- ID
- 48226
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- SFE
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Economia
- Assuntos
Traçada no gráfico entre a taxa de desemprego (eixo horizontal) e a taxa de inflação (eixo vertical), a posição da Curva de Phillips de longo prazo
Traçada no gráfico entre a taxa de desemprego (eixo horizontal) e a taxa de inflação (eixo vertical), a posição da Curva de Phillips de longo prazo
Os economistas utilizam, com muita frequência, construções teóricas com o objetivo de analisar situações reais e dinâmicas, com simplicidade. Longo prazo x curto prazo, produto potencial e taxa natural de desemprego são alguns exemplos. Nesse contexto, analise as proposições abaixo.
I - O produto potencial corresponde ao potencial de produto de uma economia, dadas suas instituições sociais, a disponibilidade de recursos produtivos e a tecnologia; por isso, produto potencial corresponde ao conceito de curva de possibilidades de produção.
II - Além dos mercados de bens e serviços, de recursos produtivos, de ativos financeiros e de moeda estrangeira (câmbio) usados na caracterização do modelo de demanda e oferta agregadas, os economistas utilizam o conceito de produto potencial para caracterizar a oferta agregada de longo prazo.
III - A Curva de Phillips, originariamente percebida como uma regularidade estatística, pode ser interpretada como a oferta agregada de curto prazo, enquanto que sua versão de longo prazo à la Friedman-Phelps pode ser interpretada como oferta agregada de longo prazo.
Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões)
A respeito da curva de Phillips, considere as afirmativas a seguir:
I. Ela explicita o trade-off entre inflação e desemprego.
II. Ela representa combinações de inflação e desemprego que surgem no curto prazo à medida que deslocamentos da curva de demanda agregada movem a economia ao longo da curva de oferta de curto prazo.
III. Ela mostra que, a longo prazo, não há trade-off entre inflação e desemprego.
Assinale:
A macroeconomia analisa o comportamento dos grandes
agregados econômicos. Considerando essa teoria, julgue os itens
que se seguem.
Um choque de oferta decorrente, por exemplo, do aumento do preço do petróleo no mercado internacional provoca deslocamento ao longo da curva de Phillips e aumenta tanto o emprego como a taxa de inflação.
A Curva de Phillips expressa o conflito existente no curto prazo entre dois objetivos de política econômica. São eles:
Se os preços e os salários forem flexíveis, a curva de Phillips com expectativas racionais será
Sobre tipos e teorias da inflação, é correto afirmar:
Acerca dos conceitos básicos da macroeconomia, do modelo IS/LM
e da curva de Phillips, julgue os itens seguintes.
A curva de Phillips é uma forma conveniente de representar a oferta agregada, pois, subtraindo em ambos os lados o nível de preços do ano anterior e, posteriormente, aplicando a lei de Okun e um choque de oferta, obtém-se a expressão π = πe - β(u - un) + ε , uma das formas da curva de Phillips.
O gráfico da curva de Phillips de longo prazo, com a taxa de desemprego na abscissa e a taxa de inflação na ordenada, é vertical porque a
A questão refere-se a Microeconomia e Macroeconomia.
Leia atentamente as informações abaixo a respeito dos ciclos e da curva de Phillips e assinale a alternativa correta.
I. Problemas expectacionais determinam os ciclos para novos clássicos e para os monetaristas.
II. Choques de produtividade explicamos ciclos para os adeptos da teoria dos ciclos reais.
III. Na curva de Phillips expandida pelas expectativas poderá haver inflação positiva mesmo quando o produto corrente for menor que o produto potencial.
Considere as seguintes afirmações:
I. A Curva de Phillips expressa uma relação positiva de longo prazo entre inflação e desemprego, a qual decorre da falta de inovação tecnológica nas economias subdesenvolvidas.
II. A rigidez de salários nominais é uma das hipóteses adotadas na construção do modelo de oferta agregada de curto prazo cuja inclinação é positiva.
III. Se considerarmos uma economia com curva de oferta agregada perfeitamente elástica em relação ao nível de preços, uma elevação dos gastos do governo não alterará o nível geral de preços.
IV. Se a oferta agregada de uma economia tem elasticidade positiva e finita em relação ao nível de preços, as políticas fiscal e monetária são ineficientes para elevar o produto de curto prazo da economia caso haja desemprego involuntário de mão de obra.
Está correto o que se afirma APENAS em
A respeito de macroeconomia, julgue os itens subsequentes.
Segundo a curva de Phillips, no curto prazo, a inflação e a taxa de desemprego estão relacionadas positivamente.
Acerca das relações entre o nível de atividade econômica e o mercado de trabalho, assinale a opção correta.
É correto afirmar que a Curva de Philips
No tocante ao mercado de trabalho, assinale a opção correta.
Acerca da teoria macroeconômica, julgue os itens subsequentes.
Conforme a curva de Phillips aumentada de expectativas, se a taxa de inflação é igual à taxa de inflação esperada, o desemprego é nulo.
A curva de Phillips aceleracionista, proposta pelos economistas Milton Friedman e Edmund Phelps, propõe que, a longo prazo, a taxa esperada de inflação e a taxa real de inflação são iguais, e a curva de Phillips se torna uma reta vertical.
Nessas condições, a taxa real de desemprego é igual à taxa natural de desemprego, contanto que a(o)
Considere:
I. No modelo de curva de Phillips com expectativas adaptativas, o efeito de um choque exógeno de oferta sobre a taxa de inflação em um determinado ano é repassado para a inflação esperada futura.
II. Se o país não tiver restrição alguma ao movimento de capitais internacionais e adotar o regime de taxas flutuantes de câmbio, o efeito provável de uma política monetária expansiva será uma valorização da moeda nacional.
III. O efeito de uma âncora cambial sobre a taxa de inflação é diminuído em virtude da existência de bens não comercializáveis (non tradables) na economia.
IV. Para se obter de forma aproximada a variação da taxa de câmbio real brasileira, é necessário calcular a variação da taxa de câmbio nominal menos a diferença entre a taxa de inflação interna e a taxa de inflação externa.
Está correto o que se afirma APENAS em
Com base no modelo de Tiebout, é correto afirmar que:
Ao comparar taxas de inflação e taxas de d e s emp r e g o , notam- s e determinadas características, a saber: a inflação será positiva se o desemprego estiver abaixo da taxa natural de desemprego (taxa de desemprego compatível com o pleno emprego); a inflação será zero, se a taxa de desemprego for igual à taxa natural e haverá deflação se o desemprego estiver acima da taxa natural de desemprego. Essas afirmações, que mostram uma relação inversa entre inflação e desemprego, referem-se à:
Julgue os itens a seguir, relativos à economia monetária.
Na curva de Phillips com expectativas adaptativas, a inflação reage aos desvios da taxa efetiva de desemprego em relação à taxa natural de desemprego, aos choques de oferta e ao componente de inflação esperada
Utilizando os conceitos básicos da análise macroeconômica, essenciais à compreensão dos grandes agregados econômicos, julgue os itens que se seguem.
A redução das expectativas inflacionárias, no Brasil, desloca a curva de Phillips de curto prazo, para cima e para a direita.
A Curva de Phillips constata a existência de uma relação entre taxas de inflação e desemprego com as características:
Julgue os itens a seguir, com relação aos fundamentos macroeconômicos.
A curva de Phillips é uma forma alternativa de representar e analisar a curva de oferta agregada.
De acordo com Lopes & Rosseti (2009), Friedman mostrou que, no longo prazo, a curva de Phillips tende
De acordo com Gremaud et al. (2011), caso os empresários mantivessem seus investimentos constantes, a decisão da coletividade em poupar uma parcela maior da renda, gerando, por conseguinte, uma redução no nível de renda seria denominada de
Dentre as afirmativas abaixo sobre a Curva de Phillips (CP) e formação de expectativas, assinale a opção correta.
No que diz respeito ao modelo IS-LM e à curva de Phillips, julgue o item a seguir.
Quanto maior for a elasticidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros, menor será a eficácia de uma política fiscal expansionista.
Julgue o item seguinte, relativo à macroeconomia.
Para Friedman e Phelps, inflação e desemprego não têm relação no longo prazo, o que demonstra que a curva de Phillips é perfeitamente inelástica e que políticas monetárias não são efetivas no longo prazo.
Considere uma Curva de Phillips de curto prazo, expandida pelas expectativas dadas pela seguinte equação:
π = πE - β (u - u*) + ε
Onde:
π= taxa de inflação
πE = taxa de inflação esperada pelos agentes econômicos
u = taxa de desemprego
u* = taxa natural de desemprego da economia
ε = choque de oferta
β = parâmetro positivo
Em relação a essa formulação, é correto afirmar que
Assuma uma curva de Phillips derivada em uma curva de oferta baseada em preços passados, desconsiderando a influência das expectativas (inflação esperada nula).
Um choque climático, que afete negativamente a safra agrícola, gera
Analise as seguintes afirmativas:
I. No curto prazo, com rigidez de preços, os deslocamentos na demanda agregada causam somente flutuações nos preços.
II. A curva de Phillips representa o trade-off entre inflação e desemprego.
III. No longo prazo, os deslocamentos da demanda agregada afetam a produção, mas não o nível geral de preços.
Assinale
Considere a Curva de Phillips dada pela seguinte equação:
π = πe - ϵ (u – u*)
em que π = taxa de inflação corrente, πe = taxa esperada de inflação, ϵ uma constante positiva, u = taxa de desemprego efetiva e u* = taxa natural de desemprego.
Considerando que πe = φπt-1, sendo φ uma constante positiva, é correto afirmar que
Tendo como referência a clássica relação entre inflação e desemprego e os principais resultados derivados do modelo de oferta e demanda agregadas, julgue o item subsequente.
Se a curva de Phillips for vertical no longo prazo, o ajuste fiscal gerará como consequência redução do produto e do nível de preços.
A curva de Phillips representa a relação entre a taxa de variação do salário nominal em relação à taxa esperada de inflação e a taxa de desemprego com relação à taxa natural. A alternativa entre inflação e desemprego depende de como são formadas as expectativas. Um dos principais conceitos no estudo das expectativas de inflação anuncia que: Manter o desemprego abaixo da taxa natural, significa aceitar taxas sempre crescentes de inflação. Esta afirmação está atrelada aos conceitos de expectivas
A curva de Phillips, juntamente às hipóteses de que a produção é proporcional ao emprego e de que o preço é proporcional aos custos, implica uma curva de oferta positivamente inclinada que se desloca ao longo do tempo. Então, é correto afirmar que um deslocamento positivo na curva de demanda agregada:
A curva de Phillips de longo prazo é vertical porque
Em relação à curva de Phillips, analise as afirmativas.
I - No curto prazo, há um trade off entre inflação e desemprego.
II - Com expectativas racionais, a política monetária de surpresa afeta o produto e, portanto, o emprego.
III - A curva de Phillips demonstra que só é possível manter o desemprego abaixo da taxa natural com taxas de inflações cada vez maiores.
IV - A curva de Phillips de longo prazo é horizontal.
Estão corretas as afirmativas
Em relação à Teoria Macroeconômica, analise as afirmativas.
I - Para a economia novo-clássica, a Curva de Phillips com expectativas racionais permite a adoção de uma regra de emissão de moeda de forma a promover o crescimento do produto.
II - No longo prazo, políticas monetárias expansionistas sistemáticas geram uma curva de Phillips vertical, indicando que tal política não é eficaz em aumentar o produto, causando somente inflação.
III - Para o modelo de ciclos reais de negócios, as flutuações econômicas são geradas por fatores relacionados à oferta agregada.
IV - Os modelos de custo de menu e de salário de eficiência são capazes de explicar a rigidez salarial, enquanto a rigidez de preços ocorre devido à oligopolização.
Estão corretas as afirmativas
Julgue (C ou E) o item subsecutivo, referente a mercado de trabalho.
A curva de Phillips descreve a relação direta entre maior taxa
de desemprego e maior taxa de variação dos salários nominais.
Com relação a agregados monetários, modelo IS-LM, políticas fiscal e monetária e mercado de trabalho, julgue o item.
De acordo com a curva de Phillips, quanto maior a demanda
agregada por bens e serviços, maior será a produção de uma
economia e, consequentemente, maior será o nível de preços.
A versão aceleracionista na Curva de Phillips
Quando os agentes econômicos formam expectativas
racionais para determinação de seu comportamento,
observa-se graficamente que a Curva de Phillips de
longo prazo com taxa desemprego na abscissa e
inflação na ordenada será ___________ .
Considerando os determinantes do crescimento econômico e a experiência recente do Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir.
A hipótese de neutralidade da moeda é compatível com uma
curva de Phillips vertical, em que tanto expansões fiscais
quanto monetárias são incapazes de afetar o nível de produto.
Julgue o item subsequente, acerca da curva de Phillips, de expectativas racionais, salários e ciclos reais de negócios.
O problema da rigidez dos salários é bem conhecido, e
algumas razões dessa rigidez são levantadas para indicar o
motivo pelo qual os salários não se ajustam rapidamente para
manter o equilíbrio no mercado de trabalho; essas razões,
citadas pela teoria keynesiana, incluem o interesse pelo salário
relativo e a sindicalização do mercado de trabalho.
Julgue o item subsequente, acerca da curva de Phillips, de expectativas racionais, salários e ciclos reais de negócios.
Julgue o item subsequente, acerca da curva de Phillips, de expectativas racionais, salários e ciclos reais de negócios.
A curva de Phillips baseou-se no que Friedman chamou de
doutrina-padrão: elevação da renda leva a aumento do produto
e do emprego. Essa curva relaciona inflação e emprego: taxas
baixas de emprego podem ser obtidas com taxas mais altas de
inflação.
Julgue o item subsequente, acerca da curva de Phillips, de expectativas racionais, salários e ciclos reais de negócios.
Os economistas keynesianos criticam a teoria das expectativas
racionais: eles não acreditam que os indivíduos sejam capazes
de utilizar as informações disponíveis de forma racional nem
que os formuladores de políticas possam projetar as mudanças
na demanda agregada de forma sensata.
Acerca dos conceitos de teoria econômica, julgue o item subsequente.
Considerando a relação representada pela curva de Phillips, no
curto prazo, supondo uma taxa natural de desemprego de
12,4% e uma taxa de inércia inflacionária de 10%, se o produto
reduzir a taxa de desemprego abaixo da sua taxa natural, a
consequência será uma redução da taxa de inflação para 4%,
como ocorre atualmente no Brasil.
Em relação à Curva de Phillips, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Se a hipótese de expectativas adaptativas é válida, e a velocidade de correção das expectativas é igual à unidade, então o melhor previsor da inflação futura pelos agentes é a inflação passada.
( ) No caso de expectativas adaptativas, se o governo mantiver a taxa de desemprego abaixo do seu nível natural por muito tempo, ocasionará taxas crescentes de inflação.
( ) No caso de expectativas racionais, no caso da taxa de desemprego ser igual ao seu nível natural, o produto não se desviará do seu potencial.
As afirmativas são, respectivamente,
Considere o seguinte comentário do economista Bradford DeLong:
Desde a década de 1970, os economistas mantiveram uma convicção de que a Curva de Phillips tem uma inclinação significativa, o que significa que os preços reagem violentamente a variações da demanda. De acordo com essa visão, aumentos relativamente pequenos na demanda agregada, superiores a níveis compatíveis com o pleno-emprego, têm impacto significativo não apenas sobre a inflação como também sobre as expectativas de inflação. Um período de rápida aceleração da inflação no passado recente leva as pessoas a acreditar que a inflação aumentará no futuro também.
DELONG, J. Bradford. Por que a baixa infl ação não surpreende. Valor Econômico, São Paulo, p. A9, 04 jan. 2018.
O comentário faz referência à interpretação da Curva de
Phillips consoante com a hipótese de
Considerando que determinada taxa de emprego esteja abaixo de sua taxa natural e que a economia esteja em um nível de sobre-emprego, julgue o próximo item.
A curva de Phillips estabelece um trade-off entre:
Se os agentes econômicos de um país tiverem expectativas totalmente racionais, então
A respeito da Curva de Phillips e da oferta agregada, analise as assertivas abaixo.
I. Quando os preços são rígidos, a oferta agregada não é positivamente inclinada.
II. Na ausência de assimetrias de informação, a curva de oferta agregada de curto prazo torna-se mais inclinada na medida em que os salários ajustam-se mais rapidamente a variações no desemprego.
III. No longo prazo, a possibilidade de que políticas ativas de administração da demanda sejam utilizadas para reduzir a taxa de desemprego, trazendo-a para um nível inferior à taxa natural, independe do formato da Curva de Phillips, afinal, no modelo original da curva, o trade off entre inflação e desemprego é permanente.
IV. Se os salários nominais fossem mais flexíveis, uma política monetária expansionista seria mais eficaz em reduzir a taxa de desemprego.
V. A redução da tributação em uma Curva de Phillips negativamente inclinada expande a demanda agregada, reduz o desemprego, mas eleva a taxa de inflação.
É correto o que se afirma em
Em relação ao modelo macroeconômico da curva de Phillips, considere as afirmativas a seguir.
I. No longo prazo, o desemprego retorna à sua taxa natural, de modo que a curva de Phillips seja vertical.
II. Quanto maior a frequência dos reajustes de preços e dos salários diante de choques de demanda, mais vertical tende a ser a curva de Phillips, segundo os novos keynesianos.
III. No caso de curva de Phillips vertical, a aplicação de uma política monetária para reduzir o nível de emprego é ineficaz, mas terá como resultado maior inflação.
IV. No modelo aceleracionista da curva de Phillips, dadas as expectativas adaptativas, na ocorrência de aceleração inflacionária somente haverá um trade off entre inflação e desemprego no longo prazo.
Assinale a alternativa correta.
Com relação à taxa natural de desemprego e ao trade-off entre inflação e desemprego, analise as proposições.
I. Na primeira versão da Curva de Phillips os agentes econômicos tinham uma expectativa de inflação futura maior que zero (πe>0).
II. A Taxa Natural de Desemprego pode ser chamada de taxa de desemprego não elevadora da inflação.
III. Solow e Samuelson (1960) propuseram uma versão da Curva de Phillips Aumentada pelas Expectativas e assumiram que a expectativa de inflação futura era maior que zero (πe>0).
IV. Friedman, (1968) apontou falhas na relação de Phillips, o que pode ser verificado na década de 70 em que os fixadores de salários alteram a maneira de formar suas expectativas, pois as taxas de inflação após 1960 passaram a permanecer em patamares positivos.
V. Na primeira versão da Curva de Phillips os fixadores de salários tinham uma expectativa de inflação futura igual a zero (πe=0).
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que melhor completa as lacunas.
A Curva de Philips mostra, no curto prazo, uma relação
inversamente proporcional entre as taxas de
desemprego e inflação. No longo prazo essa relação
__________, haja vista que a taxa de desemprego é
_____________ da inflação.