SóProvas


ID
1342225
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Retrato 
Eu não tinha este rosto de hoje, 
Assim calmo, assim triste, assim magro, 
Nem estes olhos tão vazios, 
Nem o lábio amargo. 

Eu não tinha estas mãos sem força, 
Tão paradas e frias e mortas; 
Eu não tinha este coração 
Que nem se mostra. 

Eu não dei por esta mudança, 
Tão simples, tão certa, tão fácil: 
- Em que espelho ficou perdida 
A minha face? 

MEIRELES, C. Obra poética. Volume 4. Biblioteca luso-brasileira: Série brasileira. Companhia J. Aguilar Editora. 1958, p 10.


Dadas as seguintes afirmativas, quanto ao poema acima,

I. O uso da primeira pessoa sugere que no poema há subjetividade, retratando o íntimo e a descrição dos sentimentos do eu poético.
II. Os vocábulos “não” e “nem”, que aparecem várias vezes nos versos do poema, reiteram uma positiva percepção de mudanças do eu poético.
III. O assunto abordado no poema é a não percepção da passagem do tempo e, com isso, as mudanças ocorridas.
IV. Na última estrofe do poema, há uma reafirmação a não percepção da passagem do tempo, o que provoca certa perplexidade no eu poético.

verifica-se que está(ão) correta(s).

Alternativas
Comentários
  • gab. D

    Os vocábulos “não” e “nem”, que aparecem várias vezes nos versos do poema, reiteram uma positiva (na verdade a reação é negativa) percepção de mudanças do eu poético. 


  • Nas alternativas, o examinador tenta confundir duas ideias sobre a percepção do autor do poema. A primeira é a não percepção sobre a passagem do tempo, isso pode ser observado desde o título "Retrato" até nas partes em que ele apresenta, em tom melancólico, o estado do seu corpo com características decrépitas. Já a segunda é a percepção sobre as mudanças do seu estado físico, sendo essas narradas com tristeza. Logo, não há uma percepção positiva sobre as mudanças. Fazendo assim, a alternativa II errada.

    Gabarito: letra D.