SóProvas


ID
1345663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Acerca da criação, composição, competências e diretrizes relativas à ANS, julgue o  item  subsecutivo.

O prazo de mandato dos dirigentes da ANS, que são indicados e nomeados pelo presidente da República, é de até três anos, sendo admitida uma única recondução.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO A LEI 9961/2000

    Art. 6oA gestão da ANS será exercida pela Diretoria Colegiada, composta por até cinco Diretores, sendo um deles o seu Diretor-Presidente.

    Parágrafo único. Os Diretores serão brasileiros, indicados e nomeados pelo Presidente da República após aprovação prévia pelo Senado Federal, nos termos do art. 52, III, "f", da Constituição Federal, para cumprimento de mandato de três anos, admitida uma única recondução.

  • Conforme dispõe o art. 6° da Lei no 9.961/00, a gestão da Agência Nacional de Saúde - ANS será exercida pela Diretoria Colegiada, composta por até cinco Diretores, sendo um deles o seu Diretor-Presidente.

    Nos termos do parágrafo único desse artigo, os Diretores serão brasileiros, indicados e nomeados pelo Presidente da República após aprovação prévia pelo Senado Federal, nos termos do art. 52, III, "f", da Constituição Federal, para cumprimento de mandato de três anos, admitida uma única recondução.

    Importante ressaltar que a questão afirma que o prazo de mandato dos dirigentes da ANS é de até três anos, mas a Lei que regula o assunto dispõe que o prazo é de três anos e não até três anos. Dizer três anos e até três anos são coisas distintas, pois a própria Lei n° 9.961, quando quis se referir a períodos que pudessem ocorrer em tempo menor do que o máximo estabelecido, usou os seguintes termos, como podemos observar abaixo, por exemplo:


    Art. 14 da Lei n° 9.961: A administração da ANS será regida por um contrato de gestão, negociado entre seu Diretor-Presidente e o Ministro de Estado da Saúde e aprovado pelo Conselho de Saúde Suplementar, no prazo máximo de cento e vinte dias seguintes à designação do Diretor-Presidente da autarquia.

    Art. 30 da Lei n° 9.961: Durante o prazo máximo de cinco anos, contado da data de instalação da ANS, o exercício da fiscalização das operadoras de planos privados de assistência à saúde poderá ser realizado por contratado, servidor ou empregado requisitado ou pertencente ao Quadro da Agência ou do Ministério da Saúde, mediante designação da Diretoria Colegiada, conforme dispuser o regulamento.


    Portanto, considerando que a própria Lei n° 9.961 foi específica, detalhando questões de prazos, é errado dizer que até três anos seja igual a três anos, pois até três anos pode ser: 1 ano, 2 anos ou 3 anos e a Lei foi taxativa ao dizer: de três 3 anos.


    Gabarito da Banca: Certo. 

    Gabarito do Professor: Errado.



  • acertei essa tb

  • Agora são cinco anos:

    Art. 6º A gestão da ANS será exercida por Diretoria Colegiada composta de 5 (cinco) Diretores, sendo um deles o seu Diretor-Presidente.   

    Parágrafo único. Os membros da Diretoria Colegiada serão brasileiros, indicados pelo Presidente da República e por ele nomeados, após aprovação prévia pelo Senado Federal, nos termos da   para cumprimento de mandato de 5 (cinco) anos, vedada a recondução, nos termos da .