Os adolescentes e jovens são considerados pessoas saudáveis, e muitas vezes não têm a necessária atenção à saúde, a não ser nas questões de saúde reprodutiva. Porém, deve-se trabalhar em outros contextos como promoção da saúde; prevenção aos agravos e enfermidades resultantes do uso abusivo de álcool e de outras drogas e dos problemas resultantes das violências; na prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, entre outros
É preciso ressaltar que são esses mesmos jovens os que estão expostos às mais elevadas taxas de mortalidade por causas externas. E, além disso, é a fecundidade das mulheres nessa faixa etária que, atualmente, mais tem contribuído para o nível geral prevalecente no Brasil. De início, basta citar a necessidade de acesso a serviços de saúde que os acolham em suas necessidades e demandas específicas e que sejam eficazes na integralidade da atenção à saúde.
Resposta CERTO
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem. Brasília : Ministério da Saúde, 2010.