SóProvas


ID
13426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em determinado arquivo corrente optou-se pelo método básico alfabético. Ocorre que, no arquivamento, duas pessoas têm sobrenome igual, João Villa-Lobos e Otávio Villa-Lobos. Havia também três pessoas com sobrenome Santos, José dos Santos, J. Santos e Jonas dos Santos. No mesmo arquivo, existiam mais duas pessoas: uma chamava-se Marcelo da Câmara e a outra Juvenal de Almeida. Apareciam também situações de pessoas cujo sobrenome exprimiam graus de parentesco, como Antônio Almeida Neto e Pedro Carvalho Filho. Havia dois autores espanhóis, Francisco Carbalhal y Oviedo e outro Pacco Baños Molinero, e dois autores orientais, Li Yutang e Yoshi Matsue.

Observando as regras do método de arquivamento alfabético e a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

Onde aparecem três pessoas com sobrenome Santos, a classificação será na seguinte ordem: primeiro Santos, J. pois a inicial abreviada terá preferência às demais, independente de qual seja o nome abreviado; em segundo, Santos, Jonas dos; e o terceiro será Santos, José dos.

Alternativas
Comentários
  • Primeiro: As iniciais abreviadas de prenomes têm precedência na classificação de sobrenomes iguais.
    Ex. Santos, J.

    Segundo: Os artigos epreposições não são considerados
    Ex. Santos, Jonas dos
    Santos, José dos
  • Beleza, tudo bem que as iniciais abreviativas de prenomes têm precedência na classificação de sobrenomes iguais, mas fiquei em dúvida quando ele diz assim : "independente de qual seja o nome abreviado" Ou seja, se fosse por exemplo Z. Santos ele tbm viria antes?
  • depois de classificar os nomes, é so colocar na ordem alfabetica.
  • Bom, eu errei a questão pq pensei como as colegas também pensaram. Só que depois que eu errei, eu vi que a questão pode estar falando que não interresa qual é a palavra abreviada, desde que comece com " J ". Porém, eu acho que as questões têm que ficar claras e não deixar dúvidas. Do jeito que está a pessoa pode ficar confusa e errar um questão que ela com certeza saberia resolver. Ficaria muito irritado se isso me acontecesse na hora do concurso, porém, fazer o que ne? Valeu
  • Veja bem, eu posso estar errada, mas é tudo uma questão de interpretaçao da questao. A questao se refere somente aos 3 nomes no enunciado, entao limita-se aquele entendimento. Nao caberia na hora da prova questionar os porques, sendo que a questao ali trata somente desses 3 nomes. Nao resolve o problema mas facilita o entendimento. Agora, olhando por outro angulo, entendo a duvida de voces que é a minha tambem, mas, NESSE CASO, acho que a questao esta bem clara, e claro também quando diz "independente do nome abreviado".abraçs
  • Juliana seu raciocínio está errado, na questão estão J., José e Jonas, todos começando com J, se tivesse o Z.Santos ele seria o último pois Z vem depois do J na ordem alfabetica,Santos, J.Santos, José dosSantos, Jonas dosSantos, Z.Entendeu.
  • Sobre o comentário acima, esse NÃO é o ponto de análise da questão pois não se fala em sobrenomes compostos pelas palavras Santa, Santo ou São que realmente na regra não se separam.
    E sim SantoS que segue a regra de nomes de pessoa físicas considerando o último sobrenome e depois o prenome,regra já exaustivamente explicada pelos outros colegas.

    Nesse sentido, se tivéssemos os nomes:

    João Domingos Santos - SANTOS, João Domingos (regra da questão)

    João São Domingos - SÃO DOMINGOS, João (regra de sobrenomes compostos pelas palavras Santa, Santo ou São)
    João Santa Fé - SANTA FÉ, João


    Portanto, coisas diferentes e que já foram cobradas em questões anteriores como pegadinha!!