SóProvas


ID
1346068
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em julho de 2013, um presidente sul-americano enfrentou um sério incidente diplomático na Europa, pois foi impedido de entrar no espaço aéreo de diversos países pela suspeita de transportar Edward Snowden, um norte-americano que está sendo acusado de espionagem nos Estados Unidos. O fato causou imediata reação de repúdio de lideranças sul-americanas.

(http://noticias.terra.com.br/mundo/america-latina/ -presidentes-sul-americanos-evocam-unasul-contra-graveafronta, c8e22d16f92af310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html. Adaptado)

O incidente ocorreu com o presidente do(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

    Qual foi a polêmica envolvendo Evo Morales?
    Em meio às especulações sobre o destino de Sowden, o avião do presidente da Bolívia, Evo Morales, foi impedido, no dia 2 de julho, por Itália, Portugal, Espanha e França de aterrisar ou sobrevoar seus territórios devido à suspeita de que o ex-técnico estivesse a bordo. Evo teve que pousar em Viena, e Snowden não foi achado na aeronave. O incidente causou protestos de Morales, que afirmou não ser criminoso.

    O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou no dia 9, por consenso, uma resolução que condena o incidente envolvendo o avião boliviano. A OEA condenaram as ações "claramente violatórias de normas e de princípios básicos do Direito Internacional, como a inviolabilidade dos chefes de Estado", destaca o comunicado lido pela Secretaria do organismo.

    Evo aceitou as desculpas apresentadas por França, Espanha, Itália e Portugal pelo episódio. Ele disse que o mundo foi testemunha da violação da imunidade diplomática e reiterou que se tratou de "ato de agressão arbitrária, colonial, nada amistosa, humilhante e inaceitável"

    Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/entenda-o-caso-de-edward-snowden-que-revelou-espionagem-dos-eua.html