pacco e Carbalhal Oviedo,Francisco

  • A questão está formulada de maneira incorreta, pois a maneira correta de catalogar os dois nomes espanhóis seria Baños Molinero, Paco e Carbalhal Oviedo, Francisco. Mas a questão induz a erro, pois mesmo catalogando incorretamente, a ordem proposta está correta. Eu também assinalei certo, como muitos colegas, apesar de saber que a catalogação está errada.


    Essas ambiguidades são muito frequentes em questões do tipo Certo-Errado, pois a questão não admite uma relativização. Em questões de múltipla escolha, em que se sabe de antemão que há uma correta, e somente uma, é possível relativizar escolhendo a mais correta ou a menos errada. Sem contar que algumas alternativas, mesmo que erradas, fornecem algumas informações corretas que nos ajudam a ponderar. Eu vejo muita gente "fula" com o Cespe. Mas o problema é com a modalidade de questão. 


    P.S. Se eu tivesse visto o texto associado antes e, principalmente, se tivesse me deparado com a questão 4470 antes, eu não erraria esta, pois estaria vacinado contra a "pegadinha espanhola", pois sei muito bem que Villa-Lobos não se separa. E como as duas estão na mesma prova, eu não erraria se estivesse fazendo o concurso respectivo. Nesse caso seria o erro da 4470 abrindo meus olhos para o erro da 4469.