- ID
- 6514
- Banca
- ESAF
- Órgão
- MTE
- Ano
- 2006
- Provas
- Disciplina
- Administração Pública
- Assuntos
Indique a opção correta.
Indique a opção correta.
Com relação a convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada, julgue os itens que se seguem.
Devido ao princípio administrativo da legalidade, o qual estabelece que ao gestor público compete fazer o que a lei determina, a inovação é uma característica indesejada na administração pública.
Com relação a convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada, julgue os itens que se seguem.
Mesmo com a seleção de pessoal realizada por meio de concurso público, o gestor público pode utilizar-se dos mesmos instrumentos de recrutamento e seleção utilizados no setor privado, com o objetivo de melhor distribuir a força de trabalho disponível.
Com relação a convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada, julgue os itens que se seguem.
Embora muitos princípios aplicados na modernização da administração pública sejam oriundos de modelos típicos da gestão privada, esta continua, de forma geral, visando ao lucro, enquanto a gestão pública tem por objetivo cumprir sua função social e atender ao interesse público.
Um dos aspectos de convergência entre a gestão pública e a privada diz respeito à descentralização e à delegação de autoridade. Com base na teoria e na doutrina da administração, assinale a opção correta.
A respeito das Relações entre Estado e Sociedade Civil, não é correto afirmar que:
Acerca da administração pública, julgue os itens seguintes.
O paradigma que apresenta o cliente como foco da qualidade depara-se com a subjetividade de conceitos, como os da rapidez, confiabilidade, precisão e validade, além das peculiaridades desses conceitos quando entendidos sob a ótica de cada indivíduo. Assim, o encantamento do cliente - que no setor privado já é um desafio árduo e contínuo se compreendido no contexto financeiro - muito mais complexo vem a ser quando se dá no contexto do lucro social, foco das organizações do setor público.
Julgue os itens a seguir, a respeito de administração pública.
Enquanto a gestão privada, visando o interesse da sociedade, procura satisfazer os interesses de indivíduos e grupos que consomem seus produtos e(ou) serviços, a gestão pública, em uma concepção pós-burocrática, busca o lucro em suas atividades para que possa obter recursos para satisfazer o interesse e promover o bem-estar geral dos cidadãos por meio da prestação de serviços públicos de qualidade.
Considerando convergências e divergências entre gestão pública e gestão privada, assinale a opção correta.
A respeito de administração pública, julgue os itens subsequentes.
No Brasil, a gestão privada, em relação à gestão pública, é mais flexível no que se refere ao tratamento de questões administrativas no âmbito das funções de planejamento, organização, direção e controle. No setor público, o tratamento dessas questões é determinado, principalmente, pelas peculiaridades da burocracia sistêmica predominante nesse setor.
A principal diferença entre a gestão privada e a gestão pública é que a segunda
Considerando-se os modelos de gestão na Administração Pública e na Administração Privada é correto afirmar:
A gestão pública, ao contrário da gestão privada, é obrigada a
No que se refere aos fundamentos da administração pública no
Brasil nos últimos 30 anos, julgue os seguintes itens.
A introdução dos valores do mundo privado na gestão pública está em sintonia com as mudanças ocorridas no mundo após a queda do muro de Berlim.
A respeito da evolução da administração pública e de suas
divergências em relação a gestão privada e respectiva estrutura
organizacional, julgue os itens que se seguem.
Apesar de partilharem de algumas funções básicas, gestores públicos e privados têm posições antagônicas quanto ao aspecto econômico e à orientação dos negócios sob sua responsabilidade.
Partindo-se do pressuposto de que a função política ou de governo difere da função administrativa, é correto afirmar que estão relacionadas(os) à função política, exceto:
Partindo-se do pressuposto de que a função política ou de governo difere da função administrativa, é correto afirmar que estão relacionadas(os) à função política, exceto:
Com relação às convergências entre a gestão pública e a gestão privada, considere as afirmativas abaixo.
I. Deve-se gerir um órgão público como quem administra uma empresa, isto é, buscando compatibilizar custos e resultados, atuar com os olhos no cliente- consumidor e tomar decisões rápidas para aproveitar oportunidades de mercado.
II. A gestão pública funciona exclusivamente sob a forma do modelo burocrático, o que a impede de focar necessidades especiais dos cidadãos.
III. Os órgãos públicos existem para servir a todos igualmente, independentemente da capacidade de pagar pelo serviço prestado, o que pode dificultar alcançar a agilidade e a eficiência das empresas privadas.
IV. Os órgãos públicos devem operar sem levar em conta princípios típicos da gestão privada, como a economicidade e a eficiência.
V. Os servidores públicos estão submetidos a normas jurídicas e a condições de trabalho que impedem sua responsabilização diante das possíveis falhas no atendimento aos cidadãos.
Estão corretas SOMENTE
Atualmente, o servidor de qualquer ramo da moderna administração pública deve ser portador de uma série de conhecimentos de diversas áreas. No que tange à administração das organizações públicas, essa verdade se torna ainda mais consolidada. Acerca desse tema, julgue o item a seguir.
O paradigma do cliente impacta de forma diferenciada as organizações do setor público e as do setor privado, em decorrência de uma série de condicionamentos e particularidades das respectivas gestões. No setor público,
Um dos fatores que tornam o setor governamental menos ágil do que o privado é que na gestão pública
As organizações humanas formais, sejam privadas ou públicas, representam uma espécie de arranjo entre os variáveis objetivos, atividades e recursos, num processo de gestão conhecido como planejamento, organização, direção e controle, em que os paradigmas ou modelos de gestão são decididos e implantados para fazer funcionar a organização. A obtenção de recursos para sustentar o funcionamento da organização pública difere da organização privada devido
As organizações humanas formais, sejam privadas ou públicas, representam uma espécie de arranjo entre as variáveis, objetivos, atividades e recursos, num processo de gestão conhecido como planejamento, organização, direção e controle, em que os paradigmas ou modelos de gestão são decididos e implantados para fazer funcionar a organização. A obtenção de recursos para sustentar o funcionamento da organização privada difere das organizações públicas devido
Considerando as diferenças entre gestão pública e privada, analise.
I. A gestão privada possui mais autonomia decisória relativamente a gestão pública.
II. A gestão pública sofre mais ingerência política relativamente a gestão privada.
III. A gestão privada de empresas tem objetivos econômicos e sociais com mesmo peso.
IV. Para a gestão pública, a lucratividade pode ser dispensável.
Estão corretas apenas as afirmativas
Embora haja muitas diferenças entre a gestão pública e a privada, ambas
Com relação às convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, considere as afirmativas a seguir.
I. As empresas devem suas receitas aos seus clientes. Os governos têm os tributos como fonte exclusiva de receita.
II. Os clientes só pagam às empresas se comprarem seus produtos, mas pagam ao governo mesmo que não estejam "consumindo" seus serviços.
III. As empresas normalmente operam em um ambiente competitivo (seus clientes podem trocar de fornecedor se não estiverem satisfeitos), já os governos sempre operam por meio de monopólios.
IV. Os cidadãos controlam o governo por meio das eleições, já as empresas privadas são controladas pelo mercado.
V. A Administração Pública só pode fazer o que estiver autorizado em lei, enquanto o gestor privado pode fazer tudo que não estiver proibido.
Está correto o que se afirma APENAS em
Nos moldes atuais, a adoção de estratégias competitivas, pela administração pública como um todo, afigura-se tarefa pouco sustentável uma vez que
Julgue o item a seguir, que versa acerca de noções de administração pública.
Na gestão de organizações privadas, utilizam-se estratégias de segmentação do mercado, definindo-se diferenciais de tratamento para grupos. Na gestão pública, por outro lado, não se deve, por uma questão de isonomia, discriminar grupos de pessoas. Os casos de tratamento diferenciado, nas organizações públicas, devem-se restringir aos previstos em lei.
Julgue os itens seguintes, a respeito da administração pública e das convergências entre a gestão pública e a gestão privada.
As organizações públicas, em sua gestão, devem utilizar estratégias de segmentação do mercado iguais às adotadas pelas organizações privadas, estabelecendo diferenças específicas de tratamento para os grupos diferenciados de cidadãos.
Julgue os itens seguintes, a respeito da administração pública e das convergências entre a gestão pública e a gestão privada.
A organização pública que pretende ter uma postura empreendedora deve buscar inovações por meio de ações similares às organizações privadas, como, por exemplo, realizar tudo que não for proibido em lei.
Acerca da excelência nos serviços públicos, paradigma do cliente na gestão pública e gestão estratégica, julgue os itens subsecutivos.
A atuação da organização pública alinhada ao paradigma do cliente na gestão pública procura dar ao cidadão-usuário atendimento semelhante ao que ele teria como cliente em uma empresa privada.
Ao tratar de divergências e convergências entre a administração pública e a administração privada, é correto afirmar:
Assinale a afirmativa INCORRETA em relação à comparação entre setor público e setor privado.
Acerca das convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, julgue os itens que se seguem.
O setor privado visa ao lucro, ao passo que a administração pública visa ao bem-estar da coletividade.
Acerca das convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, julgue os itens que se seguem.
Assim como a estrutura organizacional do setor privado, a administração pública também apresenta uma estrutura verticalizada, burocratizada e flexível.
Restrição pelo poder público da escolha baseada em interesses particulares. Isso, em administração pública, significa:
Acerca dos aspectos estruturais e organizacionais da administração
pública, julgue os itens a seguir.
A busca pela eficiência, eficácia e efetividade é um exemplo de como as gestões pública e privada convergem em termos de filosofia de gestão e prestação de serviços na atualidade.
A respeito das convergências e diferenças entre a gestão pública e
a gestão privada, julgue os itens que se seguem.
À semelhança das organizações privadas, a administração pública utiliza estratégias de segmentação de mercado, estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais.
Julgue os próximos itens, acerca das convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.
O interesse mobilizador da gestão privada é a lucratividade; o da gestão pública é a efetividade.
Julgue os próximos itens, acerca das convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.
As organizações públicas assemelham-se às organizações privadas na medida em que também necessitam da aplicação dos processos administrativos de planejamento, organização, direção e controle, porém diferenciam-se na forma de aplicação.
Julgue os próximos itens, acerca das convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.
Em consonância com o princípio da legalidade, na gestão pública, em oposição à gestão privada, é lícito fazer apenas o que se determina em lei.
Julgue os próximos itens, acerca das convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.
Semelhantemente à gestão privada, cabe à gestão pública a publicidade dos seus atos a fim de demonstrar transparência de suas ações para a coletividade.
David Osborne e Ted Gaebler, em seu famoso livro Reinventando o governo, ao apreciar a idéia da privatização do setor público, afirmam:
Administração societal é um tipo de administração pública que conta com:
Julgue os itens a seguir, relativos a noções de administração geral e pública.
Para ser competitiva como uma organização privada, uma organização pública deverá ter como foco principal os interesses particulares individualizados de cada cidadão.
Gestão pública e gestão privada apresentam algumas convergências importantes, mas também diferenças significativas em decorrência da natureza e regime jurídico aplicável a cada qual. A respeito do tema, considere:
I. Os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade são próprios da gestão privada, aplicando-se à gestão pública apenas de forma subsidiária ao princípio do interesse público.
II. O princípio da legalidade aplicável à gestão pública possui a mesma conotação do aplicável à gestão privada, tendo, contudo, maior prevalência na gestão pública.
III. O cliente da iniciativa privada paga, apenas, pelos serviços que utiliza, enquanto o cliente da Administração pública os financia através de tributos, mesmo sem usá-los.
Está correto o que consta APENAS em
“Por fim, é importante sublinhar que os servidores públicos são pagos com recursos provenientes da arrecadação de impostos e taxas junto à sociedade, e a determinação de seus níveis salariais também responde a uma dinâmica diferente da determinação dos salários no setor privado (...). Os mecanismos de determinação do salário no setor público, portanto, não são totalmente definidos por fatores econômicos, como os que afetam a determinação salarial do mercado de trabalho privado (...).”
A explicação das diferenças entre o modo de determinação salarial do setor público em relação ao setor privado é :
São organizações de interesses comerciais as:
A respeito das convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada é correto afirmar que
A respeito das convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada é correto afirmar que
Na diferenciação entre administração pública e privada, se destaca o imperativo de o gestor ser sensível e observar, em cada caso, especificidades dos campos. Ao tratar do tema da distinção entre administração pública e privada, está se referindo ao aspecto de que
A modalidade de parceria público-privada na qual a venda representa a transferência de propriedade de um ativo já em operação, acompanhada da obrigação de operação e eventual expansão pelos novos controladores, é a:
Quanto às convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, analise as afirmativas a seguir.
I. Na Administração Pública, o principio da legalidade deve ser plenamente atendido, tendo em vista que ao gestor público é permitido fazer o que a lei autoriza. Na Administração Privada, é permitido fazer o que a lei não proíbe.
II. O orçamento público é obrigatório para todas as entidades públicas da administração direta, enquanto na administração indireta entende-se que é facultativo, apesar da recomendação dos tribunais de contas para que as fundações, autarquias e empresas de economia mista elaborem seus orçamentos para inclusão na lei orçamentária anual consolidada.
III. Tanto na Administração Pública quanto na Administração Privada, o orçamento é flexível e busca atender de forma dinâmica às necessidades apontadas durante o ano corrente, podendo, quando necessário, sofrer alterações desde que não anulem investimentos e gastos previamente definidos.
Assinale:
Assinale a alternativa que apresenta características fundamentais para diferenciar a Administração Pública da Administração Privada.
Quanto às convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada, analise as afirmativas a seguir.
I. Normalmente as atividades públicas são monopolistas e os usuários não têm opção de escolha, enquanto no setor privado a concorrência comanda os serviços.
II. A ação governamental tem um grau menor de complexidade, logo, possui mais autonomia, enquanto no setor privado as ações são menos flexíveis e autônomas.
III. Na Administração Pública os “clientes” pagam pelos serviços que utilizam através de impostos, enquanto no setor privado o usuário paga somente pelo bem ou serviço que adquiriu.
Assinale:
Os desafios e problemas nas organizações públicas são, sob muitos aspectos, semelhantes aos das organizações privadas. Com isto, existe atualmente uma tendência muito forte nas organizações públicas no sentido de elas incorporarem, cada vez mais, algumas técnicas empregadas nas organizações privadas. Porém, as formas de gestão apresentam algumas especificidades que as diferenciam, como
Muitos autores desaconselham a mera transposição de diretrizes e ações de qualidade do setor privado para o setor público, dadas as particularidades e a natureza de suas atividades.
Uma prática que impede a implementação de programas voltados à excelência é aquela relacionada:
No dia a dia, o funcionário público tem de lidar com uma ampla gama de normas. Assinale a alternativa que apresenta apenas normas que não estão sujeitas a processo legislativo.
Marque a alternativa correta:
Julgue o item a seguir, referentes a aspectos diversos da administração pública moderna.
Entre outros aspectos, a gestão pública diverge da gestão privada porque, em sua totalidade, os princípios regentes daquela não são aplicáveis a esta.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, objetivos que diferenciam a gestão pública da gestão privada.
Considerando as possibilidades de convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, qual figura a seguir melhor caracteriza essas relações entre os setores público e privado?
Embora sejam espécies do mesmo gênero, a Administração Pública e a Administração Privada possuem peculiaridades específicas. Por isso mesmo, quando contrapostas, convergências e divergências se revelam. Nesse contexto, é correto afirmar:
Acerca da administração pública contemporânea, julgue o item subsecutivo.
Um ponto de convergência dos setores público e privado é o
fato de os gestores de ambos os setores agirem de acordo com
as instruções apresentadas por seus superiores.
Acerca da administração pública contemporânea, julgue o item subsecutivo.
Em relação ao aspecto organizacional, enquanto na
administração privada há risco para o gestor em caso de
insucesso no emprego de capital, na administração pública esse
risco não é assumido pelos gerentes.
No que se refere às convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, assinale a opção correta.
Quanto à convergência e à diferença entre a gestão
pública e a gestão privada, julgue os itens a seguir,
classificando-os como certos ou errados. A seguir escolha
a opção correta.
I. Na Gestão Pública, a obtenção de receitas é derivada
de tributos (impostos, taxas e contribuições), de caráter
compulsório, sem a devida contrapartida em termos de
prestação direta de um serviço, enquanto na Gestão
Privada a receita advém da venda de produtos e serviços
e é paga pelos clientes.
II. Quanto aos destinatários das ações empreendidas, pode-se
afirmar que na Gestão Pública é o cliente, indivíduo
que manifesta seus interesses no mercado, enquanto na
Gestão Privada é o cidadão, membro da sociedade que
possui direitos e deveres.
III. No que se refere aos mecanismos de controle, pode-se
afirmar que, na Gestão Pública, o controle é político, por
meio de eleições periódicas dos governantes, enquanto
na Gestão Privada, o controle é do mercado, por meio da
concorrência com outras organizações.
IV. A tomada de decisão na Gestão Pública é mais rápida,
buscando sempre a racionalidade, enquanto na Gestão
Privada as decisões são mais lentas, influenciadas por
variáveis de ordem política.
V. A sobrevivência das organizações na Gestão Pública tem
tempo de existência indeterminado: o Estado não vai à
falência, enquanto na Gestão Privada a sobrevivência
depende da eficiência organizacional.
Estão corretos apenas os itens
A questão refere-se ao texto abaixo.
“Toda dicotomia carrega um elevado grau de arbitrariedade na medida em que pretende dar conta de todo o universo de possibilidades. No caso da dicotomia público/privado, significa que aquilo que está na esfera pública deve necessariamente estar fora da esfera privada, e tudo o que não se situar na esfera pública deve estar obrigatoriamente contido na esfera privada”.
COELHO, Ricardo Corrêa. O público e o privado na gestão pública / Ricardo Corrêa Coelho. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2009. 78p.
De acordo com essa lógica contextual,
As instituições públicas e privadas guardam diferenças e semelhanças. Ambas são importantes para o desenvolvimento da sociedade. Analise as afirmativas a seguir:
I. As instituições públicas não dependem da situação de mercado e têm orçamento garantido pela União. Assim sendo, são mais independentes que as organizações privadas.
II. Uma instituição privada visa a lucro e, por isso, sempre gerará mais valor para a sociedade.
III. Uma instituição pública, diferentemente da privada, é sempre infinita, ou seja, não tem prazo definido para seu término.
Pode-se afirmar que:
A respeito da reforma do Estado, da excelência na gestão dos serviços públicos e das diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, julgue o seguinte item.
Por conta da emergência de órgãos de responsabilidade social
corporativa nas empresas privadas, estas passaram a ter como
principal objetivo atender aos interesses coletivos da sociedade
como um todo, principalmente em suas áreas de influência.
Tendo em vista as convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada, julgue o item que se segue.
Na gestão pública, o foco das ações é o cliente, indivíduo que
manifesta seus interesses no mercado; na gestão privada, é o
cidadão, membro da sociedade, que possui direitos e deveres.
Tendo em vista as convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada, julgue o item que se segue.
Gestão para resultados e indicadores de desempenho são
aplicáveis à gestão pública e à gestão privada.
Tendo em vista as convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada, julgue o item que se segue.
Tanto na gestão pública quanto na gestão privada é lícito fazer
tudo que a lei não proíbe.
Com relação à administração geral e pública, julgue o item
Projetos de governo são inerentes à gestão pública, o
que não significa dizer que não sejam condicionantes da
gestão privada.
Acerca da gestão de resultados na produção de serviços públicos e das convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, julgue o item que se segue.
A administração pública gerencial inspira-se na
administração de empresas, mas não pode ser
confundida com ela, uma vez que a receita das empresas
depende dos pagamentos que os clientes fizerem
livremente na compra de seus produtos e serviços e a
receita do Estado deriva de tributos, sem contrapartida
direta.
Quanto à gestão de resultados na produção de serviços públicos, às convergências e diferenças entre gestão pública e gestão privada e ao paradigma do cliente na gestão pública, julgue o item seguinte.
Um fator que reforça o paradigma do cliente na gestão
pública é a existência de poucas alternativas para os
serviços governamentais.
Quanto à gestão de resultados na produção de serviços públicos, às convergências e diferenças entre gestão pública e gestão privada e ao paradigma do cliente na gestão pública, julgue o item seguinte.
Entre as diferenças entre a gestão pública e a gestão
privada, é possível citar a fonte de recursos, pois, na
primeira, os recursos são obtidos compulsoriamente,
sem uma contrapartida com prestação direta de
serviços, enquanto, na segunda, os recursos ingressam
pela vontade de seus clientes.
Quanto à gestão de resultados na produção de serviços públicos, às convergências e diferenças entre gestão pública e gestão privada e ao paradigma do cliente na gestão pública, julgue o item seguinte.
Uma das diferenças entre a gestão pública e a gestão
privada está no fato de que a primeira necessita de
decisões rápidas voltadas a seus objetivos de mercado,
enquanto a segunda toma decisões mais lentamente,
devido a variáveis de ordem política.
São exemplos de rotinas administrativas típicas do setor público:
Acerca das diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, julgue o item.
No aspecto político, a gestão privada tem autonomia
decisória, já na Administração Pública o funcionamento
e os resultados, bons ou maus, têm impacto político.
As atuais tendências para alterar a forma de atuação da gestão governamental em relação à governança das políticas públicas incluem
I a condução dos assuntos de governo por atores do mercado e da sociedade civil organizada em conjunto com a burocracia estatal.
II a microgestão integrada entre os diversos atores formadores de políticas públicas por meio de inteligência artificial, com centralização do processo decisório modelado em uma estrutura inovadora de interação entre Estado e partes interessadas (stakeholders).
III a crescente tendência de estruturação de arranjos entre múltiplos órgãos estatais, o que envolve, muitas vezes, múltiplos níveis de governo para conduzir políticas públicas e prestação de serviços de forma integrada.
IV os recentes avanços tecnológicos que deram origem à revolução digital e que, ao reduzirem custos de transação e criarem inovadoras alternativas de interação, capacitaram a formação de parcerias e a colaboração em tempo real entre diferentes organizações.
Estão certos apenas os itens
Julgue o item subsequente, no que se refere à evolução da administração pública no Brasil, ao modelo de gestão e excelência nos serviços públicos, bem como às convergências e divergências entre gestão pública e privada.
As mudanças de gestão na alta administração de empresas
públicas e privadas são frequentes e caracterizam uma
descontinuidade que dificulta a execução do planejamento e
das ações de longo prazo.
Embora possuam processos semelhantes, a gestão pública e a gestão privada não se confundem.
Assinale a opção que indica uma peculiaridade exclusiva da gestão privada.
É possível dizer que os serviços públicos industriais:
Segundo Di Pietro (2008) “A expressão contratos da Administração é utilizado, em sentido amplo, para abranger todos os contratos celebrados pela Administração Pública, seja sobre regime de direito público, seja sob regime de direito privado. A expressão contrato administrativo é reservada para designar tão somente os ajustes que a Administração, nessa qualidade, celebra com pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, para a consecução de fins públicos, segundo regime jurídico de direito público.”
A respeito da evolução da administração pública e de suas divergências em relação a gestão privada e respectiva estrutura organizacional, julgue o item que se segue.