SóProvas


ID
1346974
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O organograma é a representação gráfica de determinados aspectos da estrutura organizacional, dentre eles a departamentalização. Um dos tipos de departamentalização é a funcional, que representa

Alternativas
Comentários
  • departamentalização é a concentração de atividades semelhantes em que a empresa é especialista e com a mesma finalidade em grupos específicos. Este é o critério de organização de atividades empresarias mais utilizado nos dias de hoje.

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO:

    Características:

    *  É a forma de juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação.

    O departamento agrega um somatório de atividades semelhantes ou coerentes entre si.

    *  Busca um aproveitamento mais racional dos recursos da organização.


    Funcional:

    - A estrutura funcional é a mais comum na administração

    - Dividida de acordo com as tarefas e funções organizacionais, como finanças, mkt, rh, etc

    - Mais adequada a empresas menores, em ambientes estáveis, com poucos produtos e/ou serviços, ou que operem em uma região pequena.

  • Resposta da banca:  d)

  • Quanto a B: Não se pode falar em melhor critério de departamentalização para empresas, visto que cada empresa tem suas necessidades específicas, não tendo lógica dizer que apenas um modelo se encaixa para todas as empresas, sendo esta opção errada.

    Gab: D

  • No livro Administração Geral e Pública para concursos; Elisabete de Abreu e Lima Moreira, Pág 337 - é dito que o modelo mais utilizado de departamentalização é o misto! 

  • "o agrupamento de atividades de acordo com suas funções, aliado às atribuições temporárias de profissionais. Tem característica de responsabilidade compartilhada"  Se refere à matricial.

  • LETRA D CORRETA

    Tipos de Departamentalização

    Como estamos falando sobre divisão do trabalho por tipos de especialização, fica óbvio que cada empresa pode ter uma forma de departamentalizar diferente de acordo com a sua realidade.

    Por Função

    Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.