Os discos utilizam algoritmos de escalonamento para decidirem a ordem de acesso a um dado. O acesso a um disco implica em localizar o cilíndro, trilha e o setor, no qual aquele dado pertence. O desempenho do disco (isto é, o tempo de acesso total) dependende de três fatores: (i) tempo de busca, tempo para posicionar a cabeça do disco na trilha correta; (ii) tempo de latência de rotação, tempo para atingir o início do setor a ser lido/escrito; e (iii) o tempo de transferência, tempo de leitura/escrita efetiva do dado.
Entre os principais algoritmos de escalonamento de discos pode ser citados o First-Come First-Served (FCFS), o posicionamento mais curto primeiro (SSF), o elevador (Scan). Este último possui algumas variações com C-Scan e C-Look.
Letra A.
FIFO, RR, STF e Prioridade são algoritmos utilizados no Gerenciamento de Processos.
Para o gerenciamento de discos, são utilizados especificamente os abaixo:
Fisrt Come Fisrt Server (FCFS): primeiro a chegar é o primeiro a ser atendido.
- Os pedidos são atendidos na ordem em que são gerados pelas tarefas, sua implementação é simples, mas não oferece um bom desempenho.
Shortest Seek-Time First (SSTF): os acessos a disco são ordenados conforme sua distância relativa, ou seja, primeiro são atendidos os pedidos mais próximos à posição atual da cabeça de leitura do disco.
- Reduz o tempo de busca e pode gerar starvation.
Varredura, SCAN ou algoritmo do elevador: atende requisições em uma direção preferencial e muda de direção ao atingir um extremo.
- Oferece bom tempo de resposta e rendimento semelhante ao SSTF.
- não gera starvation.