SóProvas


ID
1348798
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma das responsabilidades do sistema operacional é usar o hardware de forma eficiente. Para as unidades de disco, atender a essa responsabilidade significa ter tempo de acesso rápido e largura de banda de disco. Em um sistema de multiprogramação com muitos processos, a fila do disco normalmente pode ter centenas de requisições pendentes e, para isso, utiliza algoritmos de escalonamento de disco, entre o quais se incluem

Alternativas
Comentários
  • FCFS (First Come First Served): acessa na ordem em que as requisições são solicitadas.
    SSTF (Shortest Seek Time First): seleciona a requisição com o menor tempo de seek em relação a posição atual do cabeçote de leitura/escrita.
    SCAN (algoritmo do elevador): atende requisições em uma direção preferencial. Muda de direção ao atingir os cilindros mais interno ou mais externo. Definição da direção preferencial (fixa ou em base na fila → critério SSTF).
    C-SCAN: variação do algoritmo de SCAN. Procedimento é idêntico ao do algoritmo SCAN porém as requisições são atendidas apenas em um sentido da varredura. Compensar o fato que, se a leitura ocorresse nos dois sentidos da varredura, os setores próximo ao centro seriam acessados em um tempo médio menor. Ao final da varredura o cabeçote é reposicionado no início do disco. Fornece uma visão lógica onde o disco é tratado como uma fila circular.
    C-LOOK: semelhante ao C-SCAN, mas não necessita esperar até chegar ao extremo do disco.

    Fonte: http://www.inf.ufrgs.br/~johann/sisop1/aula21.disk.pdf
  • Os discos utilizam algoritmos de escalonamento para decidirem a ordem de acesso a um dado. O acesso a um disco implica em localizar o cilíndro, trilha e o setor, no qual aquele dado pertence. O desempenho do disco (isto é, o tempo de acesso total) dependende de três fatores: (i) tempo de busca, tempo para posicionar a cabeça do disco na trilha correta; (ii) tempo de latência de rotação, tempo para atingir o início do setor a ser lido/escrito; e (iii) o tempo de transferência, tempo de leitura/escrita efetiva do dado.

    Entre os principais algoritmos de escalonamento de discos pode ser citados o First-Come First-Served (FCFS), o posicionamento mais curto primeiro (SSF), o elevador (Scan). Este último possui algumas variações com C-Scan e C-Look.

  • Letra A.

    FIFO, RR, STF e Prioridade são algoritmos utilizados no Gerenciamento de Processos.

     

    Para o gerenciamento de discos, são utilizados especificamente os abaixo:

    Fisrt Come Fisrt Server (FCFS): primeiro a chegar é o primeiro a ser atendido.
    - Os pedidos são atendidos na ordem em que são gerados pelas tarefas, sua implementação é simples, mas não oferece um bom desempenho.

     

    Shortest Seek-Time First (SSTF): os acessos a disco são ordenados conforme sua distância relativa, ou seja, primeiro são atendidos os pedidos mais próximos à posição atual da cabeça de leitura do disco.
    - Reduz o tempo de busca e pode gerar starvation.

     

    Varredura, SCAN ou algoritmo do elevador: atende requisições em uma direção preferencial e muda de direção ao atingir um extremo.
    - Oferece bom tempo de resposta e rendimento semelhante ao SSTF.
    - não gera starvation.

  • B = RR não é para discos

    C = STF não é para discos

    D = FIFO não é para discos

    E = Nenhum aqui é para discos.

    GABARITO A