SóProvas


ID
1342294
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O termo Administração Pública, em sentido estrito e objetivo, equivale

Alternativas
Comentários
  • Lições do professor Ricardo Valle: 


    Em breve síntese, podemos destacar o seguinte:

    a) Administração Pública em sentido amplo: abrange os órgãos que exercem função política e os órgãos e entidades que exercem funções administrativas.

    b) Administração Pública em sentido estrito: abrange apenas os órgãos e entidades que exercem funções administrativas.

    c) Administração Pública em sentido subjetivo: tem como foco os sujeitos que integram a Administração Pública. A pergunta que se deve responder: "quem são os sujeitos que integram a Administração Pública?".

    d) Administração Pública em sentido objetivo: tem como foco as atividades relacionadas à função administrativa. A pergunta aqui é a seguinte: "qual função desempenhada?".


    Não entendeu e quer uma coisa mais aprofundada? 


    A Administração Pública em sentido objetivo (material ou funcional) diz respeito ao conjunto de atividades relacionadas à função administrativa do Estado. São consideradas atividades típicas da Administração Pública: o fomento (estímulo à iniciativa privada), a polícia administrativa (atividade de restrições aos direitos individuais), o serviço público (atividades destinadas a satisfazer as necessidades da coletividade) e a intervenção (regulação e fiscalização estatal sobre as atividades econômicas).

    Por essa lógica, as sociedades de economia mista e as empresas públicas que exploram atividades econômicas não integrariam a Administração Pública.1 Por outro lado, empresas privadas concessionárias ou permissionários de serviços públicos, por exercerem função administrativa, seriam abarcadas pelo conceito de Administração Pública em sentido objetivo.


  • No âmbito público, Di Pietro (2012:50) admite que a expressão Administração Pública pode ser compreendida em sentido subjetivo, formal ou orgânico e em sentido objetivo, material ou funcional:

    “a) em sentido subjetivo, formal ou orgânico, ela designa os entes que exercem a atividade administrativa; compreende pessoas jurídicas, órgãos e agentes públicos incumbidos de exercer uma das funções em que se triparte a atividade estatal: a função administrativa;

    b) em sentido objetivo, material ou funcional, ela designa a natureza da atividade exercida pelos referidos entes; nesse sentido, a Administração Pública é a própria função administrativa que incumbe, predominantemente, ao Poder Executivo”.
     

  • ... Administração Pública pode ser compreendida em sentido:

    FOS - Formal/Orgânico/Subjetivo: ela designa os entes que exercem a atividade administrativa; compreende pessoas jurídicas, órgãos e agentes públicos incumbidos de exercer uma das funções em que se triparte a atividade estatal: a função administrativa;

    FOM - Funcional/Objetivo/Material: ela designa a natureza da atividade exercida pelos referidos entes; nesse sentido, a Administração Pública é a própria função administrativa que incumbe, predominantemente, ao Poder Executivo”.

  • Em sentido estrito, a Administração Pública compreende:

     

    --- > sob o aspecto subjetivo, apenas os orgãos administrativos, excluídos os órgãos governamentais,

     

    --- > sob o aspecto objetivo, apenas a função administrativa, excluidos a função politica.

  • Gabarito''D''.

    Administração Pública em sentido amplo abrange os órgãos de governo que exercem função política e também os órgãos e pessoas jurídicas com funções administrativas.

    Administração Pública em sentido estrito abrange somente os órgãos e pessoas jurídicas que exercem funções administrativas.

     em sentido objetivo, material ou funcional, ela designa a natureza da atividade exercida pelos referidos entes; nesse sentido, a Administração Pública é a própria função administrativa que incumbe, predominantemente, ao Poder Executivo”

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • RESPOSTA D

    >>O termo Administração Pública, em sentido estrito e objetivo, equivale D) ao conceito de função administrativa.

    >>Em sentido objetivo, a Administração Pública abrange as atividades exercidas pelas pessoas C) jurídicas, por órgãos e por agentes incumbidos de atender concretamente às necessidades coletivas; é correspondente à função administrativa, atribuída essencialmente aos órgãos do poder executivo.

    >>O conceito de Administração Pública pode ser tomado em sentido amplo, estrito, subjetivo e objetivo. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta. B) No sentido subjetivo, considera-se como Administração Pública o conjunto de órgãos, instituições públicas e agentes públicos que desempenhem a função administrativa.

    Considerando que a Administração Pública pode ser, em sentido estrito, analisada sob dois aspectos: objetivo ou material; e subjetivo ou orgânico ou formal, é correto afirmar que: E) o objeto da Administração Pública é a função pública, que abrange o fomento, a polícia administrativa e o serviço público.

    #SEFAZ-AL #UFAL2019 #questão.respondendo.questões

  • Em sentido estrito e objetivo (material/Funcional):

    as funções administrativas,

    execução dos programas do governo,

    prestação de serviços e atividades.     

  • Gabarito D

    ASPECTOS FORMAL E MATERIAL.

    •       Sentido formal /subjetivo /orgânico - Forma SuOr

    o  sujeitos da administração pública.

    o  conjunto de órgãos e pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício;

    •       Sentido material/ funcional /objetivo - Matéria Fur

    o  objeto de atuação da administração pública.

    o  corresponde à atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve;

    Em SENTIDO ESTRITO (stricto sensu) a Administração Pública compreende apenas os órgãos administrativos, em sua função puramente administrativa.

    Em SENTIDO AMPLO (latu sensu), a Administração Pública compreende;

    •       Os órgãos governamentais, incumbidos de planejar, comandar, traçar diretrizes e metas (exercendo uma função política);

    •       Os órgãos administrativos, responsáveis por executar os planos governamentais (exercendo a função administrativa).