SóProvas


ID
1346944
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação às decisões e aos processos decisórios nas organizações, analise as afirmativas a seguir.

I. As decisões são imperfeitas porque o processo de escolha de novas situações e alternativas implica a renúncia a outras alternativas, criando uma sequência de novas situações e alternativas ao longo do tempo.

II. A falta de um conjunto completo de dados para tomada de decisão ocorre em função da racionalidade limitada.

III. A organização exerce influência e retira a independência dos indivíduos em seus processos decisórios.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o porquê da letra A não está correta.

  • No modelo de decisões descrito por Simon (racionalidade limitada), ele pontua que temos as limitações do contexto e as limitações pessoais:


    LIMITAÇÕES DO CONTEXTO: Restrição de tempo e custo / Situação complexa / Poucas informações


    LIMITAÇÕES PESSOAIS: Dificuldade de armazenamento das informações / Dificuldade de processamento de informações / Desvios de percepção


    Observamos, no entanto, que não há limitação relacionada a renúncia a outras alternativas, logo, a I estaria falsa.

  • II) A racionalidade limitada se baseia na intuição pessoal e numa quantidade limitada de informações para tomada de decisão, por isso ela ocasiona a falta de informações completas.

    III) Sim, em razão da cúpula, os indivíduos (funcionários) tem menos autonomia para decidir, principalmente se o estilo for hierarquico ou centralizador.

    I) Esse item não faz o menor sentido. De onde o examinador tirou isso?

  • Penso que o erro da alternativa I foi misturar os conceitos de dois aspectos distintos, pois segundo a Teoria das Decisões de Simon:

     

    Imperfeição das Decisões: O processo decisório racional implica comparação de caminhos (cursos de ação) distintos com base na avaliação prévia dos resultados decorrentes de cada um deles e do confronto entre tais resultados e os objetivos que se deseja atingir. Em resumo, não existem decisões perfeitas, apenas algumas são melhores que outras em razão dos resultados reais que acarretam.

     

    Relatividade das Decisões: No processo decisório, a escolha de uma alternativa qualquer implica a renúncia das demais alternativas e criação de uma sequência de novas situações e alternativas ao longo do tempo.

  • Não concordo que a I esteja errada.

     

    Segundo material que eu tenho do Rafael Ravazollo: 

     

    A tomada de decisão é um processo contínuo e ininterrupto. Cada decisão geralmente conduz a um curso da ação que exige outra decisão. O resultado é chamada Árvore de Decisões, um gráfico que mostra a sequência do processo decisório e o desdobramento das alternativas de cursos de ação e as decisões seguintes. 

     

    Se alguém puder me explicar o que eu estou entendo errado....

  • I. As decisões não são perfeitas porque o processo de escolha de novas situações e alternativas implica a renúncia a outras alternativas, mas por conta de variáveis tais como a racionalidade limitada.