SóProvas


ID
1342219
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Por que nossa mente “dá branco”?
      Por segundos parece que a mente apagou tudo: do que íamos pegar na geladeira à resposta da prova. O problema não está na memória, mas na falta de atenção. “É um mecanismo essencial na ativação das memórias de curto prazo e operacional, que armazenam temporariamente dados necessários para o cérebro comandar ações rápidas, como digitar no celular um número que logo vai ser esquecido”, explica Tarso Adoni, médico do núcleo de Neurociências do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ocorre que o lobo frontal, responsável pela atenção e memórias transitórias, tem capacidade limitada de armazenamento. Só fica ali – com chances de seguir para a memória permanente conforme a relevância e utilidade – o que a atenção selecionou. O que passou batido será apagado em seguida caso não cheguem novas pistas relacionadas. Isso explica a razão de a ideia“esquecida” ser “lembrada” ao voltarmos onde estávamos antes do branco.
      Esse tipo de apagão é diferente dos causados pelo álcool, que afeta memórias consolidadas, ou pela ansiedade. Neste caso, o cérebro entende o nervosismo como ameaça e se concentra em combatê-lo. Se os “brancos” afetarem a qualidade de vida, melhor procurar um médico.
OLIVEIRA, C. Revista Galileu, mar. 2014.

Da leitura e análise do texto, compreende-se que

Alternativas
Comentários
  • gab. D


    Ocorre que o lobo frontal, responsável pela atenção e memórias transitórias, tem capacidade limitada de armazenamento. Só fica ali – com chances de seguir para a memória permanente conforme a relevância e utilidade – o que a atenção selecionou. O que passou batido será apagado em seguida caso não cheguem novas pistas relacionadas. Isso explica a razão de a ideia“esquecida” ser “lembrada” ao voltarmos onde estávamos antes do branco. 

  • a) o cérebro apresenta espaço ilimitado de armazenamento temporário de informações em dois níveis: a memória permanente e as memórias de curta duração. ERRADO

    b) as informações armazenadas na memória de curto prazo são enviadas do hipocampo ao lobo frontal, onde são guardadas e podem ser acessadas sempre que necessário. (ERRADO - nenhuma referência a hipocampo no texto)

    c) as informações que acontecem concomitantemente são descartadas pela memória permanente, pois não há como prestar atenção em muitas coisas ao mesmo tempo. ERRADO

    d) os sentidos enviam ao cérebro uma infinidade de informações para serem armazenadas; todavia, somente serão selecionadas as que passarem pelo filtro da atenção no lobo frontal. CERTO

    e) os apagões causados pelo efeito do álcool ou por excesso de ansiedade afetam diretamente as memórias transitórias, fazendo com que o cérebro interprete-as como ameaça. (ERRADO - memórias permanentes)

  • Na alternativa E, os apagões causados pelo efeito do álcool não é considerado uma ameaça, sendo apenas os causados pela ANSIEDADE. O vocábulo "Neste", na 2ª linha do último parágrafo, faz referência ao termo "ansiedade".