SóProvas


ID
1350325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos conceitos da área de psicologia da saúde, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • COMENTÁRIOS;

    A) Na equipe multidisciplinar não existe aquele que manda e o outro que obedece- como diz o nome MULTI-DISCIPLINAR;

    B) CORRETA! O modelo biopsicossocial pode ser inserido e compreendido por diversos saberes e intervenções da psicologia;

    C) Prevenção primária- educação em saúde, palestras, cuidados anteriores a doença instalada; prevenção secundária doença já instalada;

    D) Cirurgia - prevenção terciária;

    E) IMAGINA todos com o mesmo poder de decisão sob um único paciente!

  • Na verdade a opção A está errada pq diz que a enfermagem é a segunda líder na equipe. Mas estaria correta se fosse só o médico, pois ele é o profissional que dirá como o procedimento irá seguir.

  • Gostei da explicada do Anaslista Psicologia.

  • O comentário do Anderson está completamente equivocado. Cuidado gente, nem tudo que as pessoas escrevem aqui deve ser levado em consideração.

  • E) Nas equipes interdisciplinares de saúde, ocorre a sobreposição do conhecimento e todos os membros da equipe têm igual poder de decisão sobre as condutas a serem adotadas em relação ao tratamento de um determinado paciente. (A "sobreposição do conhecimento" está muito mais ligada à proposta de Equipes Transdisciplinares.)

    "Existe uma sobreposição de conhecimentos, envolvendo diversas disciplinas que se torna impossível identificar fronteiras relacionadas a determinado campo do saber. Por isso, Theofilo (2000), caracteriza a transdisciplinaridade como uma forma de transcender conhecimentos, de interrelacionar saberes e abordagens, de romper fronteiras epistemológicas, considerando a contribuição de cada disciplina acerca de um fenômeno, sem perder de vista a diversidade do conhecimento." (p. 77)

    BRITO, Diwlay Anne Silva et al. A transdisciplinaridade na construção da prática psicológica e no campo da Clí­nica. Revista Húmus, v. 5, n. 14, p. 1-23, 2015.