SóProvas


ID
1350463
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Quanto às convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada, analise as afirmativas a seguir.

I. Normalmente as atividades públicas são monopolistas e os usuários não têm opção de escolha, enquanto no setor privado a concorrência comanda os serviços.

II. A ação governamental tem um grau menor de complexidade, logo, possui mais autonomia, enquanto no setor privado as ações são menos flexíveis e autônomas.

III. Na Administração Pública os “clientes” pagam pelos serviços que utilizam através de impostos, enquanto no setor privado o usuário paga somente pelo bem ou serviço que adquiriu.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • a Administração Pública os “clientes” pagam pelos  serviços  que utilizam através de  impostos! ( taxas ou tributos caberiam, impostos invalida) Isso q dá estudar muito. Questão de adm não tem nada a ver com tributário. Foco

     

  • SETOR PUBLICO: 

    Objetivo maior é proporcionar o bem-estar à coletividade.

    II O cliente paga os serviços através de impostos, mesmo sem usar.

    III Normalmente as atividades públicas são monopolistas e os usuários não podem escolher outra forma.

    IV O governo existe para servir aos interesses gerais da sociedade.

    V A responsabilidade do governo deve responder à natureza e à dimensão de seu poder.

    VI A ação do governo é difícil, complexa e gigante, e tem menos autonomia.

    VII Cabe aos governos a solução dos conflitos de interesses particulares para alcançar ao bem-estar geral.

    VIII A eficiência e eficácia das entidades públicas são medidas, não somente pela correta utilização dos recursos, mas pelo cumprimento de sua missão e pelo atendimento, com qualidade, das demandas da sociedade.

    IX O Controle da Administração Pública tem amparo legal e é exercido pelos órgãos de controle, pela política e pelo cidadão.

    X A cúpula da Administração Pública é frequentemente substituída em função de partidos políticos, eleições e por força de novas coalizões necessárias ao poder. A descontinuidade dificulta o planejamento e as ações de longo prazo.

    SETOR PRIVADO

    I Objetivo principal é obter lucro.

    II O cliente só paga pelo bem e/ou serviço que comprar ou utilizar.

    III A livre concorrência proporciona várias opções.

    IV As empresas existem para servir aos interesses de um indivíduo ou grupo.

    V São restritas ao seu ambiente de atuação.

    VI É menor, mais flexível e mais autônoma.

    VII Preocupa-se com seu próprio bem-estar e como resolver os seus problemas.

    VIII A eficiência e eficácia são medidas pelo aumento de suas receitas, pela redução dos gastos e pela ampliação do mercado.

    IX Além dos órgãos de controle, também, o mercado é quem dita as regras do jogo.

    X O poder de mando raramente se altera e a continuidade da alta administração é a regra.

  • Convergências entre a inciativa pública e a privada

    * As duas tem recursos (humanos, materias, financeiros, tecnológicos, administrativos, mercadológicos) para usarem corretamente, sem desperdícios;

    * As duas tem objetivos e metas para alcançarem;

    * Precisam analisar a situação atual e estabelecer estratégias para alcançar os objetivos;

    * Enfrentam problemas no dia a dia;

    * Todas as entidades privadas e públicas utilizam técnicas adminitrativas como planejamento, organização, direção e controle, assim como técnicas relacionadas à motivação e avaliação de resultados;

    * Existem também funções idênticas como a orçamentária/financeira, a contábil, a de recursos humanos, recursos materiais, atendimento, etc.

    * Elas sofrem influência do ambiente em que atuam: fatores políticos, sociais, econômicos, ambientais e tecnológicos.

     

    Divergências entre a iniciativa pública e a privada

    * A gestão pública é geralmente orientada para o bem estar da sociedade enquanto na gestão privada os objetivos econômicos e financeiros são preponderantes;

    * Nas instituições privada os clientes pagam diarimente pelo serviço prestado; nas instituições públicas os cidadãos remuneram indiretamente por meio do imposto;

    * Na instituição privada há simetria entre quantidade paga e quantidade recebida, se o cliente paga mais, ele recebe mais; nas insituição pública não há simetria entre quantidade paga e quantidade recebida;

    * Na gestão pública o funcionamento e os resultados bons ou maus têm impacto político, inclusive você já deve ter visto que os políticos eleitos dão mais ênfase aos programas e projetos que podem terminar no seu mandato, para poder colher esses logros, do que dar continuidade a projeitos que estavam em andamento;

    * Normalmente, as atividade públicas são monopolistas; na iniciativa privada a livre concorrência proporciona várias opções e incentiva uma maior eficiência;

    * Na gestão pública, há um grau de interdependência entre as organizações, enquanto uma autoriza, outra executa e outra fiscaliza;

    * Na gestão pública, as ordens e instruções estão concretizadas em leis e regulamentos;

    * A ação governamental é difícil, complexa e gigante, e tem menos autonomia; a da iniciativa privada é menor, mais flexível e autônoma, mas, em compensação, vive em um ambiente hostil, de alta concorrência e competividade;

    * Cabe aos governos solucionar conflitos de interesse públicos; já na iniciativa privada é de interesse de um grupo limitado de indivíduos ou grupo;

    * Eficiência é medida pela instituição pública pelo cumprimento de sua missão, pelo aumento da quantidade de pessoas beneficiadas, pelo atendimento de qualidade aos cidadãos; já na instituição privada, pelo aumento do lucro, pois sendo eficiente os custos serão reduzidos.

     

    REFERÊNCIAS: CARRANZA, Giovanna. Administração Geral e Pública para concursos os concursos de Técnico e Analista.

  • Erro da alternativa II:

     

     

      II.  A ação governamental tem um grau menor de complexidade,  logo,  possui mais  autonomia,  enquanto  no  setor  privado  as  ações são menos flexíveis e autônomas.

     

     

    O agente público só pode fazer o que é autorizado pela Lei, portanto ele possui pouca autonomia. Só nisso já se mata a questão.

  • Gabarito D

    DIVERGÊNCIAS

    finalidade

    SETOR PUBLICO Finalidade principal do setor público está imbuída do ideal democrático de prestar serviços à sociedade, em prol do bem-estar comum.

    SETOR PRIVADO A finalidade principal é o lucro e a sobrevivência em um ambiente de alta competitividade.

    Cliente

    SETOR PUBLICO Há o dever de promover satisfação ao cidadão. Não há distinção entre os cidadãos, mas sim o dever de tratar a todos com isonomia.

    SETOR PRIVADOinteresse em promover satisfação ao cliente. Pode-se eleger clientes preferenciais, tratando de forma diferente.

    Receita

    SETOR PUBLICO Derivado de tributos(imposto, taxas e contribuição); caráter compulsório, sem uma necessária contrapartida em termo de prestação direta de serviço, não havendo simetria entre o valor despedido e a quantidade e a qualidade do serviço recebido.

    SETOR PRIVADO Advindas de pagamento feitos por livre e espontânea vontade por parte dos clientes, havendo proporcionalidade entre valor despedido e a quantidade/qualidade do serviço recebido.

    Limites de atuação

    SETOR PUBLICO Tudo o que não está juridicamente determinado estar proibido; princípio da legalidade; preponderância de normas de direito público(direito constitucional e administrativo).

    SETOR PRIVADO Tudo o que não está juridicamente determinado estar facultativo; preponderância de normas de direito privado(contratual, direito civil e comercial).

    Estrutura

    SETOR PUBLICO Em geral, é vertical e burocrático.

    SETOR PRIVADO São usuais as estruturas horizontais e flexíveis

    Garantia de sobrevivência

    SETOR PUBLICO Tempo de existência indeterminado: o estado não vai a falência.

    SETOR PRIVADO Sobrevivência depende da eficiência organizacional; competitividade acirrada no mercado.

    Processo de tomada de decisão

    SETOR PUBLICO Decisão mais lentas, influenciáveis por variáveis de ordem política. Políticas públicas de acordo com os programas de governo

    SETOR PRIVADO Decisões mais rápidas, buscando a racionalidade. Políticas empresariais voltadas para objetivos de mercado.

    Modo de citação, alteração da pessoa jurídica

    SETOR PUBLICO Através de leis(geralmente)

    SETOR PRIVADO Através de instrumento contratual ou societário.

    Destinatário das ações

    SETOR PUBLICO O cidadão membro da sociedade que possui direitos e deveres. Interesses coletivos, sociais, difusos.

    SETOR PRIVADO O cliente individuo que manifesta suas escolhas no mercado. Interesses particulares, privados, individualizados.

    Mecanismo de controle do desempenho dos dirigentes

    SETOR PUBLICO Controle político, por meios de eleições periódicas dos governantes.

    SETOR PRIVADO Controle pelo mercado através da concorrência com outras organizações.

  • LETRA D

  • A ação governamental é mais complexa, tendo em vista que tudo aquilo que não estiver judicialmente determinado, está judicialmente proibido. Na gestão privada, as leis são bem mais flexíveis, tendo em vista que busca a soberania do mercado.
  • acertei, porque a assertiva 3 estava com as " na palavra cliente, e todo cliente é um usuário, então os termos embora trocados, estavam sinalizados corretamente.