SóProvas


ID
1342747
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma infecção por fungo comum na cavidade oral em pacientes infectados por HIV é a:

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra "E"

    Alguns estudos apontam para uma relação entre a colonização gengival por espécies de Candida e doenças periodontais no paciente HIV, incluindo o eritema linear gengival. A candidíase é a afecção oral mais comum nos pacientes com HIV/AIDS. As três apresentações mais comuns da candidíase na cavidade oral de pacientes infectados pelo HIV são a pseudomembranosa, a eritematosa e a queilite angular.

  • Tricomoníase - é uma infecção na vagina ou trato genital masculino causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis

    Ancilostomose - também conhecida popularmente como “amarelão", esta é uma doença provocada por parasitas nematódeos da espécie Ancylostoma duodenale e Necator americanus

    Filariose - A filariose ou elefantíase é a doença causada pelos parasitas nemátodes Wuchereria bancroftiBrugia malayi e Brugia timori.

    Toxoplasmose -  Trata-se de doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii

    Candidíase - A candidíase oral, chamada popularmente de sapinho, é uma infecção da orofaringe provocada pelo fungo Candida albicans.  A candidíase é a infecção mais comum em pacientes com imunodepressão pelo HIV. O sintoma mais comum de candidíase orofaríngea é o aparecimento de placas removíveis esbranquiçadas na mucosa. Pode-se apresentar também como queilite angular ou pápulas eritematosas na mucosa.

    Resposta E

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos. Brasília, 2013.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.

  • GABARITO E.

    A complicação médica mais importante na cavidade oral de um paciente HIV-positivo é representada pela candidíase oral.


    Apesar de ser possível comprovar lesões provocadas pela infecçãopor Candida na cavidade oral de até 75% dos pacientes aidéticos, somente a candidíase esofágica pertence ao grupo das infeções oportunistas que são consideradas pelo CDC como altamente sugestivas de AIDS.


    Candida albicans representa, no paciente imunodeprimido, uma grave ameaça de seu estado geral; a extensão da candidíase oral para regiões mais profundas do trato gastrintestinal pode ter conseqüências desastrosas.