Como lidar com o cliente racional?
RACIONAL/ENTENDIDO:
Sabe o que diz, pois é bem-informado, não sendo influenciado com facilidade;
confia em si próprio e não gosta de argumentos fracos; observa a qualidade do
produto e analisa o preço. COMO AGIR: Demonstrar conhecimento, respondendo com
firmeza as perguntas do cliente; em vez de opiniões, deve apresentar fatos
concretos nos argumentos de venda; falar pouco, com objetividade e não forçar a
barra; ser prestativo e habilidoso; não esconder informações.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/8-perfis-de-clientes-com-os-quais-voce-precisa-aprender-a-lidar/68288/
Letra C.
Prática que demonstra excelência (alto nível) no atendimento.
Erros sublinhados:
a) Viviane atendeu uma pessoa muito emotiva e sensível. Identificando que a pessoa era emocionalmente carente e que precisava de atenção, tratou de dar total atenção a ela para que se sentisse importante; forneceu todas as informações que solicitou, independentemente se iria comprar ou não.
b) Roberta atendeu uma pessoa muito comunicativa, mas que não consegue focar em um assunto só. Durante o atendimento, Roberta tomou conhecimento de todos os detalhes do evento que a pessoa participaria, além de outras situações particulares. Sua postura estava focada no objetivo da instituição, mesmo que, para isso, consumisse o tempo necessário para o cliente.
d) Paulo é um profissional que adora o que faz. Por isso, dedica todo o tempo para atender quem o procura, seja cliente interno ou externo. Conta com orgulho os casos de clientes que se tornaram seus amigos, pois sua habilidade em identificar o perfil do cliente e ter disposição para ouvi-lo como se fosse um amigo e confidente é constante.
e) Pablo atende os clientes selecionando pelo grau de importância (recursos financeiros e status) que eles têm. Sempre está focado nas metas institucionais e, por esse motivo, direciona seus esforços e diferencia o atendimento, dedicando mais tempo às pessoas que demonstram ter mais poder aquisitivo ou nível intelectual.