SóProvas


ID
1345447
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Brasil, está sendo utilizado o Protocolo de Manchester em muitos serviços de urgência e emergência. De acordo com esse protocolo, após uma triagem baseada em sintomas, a prioridade de atendimento ao paciente é definida considerando-se a situação de saúde e a classificação do risco.

Assim, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A triagem analisa diversas variáveis que implicam a gravidade do paciente: intensidade das dores, sinais vitais, sintomas, glicemia, quadro clínico entre outros indicadores que irão variar de acordo com a instituição. A seguir apresentamos a escala de cores mais utilizada e as características de cada uma na hora do atendimento.

    Vermelho (emergência): neste caso o paciente necessita de atendimento imediato.

    Laranja (muito urgente): o paciente necessita de atendimento o mais rápido possível.

    Amarelo (urgente): neste caso o paciente necessita de avaliação, o caso não é considerado emergência, e o paciente já têm condições de aguardar o atendimento.

    Verde (pouco urgente): Casos pouco graves, que podem inclusive serem tratados ambulatorialmente.

    Azul (não urgente): Casos de baixa complexidade, o paciente deve ser tratado ambulatorialmente.

  • Gabarito: Letra B.

    Complementando

    Um excelente mnemônico para facilitar no entendimento à Classificação de Manchester:

    MNEMÔNICO =VLAVA onde cada sigla corresponde as cores da classificação e em ordem de prioridade.

     

    Complementando

    Classificação de risco de acordo com protocolo de Manchester:

    Vermelho: Emergencia - risco de morte - imediato

    Laranja: Muito urgente - até 10 min

    Amarelo: Urgente - até 1h (60 min)

    Verde: Pouco urgente - até 2h (120 min)

    Azul: Não urgente - até 4 h ( 240 min)

  • Cor Vermelho:  - emergência, necessitam de atendimento imediato. Exemplo: parada cardiorrespiratória, infarto agudo do miocárdio, choque hipovolêmico.

    Cor Laranja - muito urgente, o paciente precisa de atendimento o mais rápido possível. Exemplo: cefaleia intensa de início súbito ou rapidamente progressiva, hemorragia moderada sem sinais de choque ou instabilidade hemodinâmica, crise hipertensiva.       

    Cor Amarelo – urgente, o paciente precisa de avaliação. Não é considerada uma emergência, já que possui condições clínicas de aguardar. Exemplo: Politraumatizado sem alterações de sinais vitais, Vômito intenso, dispneia moderada, corpo estranho no olho.

    Cor Verdes - pouco urgente, é caso menos grave, que exige atendimento medico, mas pode ser assistido no consultório medico ambulatorialmente.  Exemplo: Náusea e tontura, torcicolo.

    Cor azul – não urgente. É o caso de menor complexidade e sem problemas recentes. Pacientes de baixa complexidade, atendidos de acordo com o horário de chegada. Exemplo: Queixas crônicas sem alterações agudas, troca de sondas.

    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_acolhimento_classificacao_risco.pdf

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: acolhimento com avaliação e classificação de risco: um paradigma ético-estético no fazer em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.


  • Essa questão é um misto de Critérios de classificação com a descrição e cores.

    Sobre os critérios (que vemos menos) veja - São palavras-chave:

    Vermelho: Comprometimento de vias aéreas, respiração inadequada e choque (ex: hemorragia enxanguinante), conulsão, criança irresponsiva.

    Laranja: Dor intensa (ex: Dor cardíaca) e moderada, Hemorragia maior incontrolável, alteração da consciência, Dispneia intensa, Criança febril, pulso anormal.

    Amarelo: Dor pleurística, história cardíaca, vômito persistente, Hemorragia menor incontrolável, história de incosnciência, adulto febril.

    Verde e Azul: Dor leve, Vômito, febre baixa, problema recente.

  • Para não assinantes resposta correta letra B