SóProvas


ID
1346650
Banca
FGV
Órgão
TJ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 3 – QUANTO FALTA PARA O DESASTRE?

Verão de 2015. As filas para pegar água se espalham por vários bairros. Famílias carregam baldes e aguardam a chegada dos caminhões-pipa. Nos canos e nas torneiras, nem uma gota. O rodízio no abastecimento força lugares com grandes aglomerações, como shopping centers e faculdades, a fechar. As chuvas abundantes da estação não vieram, as obras em andamento tardarão a ter efeito e o desperdício continuou alto. Por isso, São Paulo e várias cidades vizinhas, que formam a maior região metropolitana do país, entram na mais grave crise de falta d’água da história. (Época, 16/06/2014)

A frase “As filas para pegar água se espalham por vários bairros” mostra uma forma de escritura que modifica o seu sentido original em:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está sendo tema de recurso (na data de hoje ainda não há resposta quanto aos recursos). 


    Professores apontam que esta questão é anulável pois a letra A e a B alteram o sentido da frase. 

    Considerações do professor Marcelo Rosenthal sobre a questão:

    "A leitura a ser feita do período é que "em muitos bairros estão se formando filas para pegar água." Na alternativa A, ao trocar VÁRIOS BAIRROS (que significa MUITOS BAIRROS) por BAIRROS VÁRIOS (que significa BAIRROS DIFERENTES), já ocorre uma alteração (mesmo que não imperiosa) semântica. Na alternativa B, a alteração gera uma mudança mais significativa: quando se deslocou o termo VÁRIOS BAIRROS para imediatamente após "para pegar água", passou a caber a leitura de que cada pessoa pegaria água em vários bairros. Ou seja, na frase original, cada um entraria na fila do bairro em que lhe fosse mais conveniente para pegar água. Na reescritura da alternativa B, um mesmo indivíduo entraria em filas de muitos bairros para pegar água. Pelos motivos expostos, ou a questão é anulada por admitir duas respostas (A e B), ou altera-se o gabarito para a alternativa B que apresenta uma alteração semântica mais profunda."


    GABARITO OFICIAL NA DATA DE HOJE LETRA E.

  • Marquei a letra D pensando que depois da vírgula o que se tem é uma explicação de como pegar água. Parece que para a banca essa vírgula não significa nada.

    Nunca marcaria a letra E, ela tem o mesmo sentido da frase original.

  • a letra E passa a idéia de que a "fila" é quem está pegando a água

  • D e E têm o mesmo sentido. Só que a D está invertida e a E na ordem direta. Ambas são idênticas semanticamente. A questão deveria ser anulada. Na letra D a subordinada antecede a principal, e na letra E ocorre o contrário.


  • A letra E esta certa!

    leia-se "as filas se espalham por vários bairros para pegar água"  da a falsa idéia que a fila ou seja somente  ela se "espalha".

    Gostou me add no instagran @amigoconcurseiro

  • Alguém sabe se esta questão foi anulada?

  • Não houve alteração no gabarito oficial. Todas as questões de português ficaram com o mesmo gabarito. http://netstorage.fgv.br/tjrj_tecnico/tjrj_gabarito_definitivo.pdf

  • Essa FGV me mata! Uma coisa que descobri com a FGV nessas questões é não se matar pra entender se houve ou não a alteração de sentido! Logo, observei a estrutura da frase do enunciado "As filas para pegar água se espalham por vários bairros". Observem que o sujeito do verbo espalham-se,no caso, "As filas para pegar água" estão intactos nas alternativas a,b e c! Quando observamos a alternativa D "para pegar água" se separa de "as filas"(núcleo do sujeito) e não mais faz parte do sujeito, porém eles fazem o uso da vírgula para sinalizar que a oração foi deslocada! Já na alternativa E eles fazem a mesma coisa, porém deveriam ter isolado, por vírgula, "por vários bairros". Sinceramente tentei ver a mudança de sentido nas alternativas e não consegui essa FGV não ta com nada! 

  • Que loco!!!

  • O pior são pessoas justificando o injustificável...

  • 23. E

    (1)  “As filas para pegar água se espalham por vários bairro.”

    (2)    As filas se espalham por vários bairros para pegar água.

    A frase (1) tem o seu sentido original modificado em (2) pelo seguinte: na primeira frase, o termo “para pegar água” determina “filas”, serve para indicar tipo ou finalidade das “filas”; na segunda, “para pegar água” se desvincula sintática e semanticamente de “filas” e passa a determinar a forma verbal “espalham”. Isto é, passa a indicar que as filas se espalham com a finalidade de pegar água.

    Nas outras quatro reescrituras, o sentido original não foi modificado. Basta observar que a relação sintático-semântica entre os termos não se altera:

    (A) Espalham-se por bairros vários as filas para pegar água;

    (B) As filas para pegar água por vários bairros se espalham;

    (C) Por vários bairros se espalham as filas para pegar água;

    (D) Para pegar água, as filas se espalham por vários bairros;

  • Mazoa suas explicacão está errada quanto a alternativa D. 

    Frase Original
    As filas para pegar água se espalham por vários bairros
              Sujeito                           Verbo      Adj Advrb de Lugar

    Sujeito: As filas para pegar agua
    Verbo: espalham
    Adj Adv de Lugar: por varios bairros

    Na frase D

    (D) Para pegar água, as filas se espalham por vários bairros;

    Perceba que ele coloca uma VIRGULA em "Para pegar água" ou seja, se há virgula é pq ele está indicando que há um Adj Adverbial (de finalidade) DESLOCADO ou seja, ele não é mais sujeito ele está ligado ao VERBO - espalham - e não ao SUBS - fila. = Há modificação de sentido. 

    Sujeito: As filas. 
    Adj Advb de finalidade deslocado: para pegar agua
    Verbo: espalham
    Adj Adv de Lugar: por varios bairros

    O mesmo acontece na letra E:
    As filas se espalham por vários bairros para pegar água

    Sujeito: As filas. 
    Adj Adverbial de Finalidade não mais deslocado, ligado ao VERBO : para pegar água


    O mesmo acontece na alternativa B 

    As filas para pegar água por vários bairros se espalham;

    Por varios bairros não está mais ligado ao verbo mas ao Substantivo. Agora é uma caracteristica das FILAS que pegam agua. Não são filas que pegam agua em varias cidades, em um bairro ou em varios municipios mas "as filas que pegam agua em varios bairros."


    Há modificação de sentido nas 3.
  • Olá pessoal,

     

    Tenho feito questões de muitas bancas, a exemplo da CESPE,FCC e ESAF ( Nunca mais reclamo dessas, estava no céu e não sabia..rs). Confesso que a FGV é uma banca inominável, com questões  muito SUBJETIVAS, gabaritos que deveriam ser anulados. Estou impressionada com as questões dessa banca. Errei muita coisa gente. Já passou da hora de termos uma Lei regulamentando os concursos públicos.

    # desabafo# FGV# pior banca em português

  • O candidato mais preparado para fazer questões de interpretação de texto da FGV é aquele que tiver conhecimentos de vidência

  • Uma questão dessa no nervosismo da prova, com pouco tempo, deixa o concurseiro louco!!!

  • AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA FGV DEMONIO

  • Uma dica para esse tipo de questão (muito recorrente na FGV), é isolar o sujeito. Nessa frase o sujeito é "As filas para pegar água" - sujeito oracional. O que essas filas fazem? Elas se espalham por vários bairros (As filas para pegar água se espalham por vários bairros). Vejam que em todas as alternativas o sujeito, bem como a ação praticada são mantidas, excet na letra E.

    a) Espalham-se por vários bairos as filas para pegar água - correto. Houve mudança para voz passiva, com manutenção do sujeito (as filas para pegar água) como agente da passiva.

    b) As filas para pegar água por vários bairros se espalham - correto. Houve inversão da frase, com manutenção do sujeito que pratica a ação de se espalhar por vários bairros.

    c) Por vários bairros se espalham as filas para pegar água - correto. Houve inversão da frase com manutenção do sujeito que pratica a ação de se espalhar por vários bairros.

    d) Para pegar água, as filas se espalham por vários bairros - correto. Aqui há a inversão da ordem do sujeito oracional, inclusive com a inclusão de vírgula, mas com a manutenção de quem praticou a ação de se espalhar por vários bairros - vejam que continua sendo "as filas para pegar água" ou, neste caso, "para pegar água, as filas".

    e) As filas se espalham por vários bairros para pegar água - errada. Aqui sim há a mudança do sujeito, que passa a ser só "as filas", que por sua vez se espalham por vários bairros (até aqui seria mais ou menos ok), mas se espalham por vários bairros para pegar água? Não! As filas não vão pegar água, elas são filas para pegar água, que é o sujeito.

  • Demonho!

  • essa prova do tj-rj foi a pior prova da minha vida

  • Quem pega água são pessoas. Filas crescem, diminuem, demoram, se espalham...

  • Quem pega água são pessoas. Filas crescem, diminuem, demoram, se espalham...

  • Nada é tão ruim que não possa ser piorado.

    Eu pensava que só o CESPE tinha o coração peludo. Descobri a FGV sem coração!

  • Alguém mais marcou a letra A por achar que a troca na ordem do pronome indefinido alterava o sentido?

    "Espalham-se por vários bairros as filas para pegar água. (bairros indefinidos)

    a) espalham-se por bairros vários as filas para pegar água. (bairros sortidos, variados)...

  • gabarito E

    O vídeo mostra a explicação da questão.

    Assistir a partir de 04:26

    https://www.youtube.com/watch?v=EofZCZ83ttA&t=270s

    fonte: PROVA DE PORTUGUÊS DO TJRJ (FVG) comentada - Júnia Andrade - Parte 6 - Ponto dos Concursos

  • Dizem que FGV é difícil em português, ela não é difícil, é desonesta. A partir do momento que muitos professores não conseguem justificar boa parde das respostas. Desonesta, faz o que quer e inventa regras da própria cabeça!!!!!

  • Saudades de quando o próprio Qconcursos comentava questões.

    Hoje, a gente que lute.