SóProvas


ID
13444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A gestão de documentos compreende um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos, em fases corrente e intermediária, visando à eliminação ou ao recolhimento para guarda permanente. Acerca desse assunto, julgue os itens que seguem.

A produção de documentos corresponde ao momento da elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão ou setor.

Alternativas
Comentários
  • Produção de documentos: refere-se ao ato de elaborar
    documentos em razão das atividades específicas de uma
    Área ou Setor. Nesta fase, deve-se otimizar a criação de
    documentos, evitando-se a produção daqueles não
    essenciais, diminuindo o volume a ser manuseado,
    controlado, armazenado e eliminado, garantindo, assim, o
    uso adequado dos recursos de reprografia e de automação.
  • destinação .
    1ª Fase (Produção)
    Refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão ou setor. Nesta fase deve-se otimizar a criação de documentos, evitando-se a produção daqueles não essenciais, diminuindo o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado, garantindo assim o uso adequado dos recursos de reprografia e de automação. Recomenda-se, nesta fase, evitar a reprodução desnecessária de documentos, pois o acúmulo desordenado de papéis implicará em maior dificuldade do controle das informações no arquivo .
    2ª Fase (Utilização)
    Refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim como sua guarda após cessar seu trâmite.
    Esta fase envolve métodos de controle relacionados às atividades de protocolo e às técnicas específicas para classificação, organização e elaboração de instrumentos de recuperação da informação. O arquivamento também será controlado nesta etapa. Desenvolve-se, também, a gestão de arquivos correntes e intermediários e a implantação de sistemas de arquivo e de recuperação da informação.
    3ª Fase (Avaliação e Destinação)
    Envolve as atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos, ou seja, implica decidir quais os documentos a serem eliminados e quais serão preservados permanentemente.
  • Fases básicas da gestão de documentos: 

    Produção: Os documentos são criados em razão das atividades específicas de um órgão, evitando que sejam elaborados documentos desnecessários. Com isso, irá diminuir o volume a ser manuseado, facilitando o controle da massa documental.   

    Utilização: está ligada ao fluxo documental. Inclui as atividades de protocolo, expedição, organização e arquivamento em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de acesso à documentação e a recuperação de informações, indispensável ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas.

    Destinação: fase primordial. Irá decidir quais documentos serão eliminados ou preservados permanentemente.  

  • Para os não assinantes:

     

    Gabarito: certo