SóProvas


ID
1344322
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social, no âmbito institucional, tem possibilidades de elaboração de um projeto que se manifesta:

Alternativas
Comentários
  • Como documento técnico deve expressar as razões que justificam a ação – o que exige uma leitura acurada da realidade em que se situa, abordando as particularidades do real que se articulam e imprimem um nexo ao movimento do próprio real. Compreende uma caracterização da realidade em seus aspectos objetivos, elucidando e apontando tendências que levam a uma justificativa da proposição e realização da ação interventiva. 


    Fonte: Mioto,2009

  • A questão foi construída tendo por base o texto de Nogueira e Mioto que trata especificamente sobre Sistematização, Planejamento e Avaliação das Ações dos Assistentes Sociais no Campo da Saúde. Em se tratando deste assunto, A FUNCAB, quando realiza concursos para áres de saúde, tem utilizado este texto como base.

     

    "O projeto profissional acompanha e influi no movimento da realidade, contribuindo para a mudança pretendida. Implica um procedimento lógico que assegura racionalidade e coerência à ação, garantindo seu êxito. Sobressai, também, como instrumento auxiliar da ação, permitindo seu acompanhamento e ainda uma pré-avaliação, isto é, uma avaliação ex-ante dos resultados de um investimento ou serviço. Como documento técnico deve expressar as razões que justificam a ação – o que exige uma leitura acurada da realidade em que se situa, abordando as particularidades do real que se articulam e imprimem um nexo ao movimento do próprio real. Compreende uma caracterização da realidade em seus aspectos objetivos, elucidando e apontando tendências que levam a uma justificativa da proposição e realização da ação interventiva. O projeto não é um documento com facies teórica, mas pautado na realidade, nas situações reais de existência. Obviamente, análises explicativas sobre o fenômeno estudado são necessárias como instrumentos para apreensão do mesmo e portanto, proporcionando maior pertinência na escolha de alternativas de ação. O projeto expressa, ainda, o detalhamento das ações e atividades que se pretende realizar para atingir os objetivos, incluindo a definição de responsabilidades. Usualmente chamadas de metas, são as decisões detalhando os objetivos em termos de estratégias, táticas, ações/atividades, procedimentos, etc. O projeto consiste no elo entre os objetivos definidos e a realidade, entre a possibilidade de ação e a execução sobre as variáveis que se pretende alterar. É o que possibilita o controle da atuação durante seu intercurso e a sua avaliação posterior. Permite apontar, na área da saúde, as transformações ocorridas em termos de expansão da rede, incorporação dos aspectos sociais, qualificação do atendimento e melhoria dos indicadores sanitários." (p.19-20)

     

     

    Fonte: http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-6.pdf

  • O Serviço Social tem possibilidades de elaboração de um projeto que se manifesta:

     - como um documento técnico que deve expressar as razões que justificam a ação e que levam a uma justificativa da proposição e da realização da ação interventiva.