-
A política econômica que será a mais eficaz será a mais inclinada (mais vertical). Assim, se a IS for mais inclinada que a LM, a política fiscal será mais eficaz. Se a LM for mais inclinada que a IS, a política monetária será mais eficaz.
A questão perguntou acerca da elasticidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros. Então:
Repare, pelo quadro acima, que quanto maior a sensibilidade da demanda por moeda aos juros, menos inclinada é a LM. Se a LM é menos inclinada, menos eficaz será a política monetária. Logo, se a política monetária é menos eficaz, isso significa que a política fiscal é MAIS eficaz.
Portanto, quanto maior for a elasticidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros, MAIOR será a eficácia de uma política fiscal.
Resposta: E
-
Quanto maior for a elasticidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros, maior será a eficácia de uma política fiscal expansionista.
Quanto maior for a sensibilidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros, maior será o impacto da política fiscal, já que haverá uma pequena elevação nos juros causada pela expansão fiscal, de maneira que não há um efeito muito negativo sobre os investimentos. (Paulo Roberto Ferreira, TEC Concursos)
Pelo contrário, a eficácia da política fiscal será maior quando a elasticidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros for grande (LM menos inclinada). (Celso Natale, Estratégia Concursos)
-
Gab. E
Podemos pensar na armadilha da liquidez, em que a sensibilidade por moeda em relação à taxa de juros é infinita [a curva LM é uma reta horizontal] e o efeito da política fiscal é plena.
-
GAB: ERRADO
Complementando!
Fonte: Prof. Celso Natale
Pelo contrário, a eficácia da política fiscal será maior quando a elasticidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros for grande (LM menos inclinada).
===
CURVA LM
A curva LM irá nos mostrar os pontos nos quais a renda e a taxa de juros proporcionam equilíbrio para o mercado monetário.
Quanto maior for a renda, maior precisará ser a taxa de juros para manter o mercado monetário em equilíbrio. Essa relação positiva entre as variáveis determina que a curva LM tenha inclinação positiva
OBS.: a política monetária expansiva, também chamada de afrouxamento monetário, tem por resultado o deslocamento da curva LM para a direita. A política monetária restritiva, também chamada de aperto monetário, tem o efeito inverso: deslocamento da curva LM para a esquerda.
===
O modelo IS-LM serve também para avaliar a eficácia das políticas monetária e fiscal.
Recordemos que o modelo nos mostra os níveis de juros e renda que equilibram, simultaneamente, o mercado real (bens e serviços) e o mercado monetário. Esse equilíbrio é visível graficamente no ponto onde a curva IS cruza a curva LM.
===
O objetivo de uma política fiscal expansionista é aumentar a renda/produto agregado (a) via aumento dos gastos públicos (↑G). Contudo, isso tende a elevar a demanda por moeda, o que por sua vez aumenta a taxa de juros. Com juros maiores, as empresas tendem a diminuir seus gastos (↓I), posto que fica mais caro captar dinheiro e mais interessante aplicar o dinheiro em títulos. Por fim, há queda na renda/produto agregado (a), por causa da queda nos gastos das empresas.
===
PRA AJUDAR:
Q513581 ➜ Em uma economia fechada que apresente desemprego de mão de obra no curto prazo e onde os preços podem ser considerados rígidos, o efeito mais provável de uma política fiscal expansiva é o crescimento do produto e da taxa de juros. (CERTO)
- política fiscal expansiva: aumenta o emprego, aumenta a renda e aumenta o juros internos
- política monetária expansiva: aumenta o emprego, aumenta a renda e reduz o juros internos
- OBS.: A política fiscal expansiva desloca a curva IS para a direita