SóProvas


ID
1350157
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Souza, 2009, uma análise de conjuntura envolve uma mistura de conhecimento e descoberta necessária para apreensão de uma dada realidade. O exercício do profissional de Serviço Social no seu dia-a-dia, perpassa continuamente por esta situação, onde para se desincumbir adequadamente o profissional deve articular um olhar sobre o acontecimento, cenário, atores e relação de forças. As relações de forças presentes nos acontecimentos são compreendidas:

Alternativas
Comentários
  • No cotidiano do exercício profissional, a aparência e a imediaticidade são colocadas a todo o tempo para o assistente social. No entanto, para que de fato o profissional proponha projetos e intervenha de forma satisfatória nesta realidade é necessário, primeiramente, que ele conheça tal realidade, suas contradições, desmistificando seu objeto de intervenção. Assim, para uma análise de conjuntura algumas categorias são fundamentais para apreendermos a realidade em questão, a saber podemos destacar o acontecimento em si e de que modo ele pode interferir nas vidas das pessoas, qual o seu impacto (positivo ou negativo) para elas; o cenário, apreendendo qual a especificidade política, social, cultural, de onde ocorreu o acontecimento; os atores sociais envolvidos, de qual classe pertencem, se da classe trabalhadora ou da burguesia, de qual categoria profissional, se representam algum movimento e ou sindicato; a relação de forças presentes, observando as relações entre os atores sociais, os movimentos, os indivíduos, os grupos de pessoas, as classes sociais envolvidas no acontecimento, sendo que tais relações podem se dar de distintas maneiras, seja de confronto, devido ao embate por interesses antagônicos, seja de cooperação, quando se possui o mesmo objetivo. Além de que, serão explicitadas na relação de forças, aquelas que são de domínio, quando uma classe por algum motivo possui domínio sobre a outra e, por conseguinte, aquelas de subordinação. Também pode ser que essa relação seja de igualdade entre os atores. Portanto, para analisar e conhecer uma determinada conjuntura, movimento este que não é neutro e possui uma direção política e ideológica, é importante também a escolha de uma perspectiva teórico-metodológica crítica que contribua para elucidar as categorias descritas.


    RESPOSTA: A
  • ConfusA, PORQUE a questão coloca trexos incompletos de uma mesma resposta, em todas as letras faltando suas partes, passivel de anulação esta questão.

  • Letra A é a mais completa.

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

     

    No cotidiano do exercício profissional, a aparência e a imediaticidade são colocadas a todo o tempo para o assistente social. No entanto, para que de fato o profissional proponha projetos e intervenha de forma satisfatória nesta realidade é necessário, primeiramente, que ele conheça tal realidade, suas contradições, desmistificando seu objeto de intervenção. Assim, para uma análise de conjuntura algumas categorias são fundamentais para apreendermos a realidade em questão, a saber podemos destacar o acontecimento em si e de que modo ele pode interferir nas vidas das pessoas, qual o seu impacto (positivo ou negativo) para elas; o cenário, apreendendo qual a especificidade política, social, cultural, de onde ocorreu o acontecimento; os atores sociais envolvidos, de qual classe pertencem, se da classe trabalhadora ou da burguesia, de qual categoria profissional, se representam algum movimento e ou sindicato; a relação de forças presentes, observando as relações entre os atores sociais, os movimentos, os indivíduos, os grupos de pessoas, as classes sociais envolvidas no acontecimento, sendo que tais relações podem se dar de distintas maneiras, seja de confronto, devido ao embate por interesses antagônicos, seja de cooperação, quando se possui o mesmo objetivo. Além de que, serão explicitadas na relação de forças, aquelas que são de domínio, quando uma classe por algum motivo possui domínio sobre a outra e, por conseguinte, aquelas de subordinação. Também pode ser que essa relação seja de igualdade entre os atores. Portanto, para analisar e conhecer uma determinada conjuntura, movimento este que não é neutro e possui uma direção política e ideológica, é importante também a escolha de uma perspectiva teórico-metodológica crítica que contribua para elucidar as categorias descritas.


    RESPOSTA: A