SóProvas


ID
1349002
Banca
VUNESP
Órgão
SP-URBANISMO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O protocolo utilizado, por padrão, pelo Windows Server para o compartilhamento de arquivos e impressoras é o

Alternativas
Comentários
  • Samba

  • Tá loco Pernalonga? rs

    Server Message Block (SMB) é um protocolo de compartilhamento de arquivos em rede que permite que os aplicativos de um computador leiam e gravem em arquivos e solicitem serviços dos programas do servidor em uma rede de computadores. O protocolo SMB pode ser usado sobre seu protocolo TCP/IP ou outros protocolos de rede. Utilizando o protocolo SMB, um aplicativo (ou o usuário de um aplicativo) pode acessar arquivos ou outros recursos em um servidor remoto. Isso permite que os aplicativos leiam, criem e atualizem arquivos no servidor remoto. Ele também pode se comunicar com qualquer programa do servidor que esteja configurado para receber uma solicitação de um cliente SMB. O Windows Server 2012 introduz a nova versão 3.0 do protocolo SMB.

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh831795.aspx

    Obs.: O SAMBA é a "versão" do SMB para sistemas Unix-like.

  • Por que não NFS?

  • Primeiramente SMB=CIFS e mais utilizado para windows, mas claro que pode ser utilizado para Linux. Para Linux o mais comum é o NFS. 

  • O por padrão que faz toda a diferença. Primeiramente SMB=CIFS e mais utilizado para windows, mas claro que pode ser utilizado para Linux. Para Linux o mais comum é o NFS. 

  • Gabarito D

    Em redes de computadores, o Server Message Block (SMB), em português Bloco de Mensagem de Servidor, uma versão do que era também conhecido como Common Internet File System (CIFS), em português Sistema de Arquivos da Internet Comum, opera como um protocolo de rede da camada de aplicação usado principalmente para fornecer acesso compartilhado a arquivos, impressoras e portas seriais e comunicações diversas entre nós sobre uma rede. Ele também fornece um mecanismo de comunicação inter-processos. A maioria do uso do SMB envolve computadores executando Microsoft Windows, onde era conhecido como "Microsoft Windows Network", ou "Rede Microsoft Windows", antes da introdução subsequente do Active Directory. Serviços do Windows correspondentes são LAN Manager Server (para o componente servidor) e LAN Manager Workstation (para o componente cliente).

    O cliente NFS tem por finalidade tornar o acesso remoto transparente para o usuário do computador, e esta interface cliente e servidor, executada pelo NFS através dos protocolos Cliente-Servidor, fica bem definida quando o usuário, ao chamar um arquivo/diretório no servidor, lhe parece estar acessando localmente, sendo que está trabalhando com arquivos remotamente. Existe uma certa semelhança desse protocolo com o CIFS pois os dois permitem o compartilhamento de recursos entre sistemas, por meio de uma rede de computadores, com arquitetura cliente-servidor, e quaisquer que sejam suas plataformas de hardware e software.

     

    SMB = Windows

    NFS = Linux

     

    Vamos na fé !

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !