SóProvas


ID
1342297
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Dadas às afirmativas abaixo quanto às características da redação oficial no que concerne aos pronomes de tratamento,

I. Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD). A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.
II. Não há dispensa do emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. Não é suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor.
III. A forma Vossa Senhoria, empregada por força da tradição, em comunicações é dirigida a reitores de universidades.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Apenas o item I está correto. gabarito letra "A"

  • Olá pessoal;

    Respostas dadas de acordo com o MRPR.


    I. Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD). A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação. Correta;

    Resposta:        Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.


    II. Não há dispensa do emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. Não é suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor. Errado, há dispensa sim!

    Resposta:        Como se depreende do exemplo acima, fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor.


    III. A forma Vossa Senhoria, empregada por força da tradição, em comunicações é dirigida a reitores de universidades.Errada.

    Resposta: Mencionemos, ainda, a forma Vossa Magnificência, empregada por força da tradição, em comunicações dirigidas a reitores de universidade. Corresponde-lhe o vocativo:  Magnífico Reitor.


    Obrigada e bons estudos a todos...