SóProvas


ID
1346320
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder à questão.

São elementos constitutivos para a operacionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: o projeto político-pedagógico e o regimento escolar; o sistema de avaliação; a gestão democrática e a organização da escola; o professor e o programa de formação docente.

A avaliação no ambiente educacional abrange 3 (três) dimensões básicas: avaliação da aprendizagem; avaliação institucional interna e externa; avaliação de redes de educação básica.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação das dimensões da avaliação com o que compete a cada uma.

COLUNA I

1. Avaliação da aprendizagem.
2. Avaliação institucional.
3. Avaliação de redes de educação básica.

COLUNA II

(   ) É uma avaliação interna, que deve ser prevista no projeto político-pedagógico e detalhada no plano de gestão, sendo realizada anualmente e leva em conta as orientações contidas na regulamentação vigente, para rever o conjunto de objetivos e metas a serem concretizados.

(   ) Acontece periodicamente e é realizada por órgãos externos à escola, sendo que os resultados dessa avaliação sinalizam, para a sociedade, se a escola apresenta qualidade suficiente para continuar funcionando como está.

(   ) Fundamenta-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante- conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - RESOLUÇÃO Nº 4 DE 2010

     

    Art. 47. A avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança em ato, acima de tudo, político.

    Art. 52. A avaliação institucional interna deve ser prevista no projeto políticopedagógico e detalhada no plano de gestão, realizada anualmente, levando em consideração as orientações contidas na regulamentação vigente, para rever o conjunto de objetivos e metas a serem concretizados, mediante ação dos diversos segmentos da comunidade educativa, o que pressupõe delimitação de indicadores compatíveis com a missão da escola, além de clareza quanto ao que seja qualidade social da aprendizagem e da escola.

    Art. 53. A avaliação de redes de Educação Básica ocorre periodicamente, é realizada por órgãos externos à escola e engloba os resultados da avaliação institucional, sendo que os resultados dessa avaliação sinalizam para a sociedade se a escola apresenta qualidade suficiente para continuar funcionando como está.

  • GABARITO LETRA A