Reação Adversa é qualquer resposta ao uso de um medicamento que seja nociva e não intencional, e que ocorre nas doses normalmente usadas em seres humanos. Qualquer efeito prejudicial ou indesejado que se apresente após a administração de doses de medicamentos, normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de uma enfermidade.
Efeito reverso - não é um termo utilizado na administração de medicamentos.
Erro terapêutico simples – erro terapêutico se refere ao erro em qualquer etapa da administração de medicação, seja na prescrição, na dispensa, na administração, etc.
Farmacocinética - é o estudo do destino dos fármacos no organismo após sua administração. Abrange os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Ou seja, a movimentação dos fármacos pelos diferentes sítios orgânicos.
Reação cruzada - se refere à habilidade de um sítio de combinação de anticorpo em particular de reagir com mais de um determinante antigênico ou a habilidade de uma população de moléculas de anticorpos de reagir com mais de um antígeno. Resposta A Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.