-
Letra C. Todo dispositivo possui um número de série definido pelo fabricante, e é conhecido como Endereço MAC (MAC Address). Ao cadastrar este número de série no controle de acesso do roteador sem fio, somente os produtos autorizados previamente conseguirão se conectar no roteador.
A letra A está errada, porque quando habilitamos o DHCP, os números de IP serão entregues dinamicamente para qualquer aparelho que solicitar. A letra B está errada, porque os protocolos de segurança WPA ou WEP iriam simplesmente habilitar a segurança, e não aumentar esta. A letra D está errada, porque o roteador deixará de enviar sua identificação (seu nome, sua ID) para os aparelhos próximos. Em um primeiro momento, somente quem souber o nome do roteador terá conexão, mas ao ser divulgado o nome, qualquer pessoa conseguiria acessar a rede. E por fim a letra E, que também é uma opção de segurança, e seu uso apenas habilita a segurança, não a incrementa.
-
Sabe tudo de informática Fernando NishimuradeAragao!!!
PARABÉNS...
-
Ótima explicação Fernando!
Agora sobre a letra A, a resposta me leva a entender que ele não está habilitando o DHCP, ou seja, ele está restringindo o acesso à rede.
Se pudesses esclarecer sobre isso, ficaria agradecido :D
-
Um dos procedimentos que podem ser adotados para aumentar a segurança de
redes locais sem fio é permitir que somente os equipamentos com placas
de redes cadastradas possam acessá-la.
Alternativa C: usar uma lista de controle de acesso baseada nos endereços MAC.
(CORRETA).
1. SEGURANÇA
"A segurança é um ponto fraco das redes
sem fio pois o sinal propaga-se pelo ar em todas as direções e pode ser
captado a distâncias de centenas de metros utilizando um laptop com
antena amplificada o que torna as redes sem fio inerentemente
vulneráveis à interceptação (Ohrtman, 2003). A seguir veremos alguns
protocolos e métodos utilizados na segurança de redes sem fio".
1.7 Media Access Control
"Media Access Control ou MAC, cada placa de rede tem seu próprio e único
número de endereço MAC. Desta forma é possível limitar o acesso a uma
rede somente às placas cujos números MAC estejam especificados em uma
lista de acesso. Tem a desvantagem de exigir um maior gerenciamento pois
necessita atualizar a lista de endereços MAC quando troca-se um
computador da rede ou para prover acesso a um visitante ou para redes
públicas. Outra desvantagem deve-se ao fato de poder alterar via
software o número MAC da placa de rede para um outro número válido para
acesso à rede".
Neste link, existem diversos procedimentos para aumentar a segurança de redes sem fio: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1756/seguranca_em_redes_sem_fio
-
A pergunta fala claramente que o método de segurança é utilizar uma lista de placas de rede cadastradas, e como o endereço da placa é o endereço MAC, então a resposta é a "A".
-
O comentário do colega Fernando quanto a alternativa "A" não condiz com a questão, pois a questão fala em usar IP fixos (configurado manualmente pelo administrador da rede) em vez de usar o protocolo DHCP (IP dinâmico). Então acho que está alternativa também estar correta.
-
Com o pouco que sei de informática, creio que a alternativa A está errada de todo jeito, pois o IP sendo fixo ou dinâmico não irá influenciar. O que a questão quer é que apenas equipamentos com placas de rede cadastradas possam acessar a rede.
-
Questão mal elaborada! Qualquer pessoa pode hoje em dia alterar o MAC do dispositivo.
-
a) Errada. O IP dinâmico não garante segurança nenhuma, só que ele é um passo a mais, porque como você não tem um IP fixo, ainda que uma pessoa mal-intensionada descubra o seu IP naquele momento, ela vai ter de refazer todo o processo para descobrir seu IP novamente amanhã, por exemplo.
b) Errada. Apesar de o protocolo WPA ser uma versão melhorada do WEP, eles apenas habilitam a segurança, não tem a ver com melhorá-la.
c) Correta. Endereços MAC servem justamente para limitar o acesso à rede. Como todos sabem, senhas podem ser hackeadas, e deixar a internet aberta não é a melhor opção que existe para sua segurança. A solução é escolher no seu roteador quais os endereços MAC que poderão acessar a rede.
d) Desativar o Broadcast do SSID pode esconder a rede de usuários casuais, mas não de pessoas com um mínimo de conhecimento no assunto. Não quero dizer com isso que devemos deixar tudo aberto e não protegermos nossas redes com esse recurso, mas quero dizer que não devemos nos contentar apenas com isso e acharmos que estamos protegidos.
e) Mesmo caso da letra B, apenas habilita a segurança. Detalhe, WEP possui falhas de segurança que permitem descobrir a chave rapidamente. Já o WPA e o WPA2, apesar de não possuirem falhas conhecidas de segurança, ainda é possível usar ataques de força bruta para descobrir passphrases fáceis.
-
Pode até "alterar" o MAC do dispositivo, todavia não irá conseguir alterar no roteador o endereço cadastrado.
-
aí NA MORAL CADE O BOM CENSO!!!! SE FOR PARA ENROLAR MAIS DO QUE A QUESTÃO QUE NÃO COMENTE HORA BOLAS!!!!
-
Fernando NishimuradeAragao Te amo
-
Letra C. Todo dispositivo possui um número de série definido pelo fabricante, e é conhecido como Endereço MAC (MAC Address). Ao cadastrar este número de série no controle de acesso do roteador sem fio, somente os produtos autorizados previamente conseguirão se conectar no roteador.
GAB DO PROF!
-
MAC - ENDEREÇO FÍSICO
IP - ENDEREÇO LÓGICO
-
Para os colegas que tiveram dúvidas:
IP - Rótulo numérico atribuído a cada dispositivo conectado a uma rede de computadores
MAC - "por meio de placas de rede "
Todo equipamento que possui um dispositivo para comunicação, como uma placa de rede ou receptor de sinal Wi-Fi conta com um MAC em uma memória presente na própria interface de rede.
Tanto o MAC quanto o IP são únicos , mas o IP não está gravado em uma Placa.
Fonte: Colega aqui do QC.