SóProvas


ID
1344106
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Existe uma pequena chance de supervulcões (e não asteroides, como alguns pensam) terem acabado com os dinossauros, milhões de anos atrás, com sua lava e a sua fumaça tóxica. Então, como não conseguiriam destruir a nós, meros humanos?

Hoje, existem cerca de cinco supervulcões no mundo. Um dos menores consegue alcançar 240 mil km cúbi- cos (quase a Itália inteira) só com a lava. A fumaça alcançaria mais. Juntos, os cinco conseguiriam torrar uma grande parcela da população mundial, e ainda espalhariam fumaça letal aos montes. Isso sem falar que a fumaça ainda iria cobrir o céu da Terra por muito tempo, impedindo o sol de chegar às matas, matando tudo à nossa volta.”

Victor Bianchin: Adapt. de 6 maneiras como o mundo pode realmente acabar no futuro. In: Mundo estranho. São Paulo: Abril, 21 dez. 2012.


OBS: Os números entre os parênteses  nas questões  indicam o parágrafo em que se encontram os fragmentos apresentados.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra e!
    O primeiro emprego do sinal é obrigatório; basta substituir por: "impedindo o sol de chegaraos riachos"; Quanto ao segundo caso, segue explicação:

    "De acordo com a norma padrão, é facultativo o emprego da crase antes dos pronomes possessivos, uma vez é facultativo o artigo antes de tais pronomes".
    ex.: Ela se referiu a minha opinião; Ela se referiu à minha opinião. Mas Atenção: "Os pronomes até aqui empregados são chamados de possessivos adjetivos, pois acompanham um substantivo. Quando não acompanham um substantivo (chamados de possessivos substantivos), a crase é obrigatória":

    ex.: Ela se referiu a minha opinião e não à sua.
    Fonte: http://portuguesdidatico.blogspot.com.br/2013/05/a-crase-antes-dos-pronomes-possessivos_19.html
  • A - ERRADA, não se trata e vocativo e sim de aposto. Vejamos:


    Vocativo É o termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético.  Por seu caráter, geralmente se relaciona à segunda pessoa do discurso. Veja os exemplos:

    Não fale tão alto, Rita!
     http://www.brasilescola.com/gramatica/aposto-vocativo.htm.

    B - ERRADA : 

     Linguagem literária: pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas. Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação. A Literatura deve ser compreendida como arte e, como tal, não possui compromisso com a objetividade e com a transparência na emissão de ideias. A linguagem literária faz da linguagem um objeto estético, e não meramente linguístico, ao qual podemos inferir significados de acordo com nossas singularidades e perspectivas. É comum na linguagem literária o emprego da conotação, de figuras de linguageme figuras de construção, além da subversão à gramática normativa.

     Linguagem não literária: pode ser encontrada em notícias, artigos jornalísticos, textos didáticos, verbetes de dicionários e enciclopédias, propagandas publicitárias, textos científicos, receitas culinárias, manuais, entre outros gêneros textuais que privilegiem o emprego de uma linguagem objetiva, clara e concisa. Considerados esses aspectos, a informação será repassada de maneira a evitar possíveis entraves para a compreensão da mensagem. No discurso não literário, as convenções prescritas na gramática normativa são adotadas.A linguagem nada mais é do que a expressão do pensamento por meio de palavras, sinais visuais ou fonéticos, através dos quais conseguimos estabelecer a comunicação. Compreender os aspectos presentes em cada uma das linguagens é fundamental para a melhor compreensão dos diferentes tipos de discurso que produzimos e aos quais estamos expostos em diferentes situações comunicacionais.

    Fonte: http://www.brasilescola.com/literatura/linguagem-literaria-naoliteraria.htm

    C- ERRADA.

    O termo "ISSO, SEM FALAR" não está se referindo a "um dos menores vulcões, que “consegue alcançar 240 mil km cúbicos”.  Mas sim, a informação de que "Juntos, os cinco conseguiriam torrar uma grande parcela da população mundial, e ainda espalhariam fumaça letal aos montes".

    D - ERRADA

    O texto não disse que foi a lava de fumaça que acabou com os dinossauros, mas diz que há uma pequena chance de ter sido isso.

    E - CERTA

    Conforme a explicação de WIL., abaixo.