-
Avaliação formativa - fornece mecanismos de feedback que permita informar o professor e o aluno sobre o rendimento da aprendizagem no decorrer das atividades escolares e a localização das deficiências na organização do ensino para possibilitar correção e recuperação. Avaliação formativa serve a um projeto de sociedade pautado pela cooperação e pela inclusão, em lugar da competição e exclusão.É uma avaliação com critérios de entendimento reflexivo,conectado, compartilhado e facilitador no processo ensino/aprendizagem
Avaliação somativa - tem como objetivo determinar grau de domínio do aluno em uma área de aprendizagem. Pode ser chamada também de função creditativa, porque tem o propósito de classificar os alunos ao final de um período de aprendizagem, de acordo com os niveis de aproveitamento.
Avaliação diagnóstica - busca a determinação da presença ou ausências de habilidades e pré-requisitos, bem como a identificação das causas de repetidas dificuldades na aprendizagem.
,
-
A avaliação formativa é aquela em
que o professor está atento aos processos
e às aprendizagens de seus estudantes. O
professor não avalia com o propósito de
dar uma nota, pois dentro de uma lógica
formativa, a nota é uma decorrência do
processo e não o seu fim último. O professor entende que a avaliação
é essencial para dar prosseguimento aos percursos de aprendizagem.
Continuamente, ela faz parte do cotidiano das tarefas propostas, das
observações atentas do professor, das práticas de sala de aula. Por fim,
podemos dizer que avaliação formativa é aquela que orienta os estudantes para
a realização de seus trabalhos e de suas aprendizagens, ajudando-os a localizar
suas dificuldades e suas potencialidades, redirecionando-os em seus percursos.
A avaliação formativa, assim, favorece os processos de auto-avaliação, prática
ainda não incorporada de maneira formal em nossas escolas.
-
Usualmente, associa-se
mais a avaliação somativa a estes objetivos
excludentes. Entretanto, tanto a avaliação
somativa quanto a formativa podem levar
a processos de exclusão e classificação, na
dependência das concepções que norteiem o
processo educativo.
Dica quente: INDAGAÇÕES
SOBRE CURRÍCULO
Currículo e Avaliação material do mec disponivel no portal
-
a) A avaliação diagnóstica é aquela que ao se iniciar um curso ou um período letivo, dado à diversidade de saberes, o professor deve verificar o conhecimento prévio dos alunos com a finalidade de constatar os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidades imprescindíveis de que os educandos possuem para o preparo de novas aprendizagens.
b) A avaliação formativa é aquela com a função controladora sendo realizada durante todo o decorrer do período letivo, com o intuito de verificar se os alunos estão atingindo os objetivos previstos. Logo, a a avaliação formativa visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de prosseguir para uma outra etapa subseqüente de ensino-aprendizagem, os objetivos em questão. É através da avaliação formativa que o aluno toma conhecimento dos seus erros e acertos e encontra estimulo para um estudo sistemático. Essa modalidade de avaliação é orientadora, porque orienta o estudo do aluno ao trabalho do professor . É motivadora porque evita as tensões causadas pelas avaliações.
c) A avaliação somativa tem por função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino, classificando os alunos de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.
No momento atual a classificação do aluno se processa segundo o rendimento alcançado, tendo por parâmetro os objetivos previstos. Para Bloom (1983), a avaliação somativa “objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e final de um curso”. Essas três formas de avaliação devem ser vinculadas ou conjugadas para se garantir a eficiência do sistema de avaliação e a excelência do processo ensino-aprendizagem.
-
Gabarito: B
Tanto a avaliação somativa quanto a formativa, podem
levar a processos de exclusão e classificação na dependência das
concepções que norteiam o processo educativo. A avaliação formativa é aquela em que o professor deve estar atento aos processos e às aprendizagens dos seus alunos.
-
Gab. B
Avaliação formativa(controladora) é aquela que tem como função controlar, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente.Esta função da avaliação visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem.
Avaliação somativa (classificatória) tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino. Classificando os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.
Fonte: http://www.pedagogia.com.br
-
Acertei, mas essa questão poderia caber recurso. Essa alternativa 3 não é 100% verdadeira.