(I) ERRADA. Tem como finalidade identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, permitindo as correções necessárias para que os desvios nunca ocorram.
As funções de controle e avaliação tem como finalidade identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, permitindo as correções necessárias para evitar as reincidências ou atenuar os desvios, ou seja, evitar sua reincidência, tornando falsa a afirmativa quando categoricamente afirma que tais desvios nunca ocorrerão.
(II) ERRADA. O processo de controle e avaliação podem ser exercidos nos estágios em tempo real ou após a ocorrência do evento ou fato.
A segunda afirmativa é falsa, porque ignora o controle prévio. O processo de controle e avaliação pode ocorrer, além de tempo real e pós-controle, também de maneira previa, ou seja, antes da ocorrência do evento ou fato que se pretende controlar, procurando evitar que se ocorram variações no plano, bem como minimizar o surgimento de problemas.
(III) CERTA. É um instrumento utilizado pelo gestor, a fim de proteger os ativos da empresa contra furtos, roubos e desperdícios.
Com base em suas finalidades, a função controle e avaliação pode ser utilizada como instrumento gerencial para [...] proteger os ativos da
empresa (financeiros, tecnológicos, humanos etc.) contra furtos, roubos, desperdício, etc.”. [Oliveira (2004, p 429)]
(IV) CERTA. Objetiva fazer com que a empresa trabalhe de forma mais adequada, buscando eficiência, eficácia e efetividade.
Os conceitos utilizados segundo Oliveira (2004, p 429) para: eficiência refere-se à otimização dos recursos utilizados para a obtenção dos resultados; eficácia é a contribuição dos resultados obtidos para o alcance dos objetivos globais da empresa; efetividade é a relação entre os resultados alcançados e os objetivos propostos ao longo do tempo.
(V) CERTA. As funções de controle e avaliação ocorrem nos níveis organizacionais operacional, tático e estratégico.
Os níveis de controle e avaliação ocorrem nos níveis estratégico, tático e operacional. No nível estratégico decorre do processo de planejamento estratégico e envolve, primordialmente, as relações da empresa e o ambiente. No nível tático, são estabelecidos com base em objetivos setoriais departamentais, para avaliar os resultados de cada área e dos sistemas administrativos. No nível operacional são realizados em termos de execução das operações, ou seja, considerando a própria execução das tarefas.