-
Considerando-se mais detalhadamente as funções do Banco Central do Brasil, a primeira delas é executar a política financeira do governo como a principal autoridade monetária do país. A partir desta atribuição, os mecanismos de atuação da política monetária estabelecida são:
emitir a quantia de papel-moeda necessária às transações econômicas do país;
autorizar o funcionamento das instituições financeiras como os bancos comerciais, múltiplos, a Comissão de Valores Mobiliários, as Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVMs) e as Financeiras, e também fiscalizar suas operações de acordo com a regulamentação estabelecida;
receber os depósitos compulsórios dos bancos comerciais;
realizar operações de compra e venda de títulos públicos federais;
custodiar e administrar as reservas nacionais em ouro e moedas estrangeiras;
controlar o crédito e o capital estrangeiro;
representar o governo brasileiro perante os organismos financeiros internacionais.
http://www2.anhembi.br/html/ead01/economia/lu12/lo2/index.htm
-
Quêê?? Não entendi o erro da questão. Esses são sim os 3 instrumentos principais de política monetária, qual o erro?
-
"Os instrumentos tradicionais de política monetária são a taxa de redesconto, o recolhimento compulsório e as operações de compra e venda de títulos públicos, as quais são destinadas a regular a liquidez geral da economia e condicionam diretamente os meios de pagamento e a taxa de juros."
-
Sinceramente, acredito que o erro da questão seja a palavra DIRETAMENTE, sendo que a atuação dos instrumentos é INDIRETA.
-
"Os instrumentos tradicionais de política monetária são a taxa de redesconto, o recolhimento compulsório e as operações de compra e venda de títulos públicos, as quais (se refere apenas as operações com títulos) são destinadas a regular a liquidez geral da economia e condicionam diretamente o volume de moeda e a taxa de juros."
Certamente é isso, mas confesso que não sei explicar o motivo de não ser diretamente e ser indiretamente. Li o comentário do colega acima e confesso que não entendi.
Meu entendimento: Se tu compra um título, injeta dinheiro na economia. O dinheiro sai do BACEN e cai nas mãos de uma pessoa. Se isso quer dizer indiretamente... Meu raciocínio é "leigo".
-
Gab. E
Estou com Lucas Falcão. Não é diretamente. Por exemplo, a diminuição do compulsório pode levar a um aumento INDIRETO dos meios de pagamentos, uma vez que os bancos comerciais são estimulados a criar moeda num valor múltiplo de injeção monetária inicial.
∑PG = a*[1/ (1 - q)]
- a = valor inicial
- PG = Valor Multiplicado
- q = fração livre do depósitos bancários
Quando BACEN diminui a taxa do compulsório, temos aumento da fração livre do depósito bancário. Com maior fração livre do depósito bancário, os bancos comerciais podem emprestar mais, significando aumento da oferta de oferta e, assim, do volume de moeda.
Desse modo, por depender do comportamento de bancos comerciais — haja vista que a emissão direta não é aconselhável, como veremos a seguir —, o BACEN depende da participação de outros agentes econômicos, como bancos comerciais e até da população geral. Veja essa questão, que ajuda muito a responder:
Ano: 2014 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SUFRAMA Prova: CESPE - 2014 - SUFRAMA - Economista
Com relação às políticas fiscal e monetária do setor público, julgue o item a seguir.
A redução do compulsório por parte do Banco Central do Brasil (BACEN), independentemente do comportamento dos bancos comerciais, amplia a liquidez da economia. Resp.: E
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nada impede, todavia, que o BACEN aumente o volume de pagamento diretamente, por meio da senhoriagem, mas isso pode ser um desastre econômico, conforme se verifica na seguinte questão:
Ano: 2014 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SUFRAMA Prova: CESPE - 2014 - SUFRAMA - Economista
A senhoriagem é uma política limitada em razão do risco de se criar processo inflacionário, embora possa ser utilizada para se financiar o déficit público e se manter constante a relação dívida pública/PIB. Resp.: C