SóProvas


ID
1349308
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para alcançar objetivos organizacionais previamente esta- belecidos, o administrador precisa obter o equilíbrio e a visão de conjunto de todas as funções administrativas, de forma a conseguir o domínio do processo organizacional. Sobre as funções de controle e avaliação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) Tem como finalidade identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, permitindo as correções necessárias para que os desvios nunca ocorram.
(   ) O processo de controle e avaliação podem ser exercidos nos estágios em tempo real ou após a ocorrência do evento ou fato.
(   ) É um instrumento utilizado pelo gestor, a fim de proteger os ativos da empresa contra furtos, roubos e desperdícios.
(   ) Objetiva fazer com que a empresa trabalhe de forma mais adequada, buscando eficiência, eficácia e efetividade.
(   ) As funções de controle e avaliação ocorrem nos níveis organizacionais operacional, tático e estratégico.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dessa questão tá errado ou impressão minha?

    Alguém sabe me dizer se tiver certo o gabarito, porque a primeira e a segunda são falsas?
  • Na verdade também não entendi esta questão.

    O erro da primeira pode ser a palavra "nunca", já que não há como garantir que desvios nunca ocorram.

    O

  • O que mais me intrigou foi a correção da terceira alternativa. Controle e avaliação a fim de proteger contra furtos e roubos?

  • (I) ERRADA. Tem como finalidade identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, permitindo as correções necessárias para que os desvios nunca ocorram.

    As funções de controle e avaliação tem como finalidade identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, permitindo as correções necessárias para evitar as reincidências ou atenuar os desvios, ou seja, evitar sua reincidência, tornando falsa a afirmativa quando categoricamente afirma que tais desvios nunca ocorrerão.

     

    (II) ERRADA. O processo de controle e avaliação podem ser exercidos nos estágios em tempo real ou após a ocorrência do evento ou fato.

    A segunda afirmativa é falsa, porque ignora o controle prévio. O processo de controle e avaliação pode ocorrer, além de tempo real e pós-controle, também de maneira previa, ou seja, antes da ocorrência do evento ou fato que se pretende controlar, procurando evitar que se ocorram variações no plano, bem como minimizar o surgimento de problemas.

     

    (III) CERTA. É um instrumento utilizado pelo gestor, a fim de proteger os ativos da empresa contra furtos, roubos e desperdícios.

    Com base em suas finalidades, a função controle e avaliação pode ser utilizada como instrumento gerencial para [...] proteger os ativos da
    empresa (financeiros, tecnológicos, humanos etc.) contra furtos, roubos, desperdício, etc.”. [Oliveira (2004, p 429)]

     

    (IV) CERTA. Objetiva fazer com que a empresa trabalhe de forma mais adequada, buscando eficiência, eficácia e efetividade.

    Os conceitos utilizados segundo Oliveira (2004, p 429) para: eficiência refere-se à otimização dos recursos utilizados para a obtenção dos resultados; eficácia é a contribuição dos resultados obtidos para o alcance dos objetivos globais da empresa; efetividade é a relação entre os resultados alcançados e os objetivos propostos ao longo do tempo.

     

    (V) CERTA. As funções de controle e avaliação ocorrem nos níveis organizacionais operacional, tático e estratégico.

    Os níveis de controle e avaliação ocorrem nos níveis estratégico, tático e operacional. No nível estratégico decorre do processo de planejamento estratégico e envolve, primordialmente, as relações da empresa e o ambiente. No nível tático, são estabelecidos com base em objetivos setoriais departamentais, para avaliar os resultados de cada área e dos sistemas administrativos. No nível operacional são realizados em termos de execução das operações, ou seja, considerando a própria execução das tarefas.

  • Achei essa questão mal formulada. Para mim a segunda alternativa está certa. Tá certo que não foi mencionado o controle prévio, mas a questão disse "podem ser exercidos nos estágios em tempo real ou após a ocorrência do evento ou fato". Se dissesse que sempre são em tempo real ou após o fato, aí sim estaria errada, mas o fato de dizer podem não torna a assertiva errada.

  • Concordo com o Flávio Loureiro sobre a segunda questão pois foi mencionado que PODEM ser exercidos nos dois estágios e não que SOMENTE podem ser exercidos neles.

    Podem ser exercidos nos dois estágios? Sim, claro, nestes dois e no prévio. Acho que deveria ser anulada a questão. O avaliador não deve entender muito de lógica, tentou alterar a letra da lei para invalidar a questão mas não foi feliz.

    (II) O processo de controle e avaliação podem ser exercidos nos estágios em tempo real ou após a ocorrência do evento ou fato

  • O erro da opção II está no quesito avaliação!
    A assertiva diz que "controle e avaliação podeM ser exercidos em tempo real...". Atentem-se para o verbo poder no plural, afirmando que ambos podem ser em tempo real. Na verdade, só o controle pode ser em tempo real. Avaliação só ocorre depois (a posteriori).

    Bons estudos!

  • UM BOM RESUMO DE "CONTROLE E AVALIAÇÃO" PARA A CONSULPLAN

    ! Tem como finalidade identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, permitindo as correções necessárias para MINIMIZAR que os desvios ocorram. 
    O processo de controle e avaliação podem ser exercidos nos estágios PRÉVIO, em tempo real ou após a ocorrência do evento ou fato. 
    ! É um instrumento utilizado pelo gestor, a fim de proteger os ativos da empresa contra furtos, roubos e desperdícios. 
    ! Objetiva fazer com que a empresa trabalhe de forma mais adequada, buscando eficiência, eficácia e efetividade. 
    As funções de controle e avaliação ocorrem nos níveis organizacionais operacional, tático e estratégico.