SóProvas


ID
1346884
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação aos impactos do mercado de trabalho nas práticas de recursos humanos das empresas, analise as afirmativas a seguir:

I. O mercado de trabalho em procura significa que a oferta de cargos é maior do que a sua demanda.

II. A ênfase no recrutamento interno é uma ferramenta efetiva para lidar com um cenário de mercado em oferta.

III. Em um contexto de mercado de trabalho em procura, é justificável um menor nível de investimentos em treinamento.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Quando o mercado de trabalho está em situação de procura, significa que existe pouco emprego e muitos candidatos. Assim, as empresas investem menos em recrutamento devido à grande oferta de candidatos, são mais rigorosas nos critérios de seleção, investem menos em treinamento - aproveitam candidatos já treinados- e oferecem baixos salários.

    Já no mercado em situação de oferta a situação inverte, são muitas vagas de emprego e poucos candidatos, fazendo com q as empresas invistam mais em recrutamento para atrair os candidatos, os critérios de seleção são mais flexíveis e menos rigorosos, investem muito em treinamentos para compensar a inadequação dos candidatos e oferecem salários melhores para atrair o interesse dos candidatos. Além disso, no mercado em oferta as empresas dão prioridade ao recrutamento internos, como meio de ficar com os funcionários atuais e dinamizar os planos de carreira.

  • Depois de muito bater cabeça, vi que o negócio é simples:

    É só se ligar nas palavras:

    Mercado de trabalho em oferta = oferta de trabalho

    Mercado de trabalho em procura = tá todo mundo à procura de trabalho

    Mercado de Recursos Humanos em oferta = oferta de Humanos. Tem gente pra caramba procurando emprego.

    Mercado de Recurscos Humanos em procura = procura de Humanos. As empresas saem procurando gente pra empregar.

  • O mercado de trabalho é o das vagas. Um mercado de trabalho em oferta é aquele no qual há um elevado número de vagas disponíveis. O
    mercado de trabalho em procura é quando há um baixo número de vagas.
    Com isso em mente, vejamos os itens:
    I) Errado. É o contrário: haverá uma oferta de cargos mais baixa do que a demanda.
    II) Certo. No mercado de trabalho em oferta, têm-se a grande disponibilidade de vagas, por isso as empresas passam a enfocar o recrutamento interno e a fixação dos seus funcionários, gastando mais com treinamento e com benefícios.
    III) Certo. Como há um baixo número de vagas e grande demanda no mercado de trabalho em procura, de fato as organizações passam a investir menos em treinamento, já que podem preferir trazer pessoas já formadas do ambiente externo.


    GABARITO: D.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • Para fixar:

    Mercado de trabalho em oferta- oferecendo vaga-quem libera vaga é empresário- patrão oferecendo emprego.

    Mercado de trabalho em Procura - Procura DE VAGA= Peão Procurando emprego

    Simples assim, vamos à aprovação.

  • Mercado de Trabalho em procura de um mísero emprego  (pouco emprego e muitos candidatos correndo atrás de um)

     

    Mercado de Trabalho em oferta abundante de emprego (muitos candidatos e pouco emprego disponível)

     

    Mercado de RH em procura de um mísero candidato (muito emprego rolando, difícil achar alguém para trabalhar)

     

    Mercardo de RH em oferta aburdante de candidato (pouco emprego rolando e muita gente correndo atrás de um)

     

    I.  O mercado de  trabalho em procura significa que a oferta de  cargos é maior do que a sua demanda.  Negativo, em procura de um mísero emprego implica que temos muita gente procurando e pouca vaga/ pouco cargo. Logo, incorreta. 



    II.  A ênfase no  recrutamento  interno é uma  ferramenta efetiva  para lidar com um cenário de mercado em oferta.   Quando o mercado está em oferta abundante de empregos, as organizações ficam com medo de perder os seus funcionários e partem para promoções internas (via recrutamento interno). O receio reside no gigante cardápio de empregos que o mercado os oferece. É como uma esposa ciumenta a qual percebe que o marido passou a olhar para outras moças e corre para o salão se emperiquitar ou o marido que começa a lhe oferecer flores, a tratar de forma mais gentil e a pagar jantares no Fasano.  Outra questão que aborda essa perspectiva citando os benefício para reter funcionários: No processo de recrutamento de pessoas é fundamental a análise do impacto do mercado de trabalho sobre as práticas dos gerentes de recursos humanos. Duas situações são clássicas: mercado de trabalho em oferta ou em procura. Uma prática adequada a um mercado de trabalho em oferta: são investimentos em benefícios sociais para atrair candidatos e reter funcionários. Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/e8a223d1-d4. Logo, alternativa correta. 

    III.  Em  um  contexto  de  mercado  de  trabalho  em  procura,  é  justificável  um  menor  nível  de  investimentos  em  treinamento.  Mercado em procura de um mísero emprego implica que há muita gente correndo atrás de emprego, logo, o mercado está altamente competitivo, e a empresa opta por trazer gente de fora em vez de gastar dinheiro com capacitação e treinamento. Sai mais barato. Logo, assertiva correta. 
     

    Resposta: Letra D. 

  • Mercado de trabalho em oferta = mais vagas/ menos candidatos/ recrutamento e investimento interno (foco interno)

    Mercado de trabalho em demanda/ procura = menos vagas/ mais candidatos/ recrutamento externo