SIP
Especificado
na RFC 3261. Atua na camada de aplicação, utilizando a porta UDP/TCP
5060. É um protocolo de sinalização para sessões entre usuários (Estabelecimento,
Modificação, Término), utilizado em VoiP.
Ele é modular,
pois é menos complexo, não determina o uso de codecs específicos e não exige o
uso do RTP. Não possui elementos para garantia de QoS (reserva de recursos).
Protocolo de
texto modelado sobre o HTTP e utiliza mensagens em ASCII,
nativamente projetado para WAN. O endereçamento pode ser realizado via URL.
Endereçamento por URL, similar ao e-mail. Endereço IPv4 / IPv6, DNS e endereço
telefônico.
Alternativa: D
Gabarito D
SIP – sigla derivada do idioma inglês que significa Session Initiation Protocol, Protocolo de Iniciação e Sessão – trata-se de um protocolo para sinalização de sessões multimídia largamente utilizado nas telecomunicações atualmente, o qual é apto a estabelecer, modificar e terminar estes tipos de sessões. Podemos definir como sessão como uma possível chamada telefônica ou/e de vídeos entre duas pessoas ou até mesmo uma conferência multimídia.
Criado pela IETF (Internet Engineering Task Force - Força Tarefa de Engenharia da Internet), o SIP é um protocolo responsável por iniciar, terminar e modificar as sessões , sem saber os detalhes das mesmas. Pode ser facilmente integrado em aplicações da Internet, pelo fato de ser um protocolo requisição-resposta e também por se assemelhar bastante com os protocolos HTTP - usado para a world wide web - e o SMTP, usado para e-mails.
Como exemplo, podemos citar que o SIP pode implementar uma arquitetura cliente-servidor, herdada do HTTP, assim como o uso de URL's (Uniform Resource Locator, Localizador Uniforme de Recursos) e URI's (Uniform Resource Identifier, Identificador Uniforme de Recursos). Já do SMTP, podemos citar o reuso dos headers deste protocolo, como o “Para”, “Data”, “Assunto”, etc.
O SIP elimina a necessidade de um protocolo lidar com uma sessão generalizada, encontrar participantes de uma chamada enquanto eles estão mudando de lugar ou mesmo o equipamento usado para a sessão são exemplos onde o protocolo SIP pode ser utilizado. Múltiplas mídias diferentes demandadas pelas chamadas assim como um número grande de participantes em uma conferência são outros exemplos onde o protocolo SIP pode ser utilizado.
Este protocolo é bastante flexível, pois foi desenvolvido com o objetivo de ser capaz de trabalhar com os diversos protocolos de telefonia IP (Internet Protocol, Protocolo de Internet), visando ser leve - diferentemente do H.323. O SIP basicamente lida com diferentes protocolos, chamando cada um deles para realizar uma dada tarefa.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !