-
Um sistema é um conjunto de elementos interdependentes e interagentes; um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado e cujo resultado (output) é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente.
Características dos Sistemas
1 - Propósito ou objetivo: todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos.
2 - Globalismo ou Totalidade: todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema, com muita probabilidade deverá produzir mudanças em todas as outras unidades deste.
https://docs.google.com/document/d/1CFr3RNDBrgswTI01rlmkl5pLjwyY-HZ6mlWii_X5qJM/preview?pli=1
-
Da definição de Bertalanffy,5 segundo a qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos: o de propósito (ou objetivo) e o de globalismo (ou totalidade). Esses dois conceitos retratam duas características básicas do sistema.
a. Propósito ou objetivo: Todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos. As unidades ou elementos (ou objetos), bem como os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempre um objetivo ou finalidade a alcançar.
b. Globalismo ou totalidade: Todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema deverá produzir mudanças em todas as suas outras unidades. Em outros termos, qualquer estimulação em qualquer unidade do sistema afetará todas as unidades devido ao relacionamento existente entre elas. O efeito total dessas mudanças ou alterações proporcionará um ajustamento de todo o sistema.
Chiavenato, Introdução à TGA, p. 475
-
Questão sobre a abordagem sistêmica. Para responder essa questão precisamos saber o conceito de sistema:
Sistema é um conjunto de elementos interdependentes que interagem de forma dinâmica para atingir um objetivo, operando sobre entradas e fornecendo saídas.
Esse conceito retrata duas características básicas de um sistema: Propósito (todo sistema tem um ou mais propósito) e totalidade/globalismo (uma ação que produzir mudança em uma unidade de um sistema refletirá mudanças em todas as outras unidades).
As afirmativas I e II conceituam corretamente as características de propósito e totalidade.
A afirmativa III está errada. A visão burocrática da organização não faz parte dos objetivos da teoria dos sistemas.
Portanto, alternativa A está correta.
GABARITO: A